Dicas e Truques

Pokémon GO (iOS/Android): conheça o sistema de Clima Dinâmico

Faça Sol ou chuva, nós te ajudamos a entender o inédito sistema meteorológico!

O Clima Dinâmico nas batalhas não é novidade para os jogadores veteranos dos portáteis de Pokémon. Desde que foi introduzido na segunda geração nos jogos principais da série, dominá-lo tornou-se parte crucial aos treinadores que disputam torneios oficiais tamanha a sua importância no cenário competitivo, e isto não poderia ser diferente no Pokémon GO. Elaboramos este guia para ajudar você a compreender como o novo sistema vai afetar a sua interação no jogo, e qual é a melhor maneira de aproveitar as suas vantagens.

Como funciona o Clima Dinâmico?

Diferente dos jogos principais da série, nos quais é possível ativar um determinado clima através de golpes ou habilidades, no Pokémon GO a condição atmosférica é determinada pelos radares meteorológicos do mundo real. Você pode verificar o clima em vigor através do indicador meteorológico encontrado no canto inferior direito do mapa:


Ao tocá-lo, são exibidos quais tipos de Pokémon são influenciados pela condição externa do clima:


As condições climáticas são atualizadas a cada uma hora seguindo o fuso horário local. Segundo membros do The Silph Road, o radar meteorológico utilizado no jogo segue as previsões do site AccuWeather.

Diferentes climas, diferentes Pokémon

A principal novidade que o sistema meteorológico traz para o jogo é a interação entre o clima e o aumento de aparecimento de determinados monstrinhos. Por exemplo, durante a chuva são maiores as chances de aparecerem Pokémon do tipo Água como o Mudkip e o Squirtle.

Isto trouxe uma maior variedade de Pokémon a regiões onde apenas um tipo de bioma é predominante. Em um bioma de floresta as chances de encontrar um monstro do tipo Fogo é bem baixa, mas durante o dia ensolarado jogadores têm maior oportunidade de encontrá-los na sua área.

O sistema de Clima Dinâmico é divido em sete condições atmosféricas diferentes e cada uma afeta um grupo de tipo de Pokémon:


O Pokémon no mapa que é beneficiado pelo clima terá um efeito de névoa circular ao seu redor. Esse monstrinho pode ser mais forte do que o comum, podendo ser encontrado acima do nível 30 (há relatos de captura de Pokémon no nível 35) e a probabilidade de capturá-los com bons valores de IV (Individual Value) também aumenta, sendo garantida a distribuição mínima de 4 de HP, 4 de Ataque e 4 de Defesa para cima.


Não existem monstrinhos exclusivos de uma condição climática. Você pode encontrar todos os Pokémon, independente do clima, porém alguns tendem a aparecer no seu tempo favorito. Cada criatura possui um clima preferido e este é mostrado por um símbolo localizado logo acima do valor de PC (Ponto de Combate) na tela de captura.


Pegar Pokémon do clima correspondente também dá um bônus de 25% a mais de Poeira Estelar por captura.


Outro ponto importante do funcionamento do sistema é saber que um mesmo Pokémon selvagem está sujeito a alteração dos seus atributos caso ele pare ou comece a ser influenciado pelo seu tipo de clima vantajoso.

Digamos que você pegou um Charmander durante o dia ensolarado que traz benefícios aos monstrinhos do tipo Fogo, ele possuí IVs perfeitos (15/15/15) e têm 600 Pontos de Combate. Após dez minutos, o tempo na região passou a ser chuvoso e outra pessoa surgiu no local buscando o monstrinho, o segundo jogador vai capturar o mesmo Charmander, mas com IVs e PC completamente diferentes do seu.

O bônus de ataque e as batalhas de Reide

A influência do clima dinâmico não fica restrita somente ao aparecimento dos Pokémon no mapa, ela também aumenta a força dos golpes. Ataques que correspondem ao mesmo tipo do clima, por exemplo golpes do tipo Água durante a chuva, ganham bônus de 20% a mais de força. Isto vale tanto para o seu Pokémon como para o adversário nas batalhas de ginásio ou Reide.
Lembre-se sempre de verificar qual o clima ativo para maximizar o seu dano na batalha.
O clima também afeta o nível do monstro que pode ser capturado ao vencer o Chefe de Reide. Em condições normais o Pokémon é capturado no nível 20, porém em clima favorável o nível sobe para 25. A mudança inédita é uma faca de dois gumes: pegar um monstro mais forte poupa gastos de Poeira Estelar e Doces, porém diminuem as suas chances de captura.
Sem o benefício do clima o PC máximo de um Groudon selvagem é 2328, mas durante o tempo ensolarado pode atingir 2910.
Espero que, com essas dicas, vocês consigam utilizar o Clima Dinâmico ao seu favor! Conhece outro truque que não falamos? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários! E não esqueçam de conferir nossos guias de ginásio e batalhas de Reide!


Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google