Mario & Luigi: Superstar Saga + Bowser's Minions (3DS): desvendando os Bros. Attacks

Veja mais sobre estes curiosos golpes combinados de Mario e Luigi que é uma das marcas desta série da franquia Mario.



Uma das peculiaridades da série Mario & Luigi, em geral são os Bros. Attacks, golpes que você pode executar em batalha com Mario e Luigi unidos. O destaque é que eles também podem ser utilizados pelo overworld, em Mario & Luigi: Superstar Saga + Bowser’s Minions (3DS), assim como já era na versão original do jogo. Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre essas curiosas combinações dos irmãos mais conhecidos do mundo dos vídeo-games, e como elas se aplicam na primeira aventura desta sub-série da franquia.


Entendendo o funcionamento da mecânica


Há diversos meios de se atacar inimigos em Mario & Luigi, mas o meio que mais ganha destaque são os Bros. Attacks. Este tipo especial de ataque é realizado a partir da união dos poderes elementais e também das técnicas utilizadas por Mario e Luigi.



A mecânica possui alguns elementos a serem considerados. Cada tipo de Bros. Attack custa uma determinada quantidade de Bros. Points (ou BPs) e o valor gasto varia dependendo do ataque utilizado. Ficando a variação entre três e oito pontos gastos por ataque. 

Os movimentos exigem que o jogador pressione uma série de botões, numa determinada ordem específica, e são divididos em dois modos. Um modo é conhecido como Easy Mode, onde a velocidade exigida para executar o que é pedido é mais lenta, porém ao custo de uma maior quantidade de Bros. Points. Enquanto que o outro modo é conhecido como Normal Mode e se comporta da maneira oposta, já que a velocidade exigida é maior porém o gasto de Bros. Points é menor.



Esta divisão mais simplificada foi uma das adições do remake perante a versão original do jogo. Além disso, treinar estes ataques especiais também ficou mais simples considerando que há a presença do Demo Mode e Practice Mode, modos em que você pode assistir e praticar os Bros. Attacks em praticamente qualquer momento de todas as batalhas do jogo.

Algo a ser lembrado também é que após utilizar uma técnica de Bros. Attack por um determinado número de vezes, você pode desbloquear os Super Bros. Attacks. Estes são versões mais poderosas dos Bros. Attacks comuns e requerem uma nova ordem de pressionamento de botões, ao mesmo tempo em que gastam uma maior quantidade de Bros. Points. Também ficou mais prático de executá-los no remake, considerando que há uma divisória no menu da batalha exclusiva para o uso destes movimentos.


Os Bros. Attacks presentes no jogo


Mario & Luigi: Superstar Saga é o único jogo em que os Bros. Attacks possuem funcionamento similar tanto dentro quanto fora de batalha. Todos eles são baseados em movimentos que ambos os irmãos aprendem no decorrer do jogo e podem utilizar no overworld para resolver puzzles.
Segue abaixo a lista de todos os Bros. Attacks presentes no jogo:

Bros. Attacks (Mario)


Splash Bros. - É baseado no Spin Jump do Mario. Neste movimento Mario pula sobre o Luigi para jogá-lo no ar e então Luigi pula por baixo dele, o agarra e ambos caem de ponta cabeça no inimigo. O movimento requer a seguinte sequência de botões: A (pulo do Mario sobre Luigi), B (pulo do Luigi sob Mario) e A (atingir o inimigo). Na versão Super, Mario pula na cabeça de Luigi três vezes, sendo que, na terceira vez, seu irmão faz uma base com as mãos para então Mario pular e fazer um giro, caindo sobre o inimigo logo em seguida. A sequência de botões para esta versão é: A (primeiro pulo), A (segundo pulo), B (terceiro pulo) e A (atingir o inimigo).

Chopper Bros. - É baseado na habilidade Luigi Dunk, do Luigi, e na utilização do martelo. Neste movimento Mario utiliza o martelo no Luigi para colocá-lo debaixo da terra e logo depois o personagem sai da terra pulando e se apoiando no Mario para um pulo mais alto. Após isso, Mario cai próximo do inimigo e bate no mesmo girando seu martelo. O movimento requer a seguinte sequência de botões: A (martelada do Mario no Luigi), B (salto do Luigi para fora da terra) e A repetidamente (girar o martelo no inimigo). Na versão Super, Mario utiliza o martelo no Luigi para que ele fique debaixo da terra e fique abaixo do inimigo. A partir de então, Luigi salta da terra e causa dano no inimigo, para logo depois retornar para a terra sendo martelado pelo Mario, permitindo que o processo se repita por um tempo. A sequência de botões para esta versão é: A (primeira martelada do Mario), B (salto do Luigi sobre o inimigo), A (martelada), B (salto), continuadamente.

Fire Bros. - É baseado na habilidade Firebrand do Mario. Neste movimento Mario se movimenta a frente de Luigi e começa a jogar repetidas bolas de fogo para carregar uma grande bola de fogo. Assim que carregada, Luigi utiliza o martelo e a bola é jogada nos inimigo. A sequência requerida de botões é: A repetidas vezes (para carregar a bola de fogo) e B (para Luigi utilizar o martelo e jogar a bola de fogo nos inimigos). Na versão Super o movimento funciona da mesma forma porém, ao invés do Luigi martelar a bola de fogo, ele a joga para cima com seu pulo e então Mario pula com seu apoio para ganhar altura e jogar a bola de fogo no inimigo. A sequência de botões para esta versão é: A repetidas vezes (para carregar a bola de fogo), B (para Luigi jogar a bola de fogo para o alto) e A (para que Mario, já no alto, jogue a bola de fogo no inimigo).

Swing Bros. - É um dos Bros. Attacks secretos no jogo, para aprendê-lo você deve realizar o minigame de um Thwomp presente na caverna dos Hammerhead Bros e obter o item Secret Scroll 1. Neste movimento Mario gira Luigi e então o joga sobre o inimigo. A sequência de botões para este movimento é: A pressionado por um tempo (para agarrar e girar o Luigi) e B (para quando Luigi for jogado e estiver próximo de causar dano no inimigo). Na versão Super, o movimento funciona da mesma maneira alterando-se o momento em que Luigi é jogado no inimigo, pois nesta versão ele dá um salto no ar, se apoiando no Mario e junto dele causa um giro que se repetido rouba todos os itens do inimigo. A sequência de botões para esta versão é: A pressionado por um tempo (para agarrar e girar o Luigi), B (para quando Luigi for jogado), A (para o Mario se unir com o Luigi), segurar A e B (para girar sobre o inimigo).

Bros. Attacks (Luigi)


Bounce Bros. - É baseado no High Jump do Luigi. Neste movimento, Luigi salta se apoiando no Mario e é jogado no ar por este. Logo após isso, Mario também salta até alcançar seu irmão, agarra-o e gira junto a ele de ponta cabeça para atingir o inimigo. A sequência de botões exigida neste movimento é: B (salto do Luigi sobre o Mario), A (quando Mario agarra Luigi) e B (assim que estão caindo juntos para atingir o inimigo). Na versão Super, Luigi se apoia em Mario novamente e, assim que isso ocorre, os dois juntos giram de ponta cabeça no chão e então saltam separados em um ou mais inimigos que estiverem na batalha. Os comandos para esta versão são: A (para Mario servir de apoio a Luigi), B (para concluir o giro que ambos fazem de ponta cabeça no chão), B (para o salto do Luigi atingir o inimigo) e A (para o salto de Mario atingir o inimigo).

Knockback Bros. - É baseado na forma mini do Mario e na utilização do martelo. Neste movimento, Luigi utiliza seu martelo para deixar Mario menor e depois o joga utilizando o mesmo objeto para atingir o inimigo. A sequência de comandos exigida neste movimento é: B (para Luigi martelar o Mario e deixá-lo menor), B (para Luigi jogar Mario ao inimigo com o martelo) e A (para Mario acertar o inimigo). Na versão Super, o movimento é basicamente o mesmo, no entanto assim que Luigi joga o mini Mario com o martelo em algum inimigo, Mario o acerta e volta como uma bola para Luigi, sendo o processo repetido, fazendo com que seja possível acertar múltiplos inimigos presentes na batalha. Esta versão exige a seguinte sequência de comandos: B (para Luigi martelar o Mario e deixá-lo menor), A (para Mario saltar e se tornar uma bola), B (para Luigi jogar Mario ao inimigo com o martelo) e A (para Mario atingir o inimigo) consecutivamente.

Thunder Bros. - É baseado na habilidade Thunderhand do Luigi. Neste movimento, Luigi carrega uma esfera de energia azul, salta com o apoio do Mario e estando no ar joga a esfera no inimigo da batalha. A sequência de comandos exigida para este movimento é: B (para carregar a esfera de energia), B (para que Luigi salte para o ar apoiado em Mario) e B (para Luigi jogar a esfera no inimigo). Na versão Super, Luigi carrega a esfera de energia porém, logo após isso, é martelado por Mario para ficar por baixo da terra e utiliza isso para se aproximar do inimigo, até sair com a esfera de energia em forma de raio por baixo dele. A sequência de comandos para esta versão é: B (para carregar a esfera de energia), A (para que Mario martele Luigi e faça com que ele fique debaixo da terra) e B (para soltar o poder acumulado debaixo do inimigo).

Cyclone Bros. - É um dos Bros. Attacks secretos no jogo, para aprendê-lo você deve realizar o minigame de um Thwomp presente na caverna dos Hammerhead Bros e obter o item Secret Scroll 2. Neste movimento, Luigi martela o Mario para que este fique menor e, enquanto salta, seu irmão começa a girar, para então quando Luigi se apoiar nele, segurando o martelo, ambos comecem a girar juntos para atingir os inimigos. A sequência de comandos para este movimento é: B (para martelar o Mario), A repetidamente (para que Mario comece a girar) e algum direcional em caso de você querer mudar o alvo se a batalha possuir vários inimigos. Na versão Super, o movimento continua basicamente o mesmo, com a diferença de que há um golpe extra no fim do giro, quando Mario retorna ao seu tamanho normal, ainda servindo de apoio ao seu irmão, para que Luigi utilize o martelo com mais força no inimigo e finalize o ataque. A sequência de botões para esta versão é: B (para martelar o Mario), A repetidamente (para que Mario comece a girar), algum direcional em caso de você querer mudar o alvo se a batalha possuir vários inimigos, A (para que Mario retorne ao seu tamanho normal) e B (para Luigi finalizar o ataque com seu martelo).
Infelizmente somente Mario & Luigi Superstar Saga utilizam os Bros. Attacks de forma parecida, tanto dentro quanto fora de batalha, algo que dá mais consistência às habilidades aprendidas pelos irmãos durante o jogo. Por isso, embora pareça bobo, a utilização destes golpes se torna bastante divertida e ainda melhorou com as mudanças feitas no remake, deixando o jogo mais único,neste aspecto, do que os outros da sub-franquia.

Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google