Game Music

A importância da música nos games

Segundo Janet Murray, no livro Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço , nas décadas de 70 e 80 as pessoas viam os video... (por Anônimo em 15/03/2010, via Nintendo Blast)

Segundo Janet Murray, no livro Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço, nas décadas de 70 e 80 as pessoas viam os videogames como algo diabólico, porque eles adicionaram interatividade ao encantamento sensorial da visão, do som e do movimento. Muitos condenaram a estimulação fácil dos jogos, achavam que eram viciantes e que poderiam representar o abandono dos livros. Porém, essa visão “apocalíptica” acabou não se confirmando e atualmente os videogames estão ganhando cada vez mais relevância no universo audiovisual. Cursos, palestras, eventos, seminários e pesquisas já começam a analisar essa mídia como algo além de um “brinquedo para crianças”. Não podemos ignorar ou deixar de considerar todo o aprimoramento visual, sonoro e conceitual pelo qual os games vêm passando, conforme afirma Lucas Felipe Haeser, em sua monografia Hipergames: O Videogame entre a Hipermídia e o Entretenimento. Também não podemos desconsiderar o trabalho dos compositores e negar o efeito que as músicas têm nas nossas consciências.

A trilha sonora é de extrema importância em um jogo e possui várias funções, de acordo com Karen Collins. Em games como Super Mario Bros., por exemplo, é quase impossível jogar sem som, pois diversos sinais são dados ao longo do game através do áudio. Já os jogos de consoles portáteis, como o GameBoy, o Nintendo DS ou o PlayStation Portable não podem ter esse tipo de trilha, uma vez que se pressupõe que eles podem ser jogados sem som, em locais públicos, por exemplo. Para muitos jogadores até é possível jogar um jogo sem som, mas a experiência seria desestimulante.

Zachary Nathan Whalen, em sua tese Play Along: video game music as metaphor and metonymy traz dois termos da linguística para descrever duas funções-chave da game music: metáfora e metonímia. A função metafórica é a que proporciona uma sensação de espaço, caracterização e atmosfera em um jogo. É a música de fundo ou que representa certo ambiente (dia ensolarado, caverna escura, etc). Já a função metonímica é a que mantém a estrutura sintática do jogo, obrigando o jogador a progredir na narrativa do jogo. Como exemplo, temos as músicas que sinalizam para o jogador quando o inimigo se aproxima. Analisando estas funções, podemos perceber que a trilha sonora dos videogames não serve mais apenas como “plano de fundo” de um game. Cada canção, cada efeito sonoro, está em seu lugar, cumprindo sua função de ambientar o jogo e tornar a experiência mais realista.
A trilha sonora de um jogo não influencia diretamente em sua popularidade, mas é preciso que haja um equilíbrio com a jogabilidade para que ele possa ser considerado bom, logo, para que se torne popular.

A música para videogames tem ganhado tanta importância que prêmios foram criados a fim de homenagear os músicos pela qualidade de suas composições nos jogos. O compositor da trilha de Diablo, Matt Uelmen, por exemplo, foi vencedor do prêmio de excelência em áudio, concedido pela IGDA (International Game Developers Association) pelo seu trabalho no game citado. Também existe o G.A.N.G. Awards, criado pela G.A.N.G. (Game Audio Networking Guild), organização destinada a unir e ajudar os compositores de game music através de capacitação, recursos para a educação, negócios, questões técnicas, publicidade e reconhecimento. Todo ano (em março) ela premia diversas categorias relacionadas à música e efeitos sonoros do mundo dos games como música do ano, sound design do ano, áudio do ano, melhor trilha interativa, melhor diálogo, melhor áudio cinematográfico, melhor gravação de performance ao vivo e outras.

Ainda existem o Interactive Achievement Awards (categorias Outstanding Achievement in Original Music Composition, Outstanding Achievement in Soundtrack, e Outstanding Achievement in Sound Design); MTV Video Music Awards (categorias Best Video Game Soundtrack e Best Video Game Score), que só durou de 2004 a 2006; British Academy Video Games Awards (categorias variam com o ano) e Game Developers Choice Awards (categoria Best Audio).

E aí, convencidos de que a música desempenha um papel muito importante nos jogos? Deixem suas opiniões!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pra mim nunca existiu dúvidas de que a música nos games é essencial!:D

    Já citei esses exemplos anteriormente, mas acho que vale a pena cita-los de novo. Quem já não apreciou músicas de jogos como Mario, Donkey Kong, Sonic ou Megaman? Ou ainda trilhas de RPGs como Final Fantasy ou Zelda? Ou trilhas mais como as de Tony Hawnk ou Need For Speed? Não tem como, a música trás todo um contraste nos games que pra muitos como eu é difícil explicar com palavras!:D

    Tambem já não consigo jogar um jogo sem ouvir sua música! No máximo deixar mudo o som do jogo, mas ouvindo musica seja de algum CD, rádio, etc. Mas com certeza pra mim não é a mesma coisa. Posso até não saber definir, mas a música em um jogo é quase como se desse forma a alma dele ( acho que dá pra entender )!:D

    Quando eu estiver trabalhando com games ( um de meus sonhos :D )com certeza quero participar da produção das músicas, e é claro, de todo o resto!:D

    Mais uma vez, valeu Camila! Adoro suas matérias sobre música! E pode ter certeza que mesmo que alguem não saiba dizer a importancia da música nos games, essa pessoa tambem é capaz de senti-la!:D

    ResponderExcluir
  2. Essas músicas não são importantes apenas para os jogos eletrônicos, são parte da cultura musical e da sua evolução. Som vindo de chip? SID? ;)

    Composições do Nobuo Uematsu (http://en.wikipedia.org/wiki/Nobuo_Uematsu) são ensinadas em escolas, e vários temas de jogos são re-interpretados por diferentes artistas (http://www.youtube.com/watch?v=1SyJqAnofAw).

    Como ainda podem negligenciar esse tipo de música?

    E parabéns pelo post, Schäfer.

    ResponderExcluir
  3. Experimentem jogar Smash Bros. sem música LOL

    ResponderExcluir
  4. Concordo q as músicas são importantes!!!! Mesmo as limitadas musiquinhas dos consoles 8 bits são legais de escutar!!!

    Eu mesmo, tenho no meu PC uma pasta apenas para músicas de games (predominãncia das músicas da série Zelda, de composição do genial Koji Kondo, meu compositor favorito!!!! :))

    Mas a verdade é q, as vezes estou tão concentrado no jogo, q nem precebo a música rolando!!! :))

    ResponderExcluir
  5. Isso é verdade Suicune. Eu tbm muitas vezes jogo e parece que não estou prestando atenção na música. Mas depois de um tempo vc sempre acaba lembrando. É inconsciente, a música sempre fica na nossa mente (rimou! hehe).

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google