Jogamos

Análise: Okami (Wii)

Okami é um jogo de ação/aventura desenvolvido pela Ready at Dawn e lançado pela Capcom no começo de 2008 para o Wii. Raras são as ocasiõ... (por Filipe Gatti em 19/01/2010, via Nintendo Blast)

okami_box Okami é um jogo de ação/aventura desenvolvido pela Ready at Dawn e lançado pela Capcom no começo de 2008 para o Wii. Raras são as ocasiões onde um título consegue competir de igual para igual com Zelda, e essa é uma delas. Okami foi originalmente desenvolvido para o PlayStation 2 em 2006 e, após os pedidos dos fãs, a Capcom resolveu trazê-lo ao Wii.

Neste jogo você tem o controle da Deusa do Sol, Okami Amaterasu, uma loba que utiliza de seus poderes divinos e o místico Pincel Celestial no intuito de derrotar o terrível Orochi, um mal que habita a região do Japão.

  • Similar ao Zelda?

Por ser um título de aventura, é praticamente automática a comparação com Zelda. Ele utiliza da mesma concepção da série da Nintendo: um extenso mundo para ser explorado que contém vilarejos, dungeons e cidades. Você controla Okami desde o começo e aos poucos vai recuperando suas técnicas com o Pincel Celestial. Há total liberdade: você pode escolher entre ficar vagando pelo mundo, ou batalhar contra inimigos em dungeons para juntar dinheiro e comprar itens raros.okami_1

Porém, como qualquer aventura, nem todas as áreas são acessíveis logo de início, então será necessário prosseguir o fluxo normal da história para ter acesso à novas regiões e, é claro, conseguir itens e armas melhores que ajudarão no decorrer da trama.

Como em Zelda, as dungeons têm sempre o mesmo funcionamento: completar os puzzles para obter a chave que leva à sala do chefão, e então derrotá-lo.
Junto à saga para expulsar Orochi, há várias missões para serem cumpridas em paralelo que lhe trarão boas recompensas. Por exemplo, algumas apresentarão uma lista de monstros que devem ser aniquilados; outras deve-se simplesmente alimentar animais na floresta. Esse tipo de situação gera uma distração da história principal do jogo para que você não precise se apressar, e possa aproveitar tudo que é oferecido.

  • Seja um artista

Uma das características que colocam essa aventura acima das demais são os gráficos e traços que lembram o Japão antigo. O jogo inteiro parece uma okami_2pintura e, ao apertar o botão B, você pode literalmente pintar o cenário para conseguir executar várias ações diferentes. Inicialmente nota-se poucas utilidades para isso. Mas não demora muito tempo para ver que há outras funções para o Pincel Celestial, como criar torres de água, redemoinhos de vento, atacar monstros e até mesmo diminuir o fluxo de tempo - tudo utilizado tanto para derrotar os inimigos como para desvendar os puzzles que são encontrados pelo mundo.

Alguns desenhos são bem difíceis de serem realizados, e é possível notar que nem sempre o WiiMote responde da forma esperada, forçando-o a tentar várias vezes uma mesma pintura, principalmente quando há vários círculos para serem desenhados.

  • Quem se importa com foto-realismo?

Os gráficos de Okami são espetaculares. A coloração e cel-shading da água beira num realismo que poucas vezes presenciei, mesmo em consoles que suportam gráficos melhores que o do Wii. O mundo em que a história se passa é muito bonito, da mesma forma que são as cut scenes durante a utilização das técnicas do Pincel. A caracterização do design Japonês se encaixa perfeitamente com o enredo, além de ser excêntrico. Uma menção em especial para a representação de Amaterasu no fim do jogo.

  • Trilha sonora e comentários finais

okami_3 Okami se saiu bem na trilha sonora. Certamente não tem nada de muito especial, mas a simplicidade combinada com o estilo do jogo acabou dando muito certo. Tão certo que acabou rendendo o prêmio de Melhor Música no BAFTA Video Games Award de 2008

O único problema que presenciei é o fato de que, ocasionalmente, os movimentos executados com o WiiMote não são reconhecidos. Mas fora isso, não vejo nenhum contra.

Infelizmente não foram muitas pessoas que compraram Okami para o PS2, e não podemos dizer que ele foi campeão de vendas agora nesse relançamento. O que é uma pena, pois estão perdendo um dos melhores jogos de aventura já feitos para o Wii, principalmente por não ter sido desenvolvido pela Nintendo. Okami é, certamente, uma obra prima que merece ser usufruída.

okami_4 okami_5

okami_6 okami_7

Okami - Wii - Nota final: 8,5
Gráficos: 9 | Som: 8 | Jogabilidade: 8 | Diversão: 9


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima análise! Quem gosta de Zelda (especialmente Twilight Princess) não pode deixar de jogar esse game.

    Arrisco dizer que ele é ainda mais interessante do que a famosa série da Nintendo e certamente um dos melhores títulos já feitos na história.

    Não vejo a hora de brincar com Amaterasu criança em Okamiden (existe personagem mais fofo do que aquele? Existe?! hahaha).

    ResponderExcluir
  2. Adoro Okami. Acho um game mágico, surprendente, encantador. É difícil justificar de onde veio tanta inspiração...

    E parabéns pela análise Mestre Fil!

    ResponderExcluir
  3. 8,5? Pro melhor jogo do PS2? :(

    ResponderExcluir
  4. Concordo como Pellicano, um dos meus jogos favoritos sem dúvidas. Mas ainda tenho uma dúvida. Amaterasu é uma deusA, certo? Tem lugares que dizem que ela é um deus.

    ResponderExcluir
  5. Ficou uma dúvidinha, é o mesmo jogo do Playstation 2? O Wii remote pode ser usado o tempo todo ou só na hora de pintar?

    ResponderExcluir
  6. Também me arrisco a dizer que Okami consegue ser mais interessante que Zelda, mesmo se inspirando na série da Nintendo. A ideia do pincel celestial é muito boa, além de se encaixar perfeitamente com o conceito do jogo ela ganha um dinamismo e uma capacidade de imergir o jogador com wiimote de uma maneira impossível de ser imaginada em um controle convencional.

    Além disso andamento do jogo tem um frescor, não é uma estrutura tão amarrada às dungeons como em Zelda.

    E pra finalizar, o fato de vc ser um deus e sair por ai fazendo milagres é muito inspirador. Que sensação boa que dá ajudar um personagem fazendo o vento mover um moinho, que sensação boa que dá florecer uma árvore... Esse jogo é demais, daqueles que raros que conseguiu me deixar triste quando terminei, e olha que a jornada não é curta. Merece 10.

    @ Guston
    O wiimote é usado de maneira semelhante no jogo como em Twilight Princess, fazendo a Amaterasu atacar. O nunchuk também é usado, mas tenho certeza que após umas duas tentativas vc vai ver que de nada vale uma boa ideia se ela não é bem executada xD

    ResponderExcluir
  7. Sério num tem como okami ser comparado com zelda, o lobo é a deusa do sol e num pode fazer ele cair sobre seus inimigos matando mais facilmente, o jogo é bom mas num é isso tudo o 8,5 foi bem dado...

    ResponderExcluir
  8. acho q 8,5 e uma nota muito baixa pra mim pelo menos um 9 pois e um jogo muito bonito.

    ResponderExcluir
  9. "Você controla Okami..."

    Não seria Amaterasu?;)

    Okami é uma obra de arte mesmo. O estilo gráfico utilizado combinou muito com o jogo, e tudo o que você faz nele. Eu gostei do jogo, mas não é dos meus favoritos, joguei a versão de PS2 logo que peguei o console, e tive coisa melhor pra jogar.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou mais um Felizardo de Okami! :D
    Pra mim pareceu realmente ser mais um jogo dos criadores de zelda. Recomendo pra quem não jogou Okami ainda,e está ansioso pelo novo Zelda.
    Procurar as árvores,novas artes,voltar ao passado,entrar numa arca de milhares de anos...Aventura ao extremo!!!
    Adorei esse jogo e recomendo também!!!

    ResponderExcluir
  11. @Lucas
    8,5 pra um ótimo jogo de Wii ;)
    se a análise fosse para PS2, seria feita uma contagem de pontos diferente.

    @Icaro94
    Amaterasu é uma Deusa, é uma Loba.

    @Rafael Highwind
    Na verdade, Okami (大神) significa literalmente "Grande Deus", ou "Lobo" se for escrito com o kanji 狼. Em qualquer um dos casos, Amaterasu é o nome próprio dado à Loba ou Deusa (Okami), então controlar Okami está correto.

    ResponderExcluir
  12. Okami é simplesmente perfeito!A arte do jogo é simplesmente maravilhosa,e se juntarmos isso com a trilha sonora esplêndida e a jogabilidade engenhosa,temos um ótimo jogo.
    Apesar de o jogo beber um pouco demais da fonte de Zelda,não deixa de ser muito bom.Para quem está no aguardo de Zelda Wii e quer algo similar a Zelda pra jogar,recomendo :D

    ResponderExcluir
  13. @ Filipe Gatti

    Ah sim, não sabia disso. Sempre ouvi falarem só "Amaterasu" como nome do personagem principal, não sabia dessa, valeu por informar! xD

    ResponderExcluir
  14. Otimo game , terei tempo agora para salva-lo, e me deliciar desta obra prima.

    ResponderExcluir
  15. O audio do jogo estragou toda minha vontade de jogar esse jogo sinceramente ._.

    ResponderExcluir
  16. Detalhe: Para quem não entendeu a história, "Okami" e "Amaterasu" é o mesmo personagem...
    Ou seja, o nome completo da deusa é: "Okami Amaterasu"...

    Cultura... A gente vê por aqui ^^

    ResponderExcluir
  17. vai tomar no cu, Vinicius!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google