O trio de guardiões dos lagos de Sinnoh

A seguir, confiram um pouco mais sobre o trio Pokémon das emoções





Saímos de Hoenn e chegamos em Sinnoh, lar dos mitos e lendas relacionados à criação do universo Pokémon por conta de ter Arceus, o Deus Pokémon, como figura lendária responsável por todo esse processo. Entretanto, há muito mais em Sinnoh do que só o Arceus. 
 
Diversos Pokémon Lendários foram criados para auxiliá-lo no processo e dentre eles, três fadas receberam três sentimentos diferentes para representar: Conhecimento, Emoção e a Força de Vontade. Já devem ter percebido quem são eles não é? Estes são Uxie, Mesprit e Azelf, o trio de guardiões dos lagos de Sinnoh. Boa leitura a todos!

Apresentando o trio

O termo “Trio dos Lagos” é usado para descrever os Pokémon que residem nos lagos Acuity (Uxie), Verity (Mesprit) e Valor (Azelf), todos do tipo Psychic. Os integrantes do trio são baseados nas três regalias imperiais do Japão: a Yata no Kagami (sabedoria), Yasakani no Magatama (benevolência) e Kusanagi (bravura). 
 
Os sufixos de seus nomes são flexões de personagens de contos de fadas, como duendes, espíritos e elfos, enquanto que os prefixos são pronomes pessoais: você (Uxie), eu (Mesprit) e nós (Azelf). Um fato curioso sobre eles é que se pegarmos o mapa da região de Sinnoh e ligarmos os três lagos, no centro do triângulo fica o Monte Coronet, local onde mora Arceus.
                       

Uxie

O Uxie tem sua origem baseado nos duendes e na cor amarela, tanto que seu nome é a combinação de “You” (Você) e “Pixie” (Duende). Dentre os três membros é o que possui a maior base de defesa, com 130 pontos de base em cada uma e representa a coragem. Como fator clássico dos trios que compartilham algo entre si, o Uxie aprende o golpe de sacrifício “Memento”, que instantaneamente mata o usuário e diminui em dois níveis o Attack e Special Attack do oponente.
Duendes

Mesprit

O Mesprit possui uma característica única dentre os membros do trio: assim que chegamos no Lake Verity para capturá-lo nos jogos, ele foge e fica percorrendo a região de Sinnoh e só aparecerá para aquele que for digno de sua presença. Tanto que, no anime, assim que a Dawn chega no lago, ela vê apenas a silhueta do Mesprit. Inclusive, seu nome pode ser uma flexão do termo “Spirit” (Espírito), mas também pode ser o termo “Sprit” (Fada) e o pronome “Me” (Eu), além de possuir uma forte relação com a cor magenta (Rosa). 
 
Ainda, o Mesprit representa a Emoção, aprende o golpe de sacrifício “Healing Wish”, que cura qualquer condição negativa e cura um aliado à custa da vida do usuário e é o que possui os Stats mais balanceados dos três membros do trio.
Fada à esquerda

Azelf

O Azelf é o mais controverso dos três: seu nome em inglês é associado aos elfos (vejam suas "orelhas") e o sufixo “Elf” (Elfo) enquanto que seu nome em japonês (Agnome) está mais próximo de um gnomo. Lá em cima, no começo, foi dito que os nomes são baseados em pronomes pessoais, entretanto Az não é um pronome, pode até ser uma pessoa (treinador de X/Y que possui a Floette) mas não um pronome, então como pode? 
O segredo aqui está na pronúncia do termo “Az”, que na verdade é “Us” (Nós). De todos os membros do trio, é o que mais possui Attack e Special Attack, com 125 pontos de base, representando a força de vontade e a cor azul. 
 
Por ser o membro mais ofensivo do trio, o golpe de sacrifício que o Azelf aprende é “Explosion”, capaz de causar grande quantidades de dano em troca da vida do usuário, além de ser o golpe com maior poder base de todos, totalizando 250.
Elfo

Todo trio tem o seu comandante

De todos os trios apresentados até agora, esse talvez seja um dos que mais espanta quando apresentamos o seu líder. Nos mitos contados na região de Sinnoh, mais precisamente na cidade Celestic, temos uma pintura rupestre com o trio dos lagos ao redor de um cristal. Alguém aí imagina o que é esse cristal? Muitos acreditam que é o Mew, por ter uma ligação com as pessoas e pelos três serem a “personificação” de emoções do ser humano. Na verdade, não é um cristal e sim, um ovo. 
 
Lembram quando eu disse que se ligarmos os três lagos, no centro do triângulo fica o Monte Coronet? Então, o mestre do trio dos lagos é, nada mais nada menos que Arceus, o Deus Pokémon e criador de tudo o que conhecemos no Universo Pokémon.

Arceus no centro do trio de guardiões
A fim de garantir a segurança do universo Pokémon, o Arceus criou Uxie, Mesprit e Azelf para inibir o poder de Dialga, Palkia e Giratina e, para isso, colocou um cristal em cada um deles, que juntos, formam a Red Chain (Corrente Vermelha), utilizada por Cyrus, líder do Team Galactic, para que fosse possível controlá-los e concluir seus objetivos e por sorte, temos o protagonista lá para acabar com os planos do Team Galactic.

Do fundo do lago eles se levantam

Esbanjando carisma por onde passam, o trio de guardiões dos lagos enganam aqueles que acham que por serem pequenos, não são tão fortes. Capazes de controlar feras como Dialga e Palkia, acrescentam muito no quesito história e fazem parte de diversas teorias sobre a criação do Universo Pokémon, que aliás será o tema de nosso próximo encontro. Tudo o que conhecemos hoje teve um início, mas quem foi ou quais foram os elementos que fizeram isso possível? Não percam a próxima parte dessa história, preparei uma surpresa especial para vocês… Até mais!

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google