Jogamos

Análise: LostWinds (WiiWare)

Desde os primeiros vídeos de LostWinds , primeiro projeto do desconhecido estúdio Frontier, eu fiquei completamente estarrecido. E não foi... (por Gustavo Assumpção em 09/04/2009, via Nintendo Blast)

lost_winds_preview2

Desde os primeiros vídeos de LostWinds, primeiro projeto do desconhecido estúdio Frontier, eu fiquei completamente estarrecido. E não foi pelo visual ou pelo preço não. Foi pelo seu carisma. Senti como se tivesse sido transportado dez anos (talvez um pouco mais) no tempo e voltado para a era de ouro dos games de plataforma. Um momento na história dos games onde ser carismático e envolver o jogador superava qualquer outra característica importante. Onde divertir e encantar era mais importante que os gráficos. Um tempo que se foi... mas que LostWinds me fez lembrar como era bom.

O vento me leva... e eu vou!

http://goluck.files.wordpress.com/2008/03/lostwinds04.jpg

A maioria dos games do Wii sofre de um grave problema: a falta de habilidade das produtoras para conseguir adaptar o Remote para o controle dos personagens. E confesso que não pensei que uma produtora independente, sem nenhum respaldo anterior, pudesse fazer o melhor uso um dos melhores usos do controle.

Na história, o personagem principal do game, Toku, tem que controlar o vento em pouco mais de três horas do jogo. Toku somente anda e escala plataformas mais baixas, guiado pelo direcional analógico. Todo o restante fica a cargo dos poderes do vento, utilizados através do ponteiro do Wii Remote. Como essa habilidade começa fraca, no início só é possível ajudar o mocinho a saltar ou amortecer suas quedas - basta pressionar o botão A, que deixa tudo em câmera lenta, e desenhar as correntes de ar na direção ou forma desejada em volta do personagem.

http://goluck.files.wordpress.com/2008/03/lostwinds09.jpg

Há muitas outras habilidades que podem ser usadas. Todas elas são de fácil execução. Os controles simplesmente fluem de uma maneira tão natural que sinceramente eu fiquei surpreso. A jogabilidade também é muito boa. Em nenhum momento senti falta de alguma adição no game. Só posso dizer uma coisa: jogue e muito provavelmente você terá a mesma sensação.

Voltando ao passado


O visual do game pode parecer para alguns como algo "meio N64". Mas não é: o visual de LostWinds é simplesmente fantástico, com um estilo artístico fabuloso. Há pequenos detalhes nas texturas e pouco uso de polígonos, o que pode parecer problemático para alguns, mas que se torna LostWindsimperceptíveis se você der importância ao que realmente importa: o extremo cuidado com os cenários e seus elementos e o design fabuloso de cada detalhe. É simplesmente de se impressionar.


Mas o ponto que mais merece elogios é a trilha sonora. Ela é melancólica e tocante todo o momento, deixando o jogador com a sensação de estar jogando algo mágico, único, inédito e ao mesmo tempo simples. Simplicidade é a palavra que define melhor LostWinds.

Curto... mas intenso


Infelizmente Lost Winds dura pouco; Muito pouco mesmo. Quando você se der conta, Terminou! Mas a experiência é tão gratificante e intensa, que duvido que você não queira repetí-la. Lost Winds custa muito pouco, apenas 1000 Wii Points (10 dólares ou 23 reais). Mas oferece uma experiência digna dos grandes games do console. Uma continuação é praticamente certa, e eu sinceramente gostaria que fosse maior... Nostalgia, você encontra em LostWinds.

 

Lost Winds – WiiWare – Nota Final: 8.8

Gráficos: 8.0 Som: 8.5 Jogabilidade: 9.0 Diversão: 9.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bela materia mas nao sou muito fan deste tipo de jogo

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo parece ser muito bom, mas ele no Ds iria ser bem melhor. Ele tem a cara do Ds.

    ResponderExcluir
  3. Foi meu primeiro jogo de WiiWare! Apesar de curto, Lost Winds é excelente! Aguardo a sequência.

    ResponderExcluir
  4. Acabo de ler uma resenha sobre Lost Winds e tenho que concordar com o autor, Frederico Araújo, do Start Select. Lost Winds é sim um dos melhores títulos para Wii. Senão o melhor. A Frontier conseguiu usar bem a mecânica do Wii, aliar isso a uma jogabilidade confortável e, principalmente, um título do Wii Ware que dá aula de como se fazer um jogo aos títulos produzidos para as mídias físicas.

    Não dá pra aturar esse discurso de que o Wii não tem poder para rodar jogos de porte. Um jogo com a qualidade de Lost Winds comprova que, se não é um PS3, é no mínimo muito melhor que o Game Cube e PS2.

    ResponderExcluir
  5. Também gostei. Wii Ware tá cheio de jogos legais, adorei o Final Fantasy IV The After Years, o Castlevania Rebirth, aliás os 3 Rebirth são legais, e é claro o Megaman 9 e o recente Excite Bike

    ResponderExcluir
  6. Foi o primeiro jogo que comprei no WiiWare. Achei mto fofo e ainda nem zerei. Valeu a pena pelo preço :)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google