As Espadas da Justiça entram em cena

Espadas, romance e história - o Trio Pokémon baseado no conto dos Três Mosqueteiros



Saímos de Sinnoh e chegamos à Unova, uma região altamente tecnológica mas que também possui uma carga histórica e mitológica tanto quanto sua predecessora. Por conta dessa bagagem, temos três trios de lendários e todos possuem um contexto interessante. O primeiro deles 'foge' um pouco do padrão que vimos até agora pois não são exatamente um trio e sim, um quarteto, que não o fantástico mas é um bem conhecido dos contos antigos e até ganhou um filme. Sem mais delongas, conheçam as Espadas da Justiça. Boa leitura a todos!

Apresentando o trio

Para falarmos um pouco mais sobre este trio, teremos que voltar um pouco no tempo, mais precisamente no ano de 1844 na França. O grande escritor Alexandre Dumas lançou um dos contos que mais fizeram sucesso e até os dias atuais, adaptações são feitas para reviver essa magnífica história que é a dos Três Mosqueteiros, que conta como um aspirante almeja se tornar um membro da guarda real francesa, ou seja, se tornar um mosqueteiro do rei. Na história, há três que se destacavam mais: Athos, o mais velho e líder do grupo; Porthos, o mais forte e o mais pesado; Aramis, o mais vaidoso e romântico. Trazendo esse conceito para o Universo Pokémon temos Cobalion, Terrakion e Virizion como referências aos três mosqueteiros. Por serem grandes espadachins, todos possuem o tipo , aprendem golpes relacionados à luta com espadas (Swords Dance e Sacred Sword) além de um tipo secundário: para o Cobalion é o , para o Terrakion é o  e pera o Virizion é o . Todos compartilham a habilidade "Justified", que aumenta o Attack em um nível ao ser atingido por um golpe do tipo , fazendo uma referência ao "mal".

Cobalion

Líder das Espadas da Justiça, o Cobalion é o único membro do trio que possui uma imunidade e uma resistência x4. Sua forma lembra muito as cabras e está bem próximo da espécie Cabra-Selvagem-Paquistanesa, que vive no oeste dos Himalaias. Também pode estar ligado aos antílopes, da espécie Elande, que vive nas savanas ao sul da África. Seu nome pode ser a combinação do termo "Cobalt" (Cobalto), que é um metal, tendo uma pequena relação com seu tipo  ou em relação à cor Cobalto, que possui um tom azulado. O final de seu nome pode ser derivado do termo "Stallion", que é dado ao cavalo responsável pela procriação, ou seja, é o famoso "Garanhão". Possui a maior base de Defense do trio, totalizando 129 pontos de base.
Cabra-Selvagem-Paquistanesa

Terrakion

Sabe aquele seu amigo 'espaçoso' mas que é boa praça? Esse é o Terrakion. Curiosamente, devido à sua tipagem,  e , ele possui fraqueza para os tipos dos integrantes do trio. Sua aparência está relacionada ao Carneiro-Selvagem, embora lembre bastante um boi, por conta do corpo grande e dos dois chifres. Seu nome pode ser a combinação dos termos "Terra", de terra mesmo, só que do Latim e do termo "Takin", que é uma espécie de cabra do leste dos Himalaias, conhecida como Takin-Dourado. Por ter um grande volume, o Terrakion é o que possui a maior base de Attack do trio, totalizando 129 pontos de base.
Takin Dourado

Virizion

Temos aqui o clássico exemplo do romantismo. O Virizion é o único que não possui fraquezas para os tipos do trio e possui vantagem contra todos, muito por conta do tipo . Sua forma lembra bastante um Cervo ou um Veado Macho. Seu nome carrega uma grande referência à cor verde por conta dos termos "Viridian" (Viridiana, uma cor verde-azulada) ou "Virids", que é a cor verde em Latim, enquanto que a parte final de seu nome pode ser derivada da palavra "Champion" (Campeão), fazendo uma clara referência ao Aramis, que é o melhor dos três no quesito luta com espadas e também pode ser devido à vantagem que o Virzion possui sobre seus colegas e mesmo assim, não possui bases ofensivas altas mas sim, sua Special Defense, com 129 pontos de base.
Veado Macho

Todo trio tem o seu...aprendiz?

É isso mesmo pessoal, esse trio possui um aprendiz a espadachim. Seguindo a história dos três mosqueteiros, temos D'Artagnan como o mais jovem do grupo e aspirante a mosqueteiro. Embora ainda não seja um grande lutador, não se pode duvidar de seu potencial. De acordo com o filme "Kyurem contra a Espada da Justiça" de 2012, quando o mesmo é derrotado, o potencial oculto dos espadachins é liberado, sendo capazes de utilizar o golpe Sacred Sword. Na ocasião, um 'quarto membro' ainda em treinamento decide desafiar Kyurem sem o devido preparo, mesmo após ter sido avisado por seus mentores que seria muito perigoso. Sem dar ouvidos, o aspirante foi ao encontro de Kyurem e acabou sendo derrotado e perseguido após fugir do confronto. Após despertar o potencial em seu interior, o aspirante mudou de forma e liberou a força necessária para vencer Kyurem. Esse aspirante é o Keldeo.

Quando o Keldeo apareceu no Universo Pokémon em Black/White, foi apresentada apenas a sua forma normal. Com o lançamento de Black 2/White 2, a "Resolute Form" foi criada, transformando-o em um verdadeiro espadachim ao aprender o golpe "Secret Sword" na presença de seus três mentores. De todos os membros do 'quarteto', o Keldeo é detentor da maior base de Special Attack, totalizando 129 pontos de base e possui o tipo  além do tipo . Sua forma física se assemelha a um Unicórnio por conta do pequeno chifre em sua cabeça mas pode facilmente ser um potro, que é quando o cavalo ainda possui poucos anos de idade, ainda, sua cauda é uma referência às penas presentes no chapéu do D'Artagnan. Seu nome está diretamente ligado ao "Kelpie", uma figura mística do folclore escocês e celta que é mais conhecido por habitar os lagos e ter a forma de um cavalo, enquanto que o sufixo "Deo" pode vir de "Rodeo" (Rodeio) ou do latim, que significa "Deus".
Escultura de um Kelpie

Um por todos e todos por um

É incrível como a Nintendo e a Game Freak conseguem conectar o Universo Pokémon com histórias famosas, como essa dos Três Mosqueteiros. Isso nos mostra a preocupação dos desenvolvedores em agregar conteúdo à série sem perder sua característica principal, que é a magia que nos conquista desde 1996. Como a região de Unova possui uma grande quantidade de Pokémon Lendários e muitos deles fazem parte de um trio, seguiremos nessa linha. Nosso próximo encontro terá a presença de três "gênios"...não percam!

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google