Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #342: Localização de jogos; Fim do Wii Shop Channel; Minecraft no 3DS; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'

Súditos pedrásticos de plantão, estão aproveitando o feriadão para colocar os jogos em dia? Assim como o Reggie, é melhor preparar o seu corpo (e bolso) porque o fim de ano promete para o Switch e o Nintendo 3DS! Mas voltando ao hoje, no N-Blast Responde dessa semana, temos dúvidas sobre o fim do Wii Shop Channel, bloqueio de região de jogos no DSi, localização de jogos para o ocidente e mais! Leia tudo e lembre-se: o importante é nunca esquecer da sua criança interior. ;)


Oi pedra! Gostaria de saber se a Nintendo já ganhou algum ano o GOTY da The Game Awards? E você acha que esse ano o novo Zelda ou Super Mario Odyssey pode ganhar? E uma outra pergunta: depois da notícia do Mercado Livre de parar de vender o Switch, é ilegal comprar o Switch em lojas e sites do Brasil?
Anônimo "GOTY" da Silva
Não, da premiação específica do The Game Awards, nunca nenhum jogo da Nintendo ganhou prêmio principal de Game of the Year. Mas, de fato, este ano eles terão grandes chances de finalmente conseguir, com competidores tão fortes quanto Breath of the Wild e, muito provavelmente, Super Mario Odyssey. Estou apostando todos os meus Rupees no MEU jogo, claro. xD

Quanto à compra do Switch em lojas terceiras do Brasil, como o caso do Mercado Livre, se for para seguir à risca a legislação brasileira, realmente as lojas do Brasil estão proibidas de vender consoles ainda não homologados pelas entidades do país (o que pode-se dizer que é mais uma tentativa de controlar as importações e as taxas absurdas, mas enfim…). Contudo, veja bem: no caso de uma compra desse tipo, quem está infringindo a lei é a loja, não o comprador. Afinal, é a loja que está proibida de vender, e não o comprador de comprar. Por isso, se você encontrar o console em alguma loja brasileira e quiser comprar, não precisa ficar com medo de estar fazendo nada ilegal.
Possivelmente com dois jogaços na premiação, será a Nintendo a
primeira empresa a tirar o GOTY de si mesma? xD
Olá Pedra :D Tenho uma pergunta para você. Minecraft New Nintendo 3DS Edition foi lançado para a eShop. Existe uma versão física? Vão lançar? Pois não gosto muito de comprar jogos digitais. Sou mais para físicos mesmo. Obrigado :)
Anônimo "Físico" da Silva
O pronunciamento oficial foi que sim, a versão de Minecraft para o New 3DS será lançado também em versão física. Contudo, não há nenhuma data anunciada para isso, ainda.

Quais jogos da série principal de Pokémon para DS não tem trava de região? Meu console é europeu e a região definida é Europa–>Portugal. Tenho muito medo de gastar uma nota preta num game que o console não aceitaria. E como saber se o game de DS tem a trava de região?
Ricardo Júnior Negreiros, o Pokétravado
Os jogos Pokémon que possuem trava de região são Black/White e Black 2 / White 2. Contudo, a trava se aplica somente ao DSi, que é quando o sistema de travas começou a ser usado no portátil. Se for usado um modelo anterior de DS, o jogo funciona normal, independente da diferença entre regiões.

Pedrinha, com o encerramento do Wii Shop Channel, o que você acha que vai acontecer com os jogos do WiiWare? Eles irão cair no limbo ou existe alguma chance de começarem a serem vendidos na Eshop do Switch, igual aconteceu com os jogos do DSiWare na Eshop do 3DS?
Anônimo "Canal de Compras" da Silva
Certamente, é muito provável que os melhores jogos do Wii Shop Channel sejam portados para o Switch, mas se isso acontecer será apenas com um grupo seleto. Quanto aos demais… sim, o limbo será o destino deles, infelizmente.

Olá Pedra! Eu sempre tive uma certa dúvida a respeito de certos jogos que não são lançados aqui no Ocidente para os consoles da Nintendo, em especial os jogos da franquia Digimon, na qual sou muito fã. Qual o principal motivo que impossibilita esses jogos de serem lançados aqui no Ocidente?
Alisson Sampaio, e a "localizaçãomon"
Bom, há muitos fatores que contribuem para as empresas decidirem localizar ou não um jogo para outras regiões, mas no fim isso se resume basicamente a uma pergunta: há um sucesso potencial desse jogo na região em questão, a ponto de compensar os gastos necessários para localizá-lo?

Acontece que localizar um jogo para diferentes regiões pode ser algo bem custoso. Se o jogo tem muito diálogo e texto, aí é mais difícil ainda, já que é necessário um trabalho pesado de tradução. Mas mesmo se há pouca coisa para traduzir, há ainda toda a burocracia, logística e trabalho de marketing que se requerem para publicar e lançar um jogo em diferentes regiões.

Sendo assim, as empresas responsáveis pelo jogo sempre tentam fazer uma previsão do sucesso que esse jogo teria em outra região. E, como falei, isso é uma soma de vários fatores, como popularidade da franquia (por isso que jogos baseados em animes não muito conhecidos fora do Japão dificilmente são localizados), popularidade do estilo do jogo, relevância na época em que seria lançado (já que o processo de localização pode levar bastante tempo), etc.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google