Jogamos

Análise: Super Mario Galaxy (Wii)

Games são lançados todos os dias. Na maioria das vezes, vários no mesmo dia. Dezenas na mesma semana. Mas são poucos os lançamentos que co... (por Gustavo Assumpção em 03/05/2009, via Nintendo Blast)

Wii_Super_Mario_Galaxy_logo

Wii_Super_Mario_Galaxy_MariGames são lançados todos os dias. Na maioria das vezes, vários no mesmo dia. Dezenas na mesma semana. Mas são poucos os lançamentos que conseguem realizar o feito de serem imperdíveis. A série Mario é uma das poucas que, em seus mais de 20 anos, consegue enquadrar cada novo game nessa última categoria. Foi assim com Super Mario World, Super Mario 64, Super Mario Sunshine… E é lógico que o game mais recente da série principal não foge da escrita. Galaxy era inicialmente um game para o lançamento do Wii. Um atraso de um ano colocou o game nas lojas apenas no finzinho de 2007. Mas, mesmo com o atraso e após quase dois anos nas lojas, Galaxy ainda é o melhor game do Wii.

De planeta em planeta desvendando a galáxia

Em Galaxy, Mario deve viajar de planeta em planeta para conseguir as famosas estrelas. São 112 no total, espalhadas por astros de todos os Super-Mario-Galaxy-Wii-06.thumbtamanhos, desde imensos corpos celestes até pequenos planetóides. Para terminar o game são necessárias 60 estrelas, número fácil de ser adquirido e que pode ser conseguida em no máximo 10 horas de jogo. Já conseguir todas as 112 leva tempo e exige bastante dedicação.

O grande trunfo de Galaxy é a sua riquíssima ambientação e sua maravilhosa interação com a jogabilidade. Mario nunca antes foi tão complexo e ao mesmo tempo tão criativo. Viajar pela galáxia enfrentando inimigos, recolhendo estrelas e derrotando chefões não soa forçado ou repetitivo em momento algum, graças ao zelo da equipe de Super-Mario-Galaxy-Wii-13.thumbdesenvolvimento de colocar elementos novos em cada momento ou novo planeta.


  Outro ponto merecedor de elogios é a influência da gravidade na jogabilidade. Pode parecer estranho no começo, mas é uma das idéias mais fortes e inteligentes dos últimos anos em games de plataforma. A influência nos controles é algumas vezes mais sutil, outras vezes mais incisiva, mas sempre surpreendendo o jogador e criando um desafio a mais.


Super-Mario-Galaxy-Wii-08.thumbO design das fases e dos puzzles são impressionantes. Os ambientes são diversificados, sendo alguns mais sérios e outros mais fantasiosos. As estrelas sempre estão escondidas em algum lugar não óbvio, de forma que obriga o jogador a descobrir uma nova habilidade para conseguir localizar e ter suecsso no estágio.

Só não faço mel

Outro grande destaque é volta dos itens de transformação. Depois de Sunshine, onde apenas o FLUDD recebia updates, em Galaxy Mario pode ganhar diversas habilidades. (Spoiler) Flor de fogo, Boo Mario e Bee Mario estão entre as possibilidades, além do já clássico cogumelo, que dessa vez não faz ele crescer de tamanho, mas aumenta a energia do personagem de três para seis pontos.


Não quero estragar a surpresa, mais ver o Mario vestido de abelhinha e Super-Mario-Galaxy-Wii-14.thumbo controlar dessa forma, é no mínimo hilário. E não pense que essas habilidades são adquiridas a toa ou por capricho. Todas elas devem ser usadas em momentos chave, seja para conseguir uma estrela ou derrotar um chefe.

Visuais de nova geração

Não tem como dizer outra coisa. Super Mario Galaxy é o game mais bonito do Wii, rivalizando com alguns games de outros consoles da nova geração. Cada cenário foi construído com uma riqueza fabulosa de detalhes que Super-Mario-Galaxy-Wii-17.thumbsurpreende até mesmo o jogador mais descrente.


Cada cor foi utilizada com perfeição, proporcionando uma agradável visão aos olhos do jogador. O vermelho das áreas de fogo, o verde dos campos estão em tons que não cansam a visão e proporcionam um design artístico fabuloso, digno dos melhores já feitos não só pela Nintendo, como na historia do mundo dos games. Outro fator que impressiona são os efeitos de luz precisos, bonitos e bem trabalhados. Impressiona.


Super-Mario-Galaxy-Wii-18.thumbOutro destaque é o tamanho dos cenários. Eles são imensos, com possibilidades variadas, dando a sensação ao jogador de que ele pode alcançar qualquer local de qualquer forma que ele pode imaginar.
As cut scenes também surpreendem. São muito bem construídas, artisticamente perfeitas. Efeitos de água, fumaça e partícula também são perfeitos. Um visual sem dúvida irrepreensível.

A melhor trilha sonora da série

Não tem jeito. Em todo Mario que é lançado, sua trilha sonora fica na Super-Mario-Galaxy-Wii-19.thumbnossa cabeça. E com Galaxy não é diferente. Cada canção, efeito, voz, foi colocada de maneira simplesmente sem comparação, até mesmo com outros games da Nintendo.


As canções mesclam criações inteiramente novas com recriações de sucessos da série. Algumas ganharam um ar mais eletrônico, o que combina perfeitamente com o estilo espacial do game. Outro destaque é o som que sai do Remote. Se em Zelda, isso já era fantástico, imagine agora escutar o barulhinho no controle para cada moeda que você adquirir. A sensação de imersão é tamanha que você vai pensar como pode os outros videogames não terem esse recurso em seus joysticks.

Jogabilidade nota 10

Sem dúvida alguma, a Nintendo conseguiu o que parecia uma utopia: fazer uma jogabilidade que se adapta a todos os tipos de jogadores, desde os mais hardcore aos mais casuais.
Super-Mario-Galaxy-Wii-25.thumbO jogador movimenta Mario com o Nunchuk, centraliza a câmera com o botão C, agacha com o Z e pula com o A. Mas a grande novidade presente no game acontece quando se aponta o Remote para a tela: um cursor em forma de estrela é controlado e pode varrer os cenários em busca de itens. A adaptação não é imediata, mas com o tempo se torna mais uma adição inovadora e divertida.

Assim como nos demais games da série estão disponíveis o pulo duplo e triplo e outras ações como nadar e escalar, realizadas de maneira simples e natural, não necessitando de grandes habilidades. Somando a idéia de ser surpreendido pela inversão dos controles, maior ou menor sensibilidade nos movimentos e tantos outros truques, engrandece muito o desafio. É uma jogabilidade ao mesmo tempo precisa e extremamente simples sem necessitar de grande domínio dos controles – mas quem o tiver se dará melhor é óbvio.

Menores, mas não menos importantes

Galaxy é um game tão complexo que oferece muitas possibilidades, e possui muitos pequenos detalhes brilhantes. Alguns personagens da série, cSuper-Mario-Galaxy-Wii-29.thumbomo por exemplo Goomba e Magikoopa, voltam com papéis importantes na história, além claro do seu habitual carisma.
O modo cooperativo presente no game não é da maneira que gostaríamos que fosse. Ao invés de controlar um novo personagem, o segundo jogador controla mais um cursor com o Remote. É estranho e esse esquema não funciona muito bem, infelizmente.
A dificuldade é talvez o grande problema de Galaxy. Conseguir todas as estrelas é desafiante, mas não difícil. Talvez seja parte da estratégia da Nintendo de abranger um público maior. A batalha final também não é lá muito complicada para quem já pegou o jeito. Mas nada que comprometa o andamento do jogo.

O game do Wii

Não tem jeito. Super Mario Galaxy é o melhor game do Wii. Bonito, divertido, inovador, surpreendente. Para quem não tem o console da Nintendo, é por si só um motivo para ter um. Quem procura uma grande game precisa jogar. Galaxy colocou os demais games do         gênero em um nível abaixo. E entrou sim para o seleto grupo dos melhores de todos os tempos. Se todos os games tivessem o capricho e o acabamento que Galaxy tem e proporcionasse o prazer que ele proporciona, o Wii seria o console perfeito. Só duas palavras: Jogue agora.

Super Mario Galaxy – Wii – Nota Final: 10

Gráficos: 10 Som: 10 Jogabilidade: 10 Diversão: 10


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O melhor jogo do mundo e ponto final.
    Pena que ainda não tenho um Wii.

    ResponderExcluir
  2. Já li vários reviews sobre esse jogo e assisti várias compilações de vídeo que instigam a qualquer fã da franquia a jogá-lo. É pena eu não ter um Wii, mas tenho certeza que se um dia o tiver, Galaxy vai ser um dos primeiros jogos que comprarei.

    ResponderExcluir
  3. Pois faça isso. Ele proporciona uma das melhores experiências que os videogames podem oferecer.

    ResponderExcluir
  4. Com toda justiça, o melhor game de Wii até o momento. Um espetáculo de gráficos, som, diversão e jogabilidade. Um jogo que já nasceu épico.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico! Esse jogo renova a experiência de jogar videogame, meus amigos.

    Isso não é só um jogo. É arte! Pra jogar e fruir!

    ResponderExcluir
  6. tenho o mario galaxy, o bom desse jogo é que seu objetivo não é apenas chegar no ultimo chefão e ganhar dele e pronto, o melhor é que o jogo não acaba enquanto vc não zera 100% com Mario e com o Luigi.
    ao contrario dos outros jogos do Mario nesse quando vc pega as 120 estrelas com Mario e Luigi vc habilita um estagio para pegar a estrela #121, até serão boas horas de jogo.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim foi um Super Mario 64 2. Me lembrei de quando tinha 5 anos fazendo acrobacias com o Mario, até uso aqles pulos apeloes. Muito Bom esse jogo!

    ResponderExcluir
  8. DESCULPE A BURRICE MAIS É QUE GANHEI UM WII AGORA E NÃO CONSIGO SAIR DO PRIMEIRO PLANENTA TEM ALGUM LUGAR QUE ME DE DICAS DE COMO PASSAR POR CADA FASE AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  9. Nossa é treta começar a passar tudo de novo com o Luigi. O bom é que ele é mais apelão.

    ResponderExcluir
  10. Um dos melhores marios que ja joguei, ja zerei=x

    ResponderExcluir
  11. É o primeiro jogo que já jogei que consegue ser facil e dificil ao mesmo tempo! É seus chefes são fáceis, o dificil é que só tem 3 partes de vida, para quem está acostumado com as 8 do 64!
    Por isso que ele é O MELHOR de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  12. ALGUÉM PODE ME AJUDAR? ESTOU COM UMA DUVIDA...

    NAO CONSIGO PASSAR A FASE QUE ELE TEM QUE IR NO ESTACIONAMENTO ENCONTRAR OS TOADS.... O QUE EU TENHO QUE FAZER LÁ???

    OBRIGADO, AGUARDO UMA RESPOSTA O MAIS BREVE POSSIVEL ! :)

    ResponderExcluir
  13. minha tia joga ela ja pegou todas as estrela mas ainda nao da pra salvar por q ta faltando uma ela tem cento e vinte e dois parece e nao consegue achar o resto oq ela faz :-/

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente REVOLUCIONÁRI!!!!!!!!!!!!:D :D :D

    ResponderExcluir
  15. onde esta a estrela escondida no nivel da galaxia da q tem um mar

    ResponderExcluir
  16. Gostei, boa análise! Ah, outra coisa que achei legal desse jogo foi a música do Bowser (Koopa) a + linda! lol

    ResponderExcluir
  17. achei a nota muito alta para o jogo

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google