As três Forças da Natureza de Unova

Conheça o primeiro trio de lendários da franquia que possui formas alteranativas

Assim como em Sinnoh, a região de Unova também é conhecida por sua história e uma grande carga de mitos e lendas, sendo possivelmente a que mais possui essa característica, refletindo inclusive na quantidade de Pokémon Lendários existentes, sendo 13 no total. Dentre eles, há um trio que merece certa atenção, não por ser a capa dos jogos ou por ser baseado em um conto de um escritor famoso e sim por ter uma característica diferente de todos os que já foram apresentados. No passado, o Japão possuía uma economia baseada na agricultura, logo, era necessário cultivar terras férteis para uma boa plantação e colheita. Entretanto, os ventos fortes e as tempestades acabava destruindo tudo por onde passavam, arrasando com a colheita, e com isso os camponeses passaram a pedir para que o Deus da Fertilidade cuidasse de suas colheitas e impedisse que esses desastres acontecessem. Não sabem de quem estamos falando? Chegou a hora de conhecermos Tornadus, Thundurus e Landorus, ou como são chamados, as Forças da Natureza. Boa leitura a todos!

Apresentando o trio

Muito parecidos com as figuras místicas dos gênios da lâmpada, os três membros do trio são os únicos Pokémon lendários que possuem apenas o sexo masculino, tanto que seus corpos são muito semelhantes aos de um homem, com cabeça, tronco, braços largos, mãos e dedos. Ainda, todos possuem uma nuvem como base para o corpo, sendo conhecidos também como o trio das nuvens, fazendo uma clara relação aos seus tipos, pois todos possuem o tipo . Nos jogos Black / White, após a captura do Tornadus e Thundurus, temos acesso ao santuário oferecido pelo povo ao salvador das colheitas. O diferencial desse trio fica por conta de uma característica bem interessante e que ainda não havia sido totalmente explorada nas outras gerações, que são as formas alternativas para Pokémon Lendários, e dessa vez, os três possuem uma forma diferente da que é apresentada no primeiro momento.

Tornadus

O primeiro membro do trio, Tornadus, controla os ventos e é o único Pokémon do tipo  puro tornando-se o primeiro Pokémon a ter uma tipagem única, ou seja, somente ele tem esse tipo como único , pois todos os demais possuem um segundo tipo. Um fato curioso sobre o Tornadus é que ele não pode aprender o golpe Roost. Se ensinarmos esse golpe através de hacks ou códigos o Tornadus se torna "typeless" ao se utilizar Roost, pois o Pokémon perde o tipo Voador e como ele possui somente esse a programação do jogo não atribui a ele um tipo, logo, não tem fraquezas ou vantagens sobre os outros tipos. Sua origem é baseada em "Fuujin", o Deus dos ventos e seu nome é a combinação de "Tornado" e "Aeolus", divindade grega que controla os ventos.

Thundurus

O segundo membro, Thundurus, controla os raios e trovões (não gente, ele não é o Dr. Victor) e possui o tipo  além do . Assim como o Tornadus, o Thundurus é a representação de uma divindade, no caso Raijin, Deus dos raios. Como os dois são BEM parecidos, podemos dizer que o Thundurus é a versão elétrica do Tornadus pois possuem as mesmas bases e a mesma distribuição, mudando apenas o começo do nome: "Thund", que vem de "Thunder" (Trovão). Uma curiosidade sobre ele é que, ao encontrarmos o Tornadus na rota 7 na versão Black (o Thundurus é um Pokémon exclusivo da versão White), ouvimos o som do Thundurus ao fundo ao invés do som do Tornadus.

Todo trio tem o seu comandante

Embora sejam representações de divindades, o Tornadus e o Thundurus não são tão bem vistos pelo povo de Unova pois seus poderes causam a destruição de suas colheitas. Logo, muitas pessoas perdem tudo o que têm em virtude desses dois. Entretanto, existe um terceiro que foi capaz de parar a fúria dos gênios gêmeos (repitam rápido isso, quero ver) e que sua cauda tem o poder de nutrir qualquer tipo de solo, tornando as colheitas fartas e prósperas. Baseado em Inari, o Deus da Fertilidade, ele é forte o bastante para acabar com a destruição causada por Tornadus e Thundurus: o nome dele é Landorus, o mestre do trio das Forças da Natureza. Seu nome é a combinação dos termos "Land" (que nesse contexto significa Solo ao invés de Terra) e assim como os outros dois, "Aeolus". Possui o tipo além do tipo  e seu moveset é diferente dos outros dois, talvez para se encaixar mais no papel de líder.

Espelho, espelho meu

Do mesmo jeito que o Keldeo ganha uma forma alternativa em Black 2/ White 2, os gênios também foram presentados com uma segunda forma, totalmente diferente da original. A partir do Item Chave "Reveal Glass" suas formas "verdadeiras" são despertadas, transformando-os em animais, por isso o termo Therian foi utilizado. Originalmente, a Teriantropia é a ciência que estuda a relação entre os humanos e os animais. Não é de hoje que vemos alguns exemplos de seres humanos que convivem com leões ou lobos como se fossem um deles, ou seja, foram aceitos pelo grupo e passam a realizar as mesmas atividades. Passando esse contexto para o trio das Forças da Natureza, vemos as formas Incarnate representando os seres humanos e as formas Therian representando animais, portanto, faz todo sentido ter esse sufixo agregado ao nome. Em suas formas Therian, o Tornadus se transforma em uma ave de caça, muito parecido com uma águia, o Thundurus lembra bastante uma serpente e por fim, o Landorus assume a forma de um quadrúpede bem próxima a um tigre branco.

Os desejos de Unova

Parece que o Landorus realmente assumiu a postura de um "gênio da lâmpada" ao ajudar o povo de Unova contra a fúria de Tornadus e Thundurus, concedendo-lhes colheitas fartas. Dentre os trios apresentados, as Forças da Natureza parecem estar em constante conflito, assim como ocorre no dias atuais, onde países são devastados por furacões e tempestades. Talvez as versões Black / White sejam uma crítica para a sociedade atual, que interfere diretamente no clima de sua região, causando esses fenômenos naturais tão devastadores. E se pudéssemos voltar e ver como era o mundo antes de todas essas mudanças? Será que quando tudo começou isso existia? Podemos perguntar para um certo trio que esteve lá durante a criação, não Dialga e Palkia ou até mesmo Giratina e sim, um outro trio que também pode ter sido responsável pelo processo? Já sabem quem são eles? Sem spoilers nos comentários galera pois semana que vem, teremos a "segunda parte" da criação do Universo Pokémon. Até mais!


Revisão: João Paulo Benevides
Referências: Bulbapedia

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google