Vem aí

Especial: Conheça Scribblenauts, o game que ownou os medalhões na E3

Qual game fez mais sucesso na E3 2009? Garanto que você pensou em Mario Galaxy 2, Metroid: Other M, Uncharted 2 e até mesmo em algum Me... (por Gustavo Assumpção em 15/06/2009, via Nintendo Blast)

scribblenautslogo22009

Qual game fez mais sucesso na E3 2009? Garanto que você pensou em Mario Galaxy 2, Metroid: Other M, Uncharted 2 e até mesmo em algum Metal Gear Solid… Pois saiba que nessa E3 um game independente, inovador, simples, mas muito ousado e ambicioso, roubou a cena e foi eleito por IGN, Gamespot e GameSpy como o melhor game da feira. Quer saber o nome dele? Muito prazer, conheça agora Scribblenauts.

  • Os escrevenautas

Scribblenauts é apenas o terceiro projeto para consoles da 5th Cell, um time novato fundado em 2003 pelo designer Jeremias Slaczka. Jeremias foi recentemente apontado pela revista EDGE como um dos 100 mais importantes designers da atualidade. Entre os projetos criados pela empresa estão dois sucessos: Drawn to Life de 2007 e Lock´s Quest de 2008, dois inventivos e elogiados games do Nintendo DS.

a_med_SCRIB14a.bmpO desenvolvimento do game se iniciou mesmo no segundo trimestre de 2007, a equipe á havia praticamente finalizado o projeto Lock´s Quest. A idéia partiu da inspiração do próprio Jeremias, mas quase foi paralisada por ele próprio desconfiar ser impossível desenvolver um game com as possibilidades que ele pensou. Foi então que o diretor técnico da equipe, Marius Fahlbusch, aceitou o desafio e entrou de cabeça no projeto.

ss_preview_ScribScreen01.PNGO game foi criado em cima de uma nova engine que vem sendo chamada de "Objectnaut". Por meio dela, cada objeto é dado como um conjunto de propriedades incluindo características físicas e possíveis interações com a situação e com o jogador (no caso específico, o herói principal). Dessa forma, foi possível a criação de centenas de dezenas de objetos interativos usando apenas esquemas de proporção matemática.

Mas você deve estar se perguntando: o que Scribblenauts tem de tão importante e ss_preview_ScribScreen10.PNGdiferente? Eu poderia responder de muitas maneiras. Mas acho que o principal diferencial dele se faz em seu esquema de jogo.

Apesar de ser tipicamente um side-scroller, o game tem toques de puzzles e até mesmo de estratégia. O jogador controla o herói Maxwell, o tal Scribblenaut do título, que tem como meta coletar itens chamados de Starites. Eles estão posicionados em locais aparentemente inacessíveis.. A mecânica de jogabilidade se enraíza em cima da possibilidade do herói convocar durante a jornada uma quantidade imensa de itens para que seja possível coletar os Starites. E você deve estar se perguntando como você convoca esses itens. Pois bem: basta você escrever o nome dele na tela sensível.       

  • Escreva qualquer coisa. O limite é a sua imaginação

ss_preview_ScribScreen04.PNGEsse esquema de poder convocar praticamente qualquer coisa bastando apenas escrever seu nome é tão ousada quanto as promessas que estão sendo feitas pela equipe. "As pessoas não escreverão nem a metade das coisas que existem no game, de tão obscuras que são", já disse Slaczka, o designer chefe.

Entre os exemplos claros de perceber a funcionalidade que o esquema proporciona está o esquema demonstrado no primeiro trailer oficial do game (confira no fim da postagem). Nele há a presença de um dos Starites em cima de uma árvore. Ao escrever ladder na tela de toque, imediatamente uma escada aparece no local e o jogador pode usá-la para alcançar o item. Se o jogador escreve football, uma bola de futebol americano é arremessada pelo herói e derruba o item do alto. A promessa dos produtores é que o jogador poderá escrever o nome de qualquer objeto (exceto marcas e palavras pornográficas) e ela terá um efeito no jogo. Duvida disso? Pois bem, o que foi apresentado até agora mostra que é sim, bem possível. Com a presença de uma espécie de dicionário de homônimos e um corretor ortográfico (!), possíveis problemas de escrita e entendimento serão resolvidos, contribuindo para o dinamismo.

Inicialmente, o game teria 100 níveis diferentes, cada um com particularidades e objetivos específicos também diferentes. Mas na E3 a produtora já falou em ampliar para 220 o número de fases. Em algumas dessas existem restrições para que os objetivos sejam cumpridos. Por exemplo: “Colete o Starite usando apenas três objetos” ou então “Colete o Starite sem convocar qualquer tipo de arma”. Esses dois exemplos são apenas a ponta do iceberg que os desafios proporcionam. Cada fase ainda possui um marcador de tempo, não limitante, mas com o objetivo de ampliar o desafio.

  • Artisticamente impactante… e carismático!

ss_preview_ScribScreen09.PNGO estilo visual adotado em Scribblenauts parece uma evolução do que foi empregado em Drawn to Life, com a diferença grande de que aqui ele parece bem melhor animado e trabalhado. O herói principal é um dos mais carismáticos dos últimos tempos. A Fluência da interação entre os objetos, o herói e os cenários é impactante.

Outro ponto interessante é que a trilha sonora e o design em si dos locais, objetos e o desenrolar em si da jornada lembram um desenho animado, inocente, daqueles que faziam muito sucesso antes da linguagem do videoclipe invadir o processo de fabricação dos desenhos. Há até toques de stop-motion.

  • Domínio na E3 2009

Como há muito tempo não acontecia, Scribblenauts foi o maior destaque individual da E3, que aconteceu no início do mês em Los Angeles. Para IGN, Gamespot e GamSpy ele foi eleito o “Game do Show”. O 1UP deu o título a ele de “Mais inovador”. X-Play o premiou como "Melhor Jogo Original" e "Melhor Jogo Portátil". Sem dúvida alguma, Scribblenauts é o projeto mais ambicioso desse ano. Isso principalmente pelo que ele promete ser: um game onde o que mais importa é a imaginação do jogador pra vencer os desafios. Fique de olho para não perder um dos games mais interessantes já criados. O lançamento está marcado para setembro.

scribblenauts-20090615060345371


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. No início eu pensei que a IGN e Gamespot haviam pirado, mas agora que li isso, entendi o porquê.

    Esse é um que eu vou esperar com prazer.

    ResponderExcluir
  2. Pena q/ se a gente escrever PIKACHU, MARIO ou LINK, eles não aparecem pra ajudar...

    ResponderExcluir
  3. ueaheaeuaehaue seria no mínimo estranho chamar o Pikachu lá.

    ResponderExcluir
  4. Legal também é que o game terá suporte em português, sendo acessível a 100% dos donos de DS do Brasil...

    ResponderExcluir
  5. Um jogão! Genial... Tem um trailer em que o cara chama Deus, skate e uma shotgun. Então Deus, no skate e com a shotgun, enfrenta um monstro estranho lá. Penas que os dois morrem no final...

    Patrick, conta mais sobre a versão em português do jogo? Quem vai fazer a localização? Estou faminto por notícias à respeito.

    Pra esse eu entro de cabeça numa campanha pra comprar o original. Imagina se vender bem por aqui? Seria um grande passo pra nosso mercado. As empresas percebendo que compensa traduzir um jogo para nosso português... Um sonho...

    ResponderExcluir
  6. Não sei se será no nosso português, mais será em português pela própria Warner.

    http://jogos.uol.com.br/ds/ultnot/2009/05/05/ult4096u691.jhtm

    ResponderExcluir
  7. O que será que acontece se a gente escrever Yoshi? :D

    ResponderExcluir
  8. Pois é Lucas, fico imaginando as surpresas que eles deverão colocar para palavras que certamente muita gente vai botar só pra ver o que acontece... :))

    ResponderExcluir
  9. Se você colocar Yoshi deve aparecer um dinossauro verde.
    rsrs

    ResponderExcluir
  10. Antes deste post eu nõ tinha a menor idéia de que jogo era esse.
    por culpa desse post vou ter que juntar dinheiro para comprar o jogo.
    ashuahsa

    ResponderExcluir
  11. Esse jogo eh ....Sensacional, muito divertido, eh um dos melhores jogos ja criados com certeza. ;)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google