Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #347: amiibo de Monster Hunter; jogos da Telltale; Pokémon para 3DS; e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas pelos leitores no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Fala, galere pedrástica! Já estão passeando por Alola à caça de ultra monstrinhos de bolso? No N-Blast Responde de hoje, temos perguntas sobre os amiibo exclusivos do Japão, jogos no estilo point-and-click, Xenoblade Chronicles 2, transferência de jogos do Wii U para o Nintendo Switch e mais! Confira tudo e depois pode voltar a fazer amizade com os seus novos Pokémon.

Pedra, o amiibo de Qbby foi lançado no Ocidente? Por enquanto é o único amiibo que foi lançado exclusivamente para o Japão?
Qbby, o Anônimo "Quadrado" da Silva
Não, o Qbby não foi lançado fora do Japão e existem mais alguns que são exclusivos de lá sim, pelo menos por enquanto. No Japão, o jogo Monster Hunter Stories (3DS) recebeu uma coleção de 6 belos amiibo com personagens do jogo. Apesar do jogo já ter sido lançado no Ocidente em setembro deste ano, ainda nada foi dito a respeito dos amiibo, então é bem possível que eles continuem como uma exclusividade do Japão… ainda bem que, pelo menos, os amiibo não possuem trava de região, então é possível importá-los.
Os amiibo de Monster Hunter são muito bonitos, será uma pena se não forem lançados fora do Japão…

Olá Pedra! Possuo um 3DS há um bom tempo e finalmente decidi arranjar um Pokemon para ele (antes tarde do que nunca!). Qual a senhora me recomendaria? Joguei alguns jogos antigos, mas nunca cheguei a terminar algum…

Ultra Anônimo da Silva
Bom, depende das suas preferências. Se você quiser experimentar a série no ápice da sua evolução, então parta de uma vez para os últimos jogos da série, que estão sendo lançados neste momento, Ultra Sun & Ultra Moon. São os jogos mais novos da sétima geração e possuem histórias desvinculadas do Sun & Moon originais, então não é necessário ter jogado esses primeiros para poder curtir os novos.

Agora, se você tem um gosto mais retrô e quer experimentar como a série era nos seus primórdios – para quem sabe depois ir escalando para os mais novos – então você pode optar pelos originais Red/Blue/Yellow ou os da segunda geração, Gold/Silver, todos disponíveis no Virtual Console do 3DS.


Oi Pedra, estou pensando em comprar o Xenoblade Chronicles 2 versão digital na eShop Africana (mais barato). A minha dúvida é: vou poder “recolher” os Gold Points obtidos pela compra do jogo para a minha conta Americana, ou só na conta Africana?
Xenônimo da Silva
Dá sim, mas você tem que fazer uma manobra. Para ganhar as moedas, você deve alterar o país da sua conta do My Nintendo (pelo navegador) para África, comprar o jogo e vincular novamente à sua conta original americana. Daí você receberá as moedas.


Pedra, como que funciona a jogabilidade dos jogos da Telltale? Tipo Batman, Guardians of the Galaxy, não entendo muito este estilo de jogo… Abraços! E viva Ayumi Tachibana!
Anônimo "Telltale Series" da Silva
Bom, você talvez seja novo demais para saber, mas pelos meados da década de 90, houve um gênero de games que era extremamente popular, que era chamado de point-and-click (“aponte  e clique”). Como o nome indica, a ideia dos jogos desse gênero é justamente essa, apontar e clicar onde você quer que o personagem vá, para investigar e interagir com objetos e pessoas. Alguns exemplos clássicos daquela época são os jogos da série Monkey Island, Maniac Mansion, Sam & Max (a LucasArts era uma das melhores nesse tipo de jogo).
Day of the Tentacle, um dos melhores point-and-click da época.
Aliás, se você conhece a Ayumi Tachibana, então você deve ter uma noção do gênero, já que a série à qual ela pertence, Famicom Tantei Club, era mais ou menos nesse estilo.
Até hoje Ayumi Tachibana nunca aprendeu a falar em inglês…
Enfim, depois de um tempo – principalmente com a chegada dos jogos em 3D – o gênero saiu de moda e quase que ficou extinto. Há alguns anos, contudo, algumas desenvolvedoras – principalmente indies - têm ressuscitado este gênero para a era moderna e entre elas está a Telltale. Inclusive, eles começaram ressuscitando justamente séries clássicas do gênero com jogos como Tales of Monkey Island e Sam & Max. Com o sucesso destas, eles começaram a se aventurar em franquias de gêneros bem diferentes, como The Walking Dead, Game of Thrones, Minecraft, Batman… mas sempre aplicando a fórmula do point-and-click.

Nestes jogos, a ação é mais investigativa, geralmente com itens para encontrar e guardar para usar no momento certo, puzzles para resolver e muitos personagens com quem conversar. Em alguns de seus jogos, eles até implementaram algumas partes de ação propriamente dita, mas a jogabilidade geralmente se resume a quick time events (aqueles momentos em que você deve rapidamente pressionar um determinado botão na hora certa para executar alguma ação). Como estes jogos sempre tem um grande foco na história e personagens, eles sempre são lançados no formato de episódios, como se fossem séries de TV interativas. Infelizmente, apesar dos jogos da Telltale terem tido muito sucesso no começo, a qualidade parece ter decaído com o tempo e muitos reclamam que há pouca inovação, todos os jogos parecendo repetitivos, apenas usando franquias diferentes.
A Telltale tem trabalhado com nomes de peso da atualidade.
Agora, quem sabe, com este ressurgimento dos jogos point-and-click, será que a Nintendo não se anima a fazer um reboot da série Famicom Tantei Club e finalmente levá-la para fora do Japão? xD

Dona Pedra, como faço pra transferir jogos digitais do Wii U para o Switch? Se ainda não for possível, a Nintendo deu algum parecer a respeito?
Anônimo "Switch-U" da Silva
Não, infelizmente isso não é possível e a Nintendo não disse nada indicando essa possibilidade para o futuro. Um problema é que muitos dos jogos que estavam disponíveis para o Wii U não estão na loja do Switch. Mas mesmo os que são comuns em ambos, não, no momento não há forma de transferir.

Pedra de beleza e sabedoria infinita, queria que você me ajudasse numa decisão de extrema importância da minha vida. Eu ia comprar um 3DS esse mês, mas meu celular acabou quebrando e tive que comprar um novo. Sobrou alguma grana e o máximo que eu consigo comprar é um DS. Eu nunca tive um, vale a pena?
Wellington Silveira, com meia grana
Olha, o DS tem uma biblioteca de excelentes jogos que certamente vale a pena jogar. Contudo, vale lembrar que o 3DS tem retrocompatibilidade com cartuchos de DS. Portanto, eu recomendaria você esperar mais um pouco e voltar a juntar essa diferença que você precisa para o 3DS, porque assim você poderá jogar tanto os jogos de DS quanto de 3DS.

Nintendo DS é um dos portáteis com melhor biblioteca de jogos.

É isso aí, galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google