Top 10

Os melhores games que poderiam vir para o Switch

Na nossa lista tem RPG clássico e moderno, jogo indie de sucesso, competitivos para e-sports, campeão de vendas e um dos jogos mais aguardados da atualidade.



Em dez meses o Switch já vendeu 15 milhões de unidades e ainda ultrapassou durante vários meses as concorrentes Microsoft e Sony nos principais mercados do mundo. Com este início surpreendente, a Nintendo já projeta vender cerca de 20 milhões do seu console híbrido no ano fiscal de 2017, que se encerra em março.


E não é só no quesito vendas que a empresa de Kyoto tem se destacado. A qualidade dos jogos é elogiável e, além do lucro garantido, vieram os prêmios. Na principal premiação de jogos, o The Game Awards, The Legend of Zelda: Breath of the Wild ganhou a categoria Game of the Year. É válido lembrar que Super Mario Odyssey foi outro jogo da empresa que concorreu na mesma categoria e que, apesar de não ter ganhado neste quesito, faturou o prêmio de Best Family Game. Mario + Rabbits Kingdom Battle, produção da Ubisoft com chancela da Nintendo, ganhou o prêmio de Best Strategy Game, desbancando interessantes franquias como XCOM 2 e Halo Wars 2.

Com dois grandes jogos (Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild), a Nintendo conseguiu dar uma ótima largada na corrida dos consoles. Entretanto, o segundo ano vem chegando e, além das promessas de novos exclusivos (alô, Pokémon RPG), os jogos multiplataforma costumam funcionar como um grande atrativo para aqueles que vão adquirir um novo console. Dos aclamados games lançados para PC, Xbox One e PS4, a Nintendo já tem confirmados (ou já lançados) The Elder Scrolls V: Skyrim, Dragon Ball Xenoverse 2, FIFA 2018, Minecraft, Doom e Wolfenstein II: The New Colossus.

Apesar da lista ser diversificada e interessante, alguns títulos importantes ainda não deram as caras ou pelo menos não há nenhuma informação oficial sobre sua aparição no novo console da gigante japonesa. Foi sabendo disso que esta lista foi criada. Selecionamos um Top 10 dos melhores jogos multiplataforma que poderiam vir para o Switch. Vamos lá?

10 – Dragon Ball FighterZ


A famosa franquia Dragon Ball é um dos maiores sucessos no mundo. Criada por Akira Toriyama em 1984, o mangá recebeu uma adaptação em 1986 com uma série homônima e sua continuação, Dragon Ball Z, em 1989, fez sucesso por todo o mundo. Outras versões animadas foram lançadas, como o controverso Dragon Ball GT e em seguida a versão remasterizada, Dragon Ball KAI. Com o aparecimento de animações mais recentes e com o fim da série e do mangá, Dragon Ball parecia ter encontrado o seu fim. Porém, o sucesso de filmes como Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses e Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza trouxeram a franquia novamente para os holofotes. E junto dela surgiu a nova série animada, Dragon Ball Super. Consequentemente novos games vieram, como é o caso de Dragon Ball Xenoverse e Dragon Ball Xenoverse 2.

Para os amantes da franquia, Dragon Ball tem como foco os grandes embates entre os heróis e vilões. Os fãs sempre vibraram com as artes marciais, os poderes descomunais das personagens capazes de destruír mundos inteiros e as incríveis transformações. O que aconteceu foi que nos últimos anos Dragon Ball não ganhou nenhum grande jogo de luta, o que mudou com a chegada de Dragon Ball FighterZ.

Lançado no início deste ano, o game já chamou a atenção pelos gráficos e jogabilidade. É, definitivamente, o grande jogo de luta que a franquia estava precisando. O game já está disponível para Xbox One, PS4 e PC. Dragon Ball FighterZ no Nintendo Switch seria uma excelente adição à biblioteca de jogos do novo console da companhia, até porque essa é uma franquia adorada principalmente pelos japoneses.



9 – Outlast 2


É pensando na variedade de gêneros que Outlast 2, um dos principais jogos de terror lançados nos últimos anos, tem de estar na biblioteca do Nintendo Switch. Imagine controlar o jornalista Blake Langermann utilizando um Joy-Con na assustadora sequência do survivor horror da Red Barrels. Na continuação, o jornalista se perde de sua esposa após um acidente de helicóptero e agora precisa encontrá-la e ao mesmo tempo enfrentar a seita Testamento do Novo Ezequiel. Já ligou os pontos? Temos a franquia Outlast em uma trama que envolve uma seita satânica. Já sabe o que esperar, certo?



8 – Overwatch


O shooter multiplayer da Blizzard foi eleito o Jogo do Ano em 2016 e no ano passado recebeu o prêmio de Melhor Jogo e-sports e Melhor Continuação. O game ainda conta com a marca de 35 milhões de jogadores e o faturamento de R$ 911 milhões em vendas digitais ainda no ano de 2016.

Uma franquia que faturou tanto e é ainda hoje bastante premiada não poderia ficar de fora do novo console da Nintendo, certo? E digamos que Overwatch pode ser um grande teste para a gigante japonesa. Ter um game com tantos jogadores online simultâneos colocará à prova o novo serviço online pago da Nintendo.



7 – Destiny 2


A Bungie fez um barulho enorme em 2014. Primeiro porque a empresa pertencia anteriormente à Microsoft e estava constantemente envolvida nas produções de jogos para a franquia Halo. E, ao se tornar novamente uma produtora independente, a Bungie entrou em acordo com a Activision e eis que surgiu o primeiro Destiny. Em segundo lugar, a superprodução do game ganhou as manchetes em todos os veículos especializados. O tal custo de R$ 500 milhões era altíssimo para um produto da indústria dos games e digamos que isso foi também uma forma de chamar a atenção para o que estava vindo por aí.

Já sem todo o alarde do primeiro jogo e também já conhecido do grande público, Destiny 2 foi lançado em 2017. Corrigindo alguns erros do antecessor, como a ausência de uma história (elemento que estava sendo gradualmente corrigido nas expansões), o shooter que mistura elementos de RPG parece ter se firmado como uma grande franquia e não poderia ficar de fora do novo console da Nintendo.



6 – Final Fantasy XV


A Square Enix demorou, mas parece finalmente ter voltado a acertar a mão com sua grande franquia de RPG. Final Fantasy XV narra as aventuras de Noctis, príncipe herdeiro de Lucis, que tem o seu reino atacado, o pai morto e ele deve agora lutar para impedir que a força opressora de Niffheim de conquistar o seu reino e aliados. O novo Final Fantasy conta com um enorme mundo aberto,  gráficos incríveis e uma história com fortes doses de emoção e drama.

Final Fantasy XV parece retomar os tempos áureos da franquia que fez seu sucesso nos primeiros consoles da Nintendo. Pode-se dizer que o Switch é a casa ideal para receber novamente o game e suas novas expansões que incluem ainda um modo online, algo inédito para os jogos da franquia que são centrados na história (as exceções são as versões MMO, como Final Fantasy XI e Final Fantasy XIV).



5 – Dark Souls 3


O que seria de nós sem os momentos de ódio que a franquia Dark Souls nos proporciona? Ou ainda, o que seria de nós sem a alegria de vencer aquele chefe extremamente difícil. Embora o novo game da From Software e Bandai Namco não esteja tão difícil quanto os anteriores, a essência que consagrou este RPG de ação permanece. Atualmente o game está disponível apenas para Xbox One e PS4 nos consoles e em 2016, ano de seu lançamento, recebeu várias críticas positivas.

Dark Souls 3 é RPG no estilo clássico, com monstros assustadores e desafiadores, cenário medieval com muita magia e armas pesadas e ainda com um modo cooperativo bem interessante. Está aí mais um jogo que não pode faltar no Nintendo Switch!



4 – Monster Hunter World


A franquia Monster Hunter, apesar de ter seu início no PlayStation 2, possui uma longa história com a gigante japonesa. Só no Wii foram dois jogos publicados e a série principal continuou no Wii U, com Monster Hunter 3 Ultimate e, em seguida, seguiu para o Nintendo 3DS com Monster Hunter 3 Ultimate, Monster Hunter 4, Monster Hunter 4 Ultimate, Monster Hunter X e Monster Hunter Generations.

O game desenvolvido pela Capcom segue o que o título sugere: você é um caçador de monstros e ao eliminá-los você consegue itens valiosos para aprimorar sua caça e ir atrás de criaturas maiores e mais poderosas. Monster Hunter World é o mais recente jogo da franquia, lançado para Xbox One e PS4, com gráficos da nova geração.

Se você jogava Monster Hunter no 3DS, certamente está louco para poder jogá-lo e apreciar as enormes criaturas em uma tela maior e com gráficos de maior qualidade. E se tudo isso for possível novamente em um console da Nintendo, a casa de Monster Hunter por muitos anos, melhor ainda.



3 – Limbo


Sabemos que INSIDE, game da produtora independente Playdead, já foi confirmado para Nintendo Switch no ano passado e tem lançamento previsto para 2018. Mas e quanto a Limbo, primeiro sucesso da empresa? Ele não poderia ficar de fora da biblioteca do novo console da Nintendo.
Limbo foi lançado em 2010 como exclusivo temporário do Xbox e posteriormente chegou às demais plataformas. O jogo consiste num conjunto de quebra-cabeças que devem ser resolvidos por um garoto que está em busca de sua irmã mais velha. No entanto, a procura não será fácil, pois há inúmeras armadilhas e desafios.
É impossível falar de Limbo sem mencionar seu visual que pode ser associado a um filme noir e ao expressionismo artístico alemão. Produzido totalmente em preto e branco e com uma trilha sonora que traduz todo o mistério da jornada do garoto, Limbo se consagra como uma obra de arte dos games.



2 – GTA V


Violento, incorreto, polêmico e completo. GTA V é o melhor da franquia publicado pela Rockstar Games. Lançado em 2013 para Xbox 360 e PS3 e para os consoles da nova geração (PS4 e Xbox One) em 2014 (a versão para PC só chegou em 2015), GTA V permaneceu durante todo o ano passado na lista dos mais vendidos em diversas lojas online.

Todos sabemos que GTA V é um fenômeno, e é graças ao sistema híbrido do Nintendo Switch que o game da Rockstar se torna ainda mais interessante. Poder jogar GTA V enquanto esperamos um ônibus ou avião, na casa de algum parente chato, no médico, na aula chata da faculdade, com os amigos em qualquer lugar… as opções são muitas e o game faz barulho em qualquer plataforma que estiver. Ponto para a Rockstar e mais ainda se ele vier para o Nintendo Switch.



1 – Red Dead Redemption 2


Sim, o primeiro lugar é de mais um jogo da Rockstar. Red Dead Redemption 2 é um dos jogos mais aguardados de todos os tempos e para todas as plataformas. Os donos de Xbox, PS4 e PC aguardam ansiosamente pela sequência da aclamada franquia que se passa no Velho Oeste americano. Não poderia ser diferente com os fãs da empresa de Mario & cia, certo? Anunciado em outubro de 2016, o game finalmente será lançado agora em 2018, isto é, oito anos após o primeiro jogo da série.

As informações oficiais dão conta de que o game estará disponível em seu lançamento apenas para os consoles da Microsoft e Sony, ou seja, Xbox One e PS4, respectivamente. Entretanto, alguns rumores indicam o lançamento da primeira versão do game para Switch, o que também pode nos dar algum indício de que, em algum momento, a continuação possa vir também para a plataforma da Nintendo.

Outro fator importante é que a Rockstar sempre lançava, tempos depois, uma versão para PC dos jogos da franquia GTA. O fato de não anunciarem o Switch para o lançamento deste ano não significa que ele está descartado totalmente. Afinal, assim como é possível uma futura versão para PC, também não seria possível um lançamento para Nintendo Switch?




E aí? Tem algum jogo que você gostaria de ver no Switch e não foi mencionado aqui? Conta pra gente!

Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google