Jogamos

Análise: Mario Super Sluggers (Wii)

Mai or personagem e franquia da Nintendo, o Mario é o cara que pode-se chamar de "faz tudo". No início era só um encanador, dep... (por Sérgio Estrella em 05/09/2008, via Nintendo Blast)

Maior personagem e franquia da Nintendo, o Mario é o cara que pode-se chamar de "faz tudo". No início era só um encanador, depois começou a atuar no ramo da medicina, se aventurou como piloto de Kart e então resolveu tornar-se um esportista de vez. Tênis e Golfe foram suas estréias no N64 (também nessa época ele começou a organizar festas com seu nome), e no GameCube passou a jogar Futebol, Baseball e até a dançar! No Wii ele participou das olimpíadas junto com Sonic, jogou futebol em Mario Strikers Charged, têm a melhor versão de Mario Kart e agora recebe a segunda versão de seu jogo de Baseball: Mario Super Sluggers, tema da primeira análise do Nintendo Blast!

  • Baseball, com bolas de fogo e cascos de tartaruga

Você sabe bem que Baseball não é o forte do Brasil, mas até que é um esporte legal, sabe. O mais difícil é no início, quando você ainda está tentando entender os detalhes do esporte. O modo "Pratice" é parada obrigatória, antes de qualquer coisa. Ali você vê o quanto o controle é intuitivo, principalmente quando jogado apenas com o Wiimote - os controles ficam mais simples e algumas ações se tornam automáticas. Depois de aprender os controles e ter a impressão que você está começando a entender a coisa toda, é hora de ir ao modo Challenge, que na verdade é o modo história onde a maior parte dos personagens e itens do jogo são desbloqueados. Não dá pra ter certeza se o modo história melhorou da versão do GameCube pra cá, mas pelo menos é certo que agora ele é mais extenso, e em alguns momentos passa até a sensação de um Kingdom Hearts, cruzando os universos de Mario, Yoshi, Wario e Donkey Kong (até Luigi's Mansion faz uma ponta). Nesse modo, o principal objetivo é encontrar os personagens para compor seu time de Baseball, sendo preciso resolver alguns enigmas e vasculhar em determinados locais, utilizando o Wiimote como um mouse.

Cada personagens encontrado dá início à sua Scout Mission, uma tarefa que você deverá cumprir para que aquele personagem faça parte de seu time. Essas missões são as grandes responsáveis pelo aprendizado do baseball e do próprio jogo. Você visitará cada "mundo" e o libertará do domínio de Bowser Jr., num estilo que novamente, lembra muito Kingdom Hearts. Completando os objetivos e vencendo os minigames, você ganhará moedas que servirão pra comprar itens que o ajudarão nos jogos de baseball, adicionando um toque de RPG na mistura. Cada personagem tem atributos diferentes e habilidades especiais, e os capitães têm também as Star Skills - arremessos ou rebatidas especiais. A maior novidade na hora do Baseball, em relação ao jogo anterior, são os Error Items, que seguem o estilo de Mario Kart (cascas de banana, Bob-ombs e outros) e servem para atrapalhar a vida do seu adversário, mas só aparecem quando os personagens que estão próximos têm boa relação.

  • Campos de brinquedo

Um dos modos mais divertidos é o Toy Field, em que apenas alguns conceitos do Baseball são usados para criar uma farra num campo especial que lembra um Pinball. A experiência nesse modo é muito mais divertida quando jogada em multiplayer. Não podemos esquecer também dos minigames, que são muitos e em sua maioria divertidos, mas como acontece com o Toy Field, ficam muito melhores quando jogados com outras pessoas.

Um dos recursos mais esperados, o modo online, não está presente nesta versão, o que faz muita falta. A melhorias gráficas são quase imperceptíveis se comparado com seu antecessor, e as interfaces e menus do jogo são inferiores. A trilha sonora é fiel aos outros jogos do Mario, mas alguns efeitos sonoros (exceto aquele barulhinho clássico de quando os itens estão sendo sorteados) deixam a desejar. No entanto, essas falhas não são suficientes para tirar o brilho deste jogo que consegue uma façanha: deixar baseball interessante.

"Mario Super Sluggers" cumpre seu papel e diverte jogadores experientes e casuais, com uma jogabilidade excelente, boas idéias e um elenco de personagens gigantesco (são mais de 40 personagens).

Mario Super Sluggers (Wii) - Nota: 8.0

Imagens: IGN


Autor do Blog "iceBreaker" , "Nintendo Blast" e "Hellness". Moro em Curitiba-PR, e curso Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google