Top 10

Top 10: Jogos inesquecíveis da Disney no NES

Muitos comentários sobre Epic Mickey, Kingdom Hearts, dentre outros jogos atuais em que a Disney insere seus personagens. Mas saiba qu... (por Fabiano Naspolini em 09/03/2010, via Nintendo Blast)

top10_banner

Muitos comentários sobre Epic Mickey, Kingdom Hearts, dentre outros jogos atuais em que a Disney insere seus personagens. Mas saiba que esta fábrica de sonhos também foi temática de outros games no passado. No Nintendo Entertainment System (ou NES) veio uma leva de jogos eletrônicos publicados pela Capcom, munidos com aquela dificuldade hardcore dos tempos do Nintendinho. Escolhi 10 games que valem a pena serem conhecidos e jogados, mesmo alguns deles sendo razoáveis na diversão proporcionada. Vamos conhecer a lista em ordem de divertimento proporcionado na minha visão:

  • 10 – Aladdin

aladdin Agrabah corre perigo e Aladdin encontra-se em uma aventura no NES. Não vejo grande inovação aos jogos lançados na época, a não ser o fato da temática Disney Aladdin. Esta versão foi lançada a outras plataformas, mas com algumas alterações nas fases em si. Quem gosta desta história recomendo. Senão, confira o restante da lista e opte por outro jogo Disney a ser jogado.

  • 9 – The Little Mermaid

littlemermaid Ariel e uma aventura no fundo do mar é o que faltava aos jogos de NES Disney. O modo de navegação e de estrutura de níveis é semelhante aos outros, mas vale só pelo fato de poder nadar no fundo do mar. Este elemento diferente acabava não limitando o jogador a uma plataforma (chão). Aponto aqui como a escolha certeira da Disney em pegar este clássico e o transformar em jogo. Principalmente pela época que foi publicado. Surgiram outras versões de The Little Mermaid para outros consoles também.

  • 8 – Talespin

talespin As aventuras de Baloo em Talespin trouxe um elemento de controle diferente aos jogadores: avião e tiros. Lembra bastante jogos típicos de nave em terceira pessoa. Manteve a linha de níveis diversificados e chefões ao final da fase. Mas considero somente esta a relevância deste jogo. O resto coincide com as outras versões Disney lançadas. Pela mudança na forma de personagem controlado pelo jogador, eu recomendo que conheçam.

  • 7 – Adventures in the Magic Kingdom

MagicKingdom Este é um game bem diferente dos que foram lançados ao NES da Disney. Você é um menino que navega por todo o Magic Kingdom e realiza missões em cada atração do parque. Tem simuladores de naves interplanetárias, ilha dos piratas, tunel do terror, corridas e outros. Ele deu uma renovada no estilo de mecanismos do jogo da Disney, mas o achava um pouco frustrante no desafio proporcionado. Mesmo assim, vale a pena conhecer só pela ideia de pegar o parque e o inserir em um game.

  • 6 – Chip’n Dale Rescue Rangers 2

chipdale2 Chip e Dale estão em mais uma continuação com os defensores da lei. A aventura manteve a mesma fórmula do primeiro em termos de dinâmica e diversão proporcionada. Particularmente esperava mais novidades nesta versão, mas pouco vi além de novos cenários e fases. Mesmo assim o considero bom e um jogo bem rapidinho para fechar.

  • 5 – DuckTales 2

ducktales2 Os caçadores de aventura fizeram tanto sucesso no NES que lançaram uma continuação. Esta nova versão manteve a linha do primeiro DuckTales, porém com novos cenários e destinos. Considero bom, pois também acho que deviam ter mais elementos novos em relação ao primeiro (cenários esperamos que mude mesmo) para o avaliar como ótimo. Mas é um jogo que diverte por manter a mesma fórmula de sucesso da primeira versão.

  • 4 - Mickey Mousecapade

mickeycapade Considero este jogo por ter sido o primeiro da Disney a ser lançado ao NES. Ele possuía personagens interessantes (Malévola, Pete, Gato de Alice), além de 5 cenários diferentes. Você jogava com Mickey acompanhado de Minnie. A dinâmica do jogo era muito simples e os powerups e desafios eram desanimadores em alguns casos, pois eram absurdamente difíceis. Mas para o primeiro game foi uma boa iniciativa.

  • 3 - Darkwing Duck

darkwingduck Vamos encarar o perigo nesta aventura do herói pato da Disney. Havia as missões que o Capitão Boeing apontava para Darkwing Duck (pedidos de ajuda). Atendendo cada pedido e vencendo os chefões de cada fase, o pato cumpria suas missões ao longo do jogo. Era um jogo com a mesma fórmula de todos os outros da Disney, porém foi bem feito e com desafio balanceado. Trabalhou a ideia de se ter armas também, apesar que o arsenal não era muito variado. Conheçam!

  • 2 - Chip’n Dale Rescue Rangers

chipdale11 A primeira aventura dos defensores da lei no NES. Era um jogo onde você podia jogar com mais de um jogador, optando por Chip (Tico) ou Dale (Teco). Ao longo do caminho você contava com a ajuda da equipe toda: Zipper que lhe dava invencibilidade temporária, Monterey Jack que abria passagens e outros. Ao final, era hora de adentrar as fábricas do grande vilão Gatão e vencê-lo. Um jogo rápido de jogar, porém divertido, principalmente por introduzir um modo 2 jogadores.

  • 1 – DuckTales

ducktales O primeiro DuckTales foi sim um grande game. Controlando Tio Patinhas, o jogador podia viajar em busca de tesouros perdidos na Transilvânia, no Himalaia, na Lua dentre outros lugares. O desafio do jogo era balanceado e podia contar com a ajuda dos sobrinhos do Tio Patinhas, Robô Pato, Capitão Boeing, etc. Os chefões e fases também foram bem trabalhados, além de algumas passagens secretas, estas dando aquele toque de caçador de aventura mesmo. Recomendo fortemente!

A Disney teve uma época boa no NES, em alguns outros consoles também. Depois, teve uma recaída na minha opinião com jogos medianos e alguns poucos bons. Atualmente, ela retomou sua posição de games ótimos e está com grandes promessas. Ao jogos antigos, fica só a nossa saudade.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. bacana, gostei da lista, trazem boas lembranças, ducktales e aladin principalmente, jogava direto no snes, pena q vendi ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o Quackshot(http://en.wikipedia.org/wiki/Quackshot)
    barra todos. Mesmo assim, muito boa a lista.

    ResponderExcluir
  3. Darkwing Duck, Chip'n Dale e The Little Mermaid são jogos fundamentais no acervo do NES.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Fabiano! Ótima lista! Ainda tenho que jogar todos eles ( só joguei Duck Tales e Aladdin ):D

    ResponderExcluir
  5. Esse Alladin é de snes cara. No nes tem uma versão que é mais do que ruim

    ResponderExcluir
  6. Putz, não conheço nenhum desses (só o Aladin, mas como o amigo aí jah disse, esse q vc postou é do SNES)!!! Mas o SNES tbm tem ótimos jogos da Disney!!! Alguns eu jogo até hj!!!^^

    ResponderExcluir
  7. Só ressaltando, pessoal. Este Aladdin é mesmo do NES. Ele foi lançado para diversos consoles. Esta é a versão do nintendinho. Se vocês verem a versão SNES, vão perceber a diferença. Olhem:

    http://2.bp.blogspot.com/_nVmeMO-tc48/SmQSBh65WnI/AAAAAAAABws/AEmsoJZo924/s400/Aladdin_00002.jpg

    ResponderExcluir
  8. Dessa lista meus preferidos eram Aladdin e Ducktales. Só achei engraçado você mais dar alfinetadas do que falar bem dos jogos "inesquecíveis"! :P

    ResponderExcluir
  9. Tinha o da Bela e a Fera!!! Nunca passei da 1ª Fase!
    Aladdin era bão D+!

    ResponderExcluir
  10. NOSSA É MUITO DA HORA ESSES JOGOS

    ResponderExcluir
  11. O jog do Pateta era otima e tinha para dois o segundo player jogava com o max,e o jogo do Bonkers era super engarçado mais vc se esqueceu do mais importante o Disney Magical Quest 1,2,3....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google