Sol, Lua e Eclipse - As luzes de Alola

A seguir, os fenômenos naturais ligados ao sol e a lua são transportados para o Universo Pokémon


Enfim chegamos na última matéria sobre os trios de lendários da franquia Pokémon. Em nosso último encontro, vimos o quarteto de guardiões, que são os protetores das quatro ilhas presentes na região de Alola. Agora, quem são os responsáveis pela proteção de todos os Pokémon presentes na região? Assim que as versões Sun e Moon foram lançadas, não sabíamos qual rumo seria tomado em relação aos lendários, até que um singelo "esquenta" foi liberado. Nesse trailer, podemos ver a dupla que viria a ser os mascotes dos jogos, demonstrando todo o seu poder. Mas não era para ser um trio? Então... nesse caso específico, ficou um pouco mais complicado pois não sabíamos que era um trio até o lançamento de Ultra Sun e Ultra Moon, que nos apresentou uma vertente interessante da história. A seguir, falaremos sobre o trio, digamos, mais controverso da franquia: conheçam Solgaleo, Lunala e Necrozma, o trio das luzes de Alola! Boa leitura a todos!

Apresentando o trio

Como a Game Freak e a Nintendo não perceberam isso antes? Sol, Lua e...Eclipse! Exatamente, o Solgaleo representa o Sol, Lunala a Lua e a Necrozma é o Eclipse. Curiosamente, em muitas culturas, quando ocorre um Eclipse, seja Solar ou Lunar, é um indício que o mundo está para acabar, portanto, não me espantaria em nada se um dos membros do Ultra Recon Squad da Ultra Sun e Ultra Moon tivessem um Absol, que está ligado diretamente ao fim do mundo. Entretanto, o que ocorre é a Necrozma assumindo o papel do Absol, pois é responsável pelo "roubo" da luz (absorve Solgaleo e Lunala) presente em Alola, permitindo assim que regresse à sua forma original. Comparando os três, é como se a Necrozma fosse o Kyurem, é incompleta, pois suas bases de Stat são menores que as de Solgaleo e Lunala. Todos são do tipo , possuem uns golpes específicos e um Z-Move que acompanha essa característica.

Solgaleo

O primeiro membro do trio, Solgaleo, é baseado na lenda persa do leão e o sol, e do leão alquímico, que está associado também aos metais, daí pode ter saído a referência para o seu time . Por ser mais um emissário ao invés da personificação do Sol em si e por ser capaz de atravessar dimensões, também pode estar relacionado com o olho de Rá, uma divindade egípcia que é associada ao leão e ao sol, além de viajar até o mundo dos mortos. Seu nome é a combinação dos termos "Sol" (Sol em Latim) e "Leo" (Leão em Latim), contudo, pode também ter parte nome "Galileu", o famoso astrônomo italiano que evidenciou a Terra girando em torno do Sol (Heliocentrismo - Helios é o Deus Grego que representa o Sol). Nos jogos, seu rugido é representado pelo termo "La-liona", que dividido fica "La" (Sol em Havaiano) e "Liona" (Leão em Havaiano). Seu golpe exclusivo é o Sunsteel Strike, que quando combinado ao item Z-Crystal "Solganium Z", torna-se Searing Sunraze Smash.

Lunala

O segundo membro do trio, Lunala, também tem suas bases em lendas, porém dessa vez são dos Maias com o "Camazotz", uma divindade que é associada aos morcegos, a noite, a morte e ao sacrifício, o que explica seu tipo . Entretanto, também pode ser baseado na divindade havaiana chamada "Pe'a-pe'a-makawalu", que é um morcego de oito olhos, que em suas asas há quatro esferas, podendo ser uma referência aos oito olhos. Seu nome é a combinação dos termos "Luna" (Lua em Latim) e "Ala" (Asa em Latim). Nos jogos, o som emitido pela Lunala é representado pelo termo "Mahina-pea", que dividido fica "Mahina" (Lua em Havaiano) e "Pe'a-pe'a" (Morcego em Havaiano). Ainda, o termo "Mahina Piha" é Lua Cheia em Havaiano. Seu golpe exclusivo é o Moongeist Beam, que quando combinado com o item Z-Crystal "Lunalium Z" , torna-se Menacing Moonraze Maelstrom.

Todo trio tem o seu comandante

Sem muito destaque em Sun e Moon quando lançado, o Pokémon Prismático parecia ser mais uma Ultra Beast qualquer do que um Pokémon capaz de absorver os dois mascotes apresentados. Com a chegada de Ultra Sun e Ultra Moon, tivemos uma releitura de sua história, agora sendo o foco de todo o enredo apresentado nos jogos. Saindo de sua dimensão para "roubar" a luz de outros mundos, a fim de voltar para sua forma original, a Necrozma chega em Alola logo quando o Cosmogda Lillie se torna um Solgaleo/Lunala e literalmente os incorpora, criando assim as formas Dusk Mane e Dawn Wings. A Necrozma é baseada no conceito de prismas e refração da luz e talvez por conta desse poder de manipulação, tenha somente o tipo . O símbolo em sua cabeça pode ser baseado no conceito da estrela Anã Negra, que seria uma espécie de "estrela morta", pois ao emitir toda a sua luz, torna-se preta. Seu nome é a junção dos termos "Necro" (Negro em Latim) e Prisma.

Em suas formas "Dusk Mane" e "Dawn Wings", há o conceito de eclipse solar e lunar, tanto que isso refletiu em seus nomes japoneses: "Nisshoku" e "Gesshoku" (tradução literal seria comendo o sol e comendo a lua) além da Necrozma assumir os tipos de Solgaleo e Lunala.


Combinando essas novas formas da Necrozma com o item Z-Crystal "UltranecroziumZ" , nasce a Ultra Necrozma, que é baseada no conceito de estrelas gigantes, como os planetas, além de ganhar o tipo . Por estar equipada desse Z-Crystal um de seus golpes exclusivos, Photon Geyser torna-se Light That Burns the Sky.

Solstício

Nem parece que, por enquanto, terminamos a série sobre os trios de lendários da franquia. Assim como a Lua, tivemos diversas fases, passando por todas as regiões, contemplando sua história e mitologia, algumas mais intensas do que outras, assim como o Sol. E ainda, tivemos também, algumas exceções com os quartetos, que assim como os eclipses, são raros e pouco vistos. Quem sabe em um futuro (distante, porque meu bolso não acompanha os lançamentos), a Nintendo e a Game Freak possam criar mais um trio de Pokémon lendários e assim termos mais um capítulo dessa saga. Vejo vocês na próxima sequência de matérias, que inclusive já está em andamento e trará novidades. Até mais pessoal!

Revisão: Diogo Mendes
Referências: Bulbapedia


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google