Perfil

Perfil: Fox McCloud

Piloto, combatente, aventureiro e líder do esquadrão espacial mais famoso do universo. Este é Fox McCloud , o raposa-vermelha protagonista ... (por Filipe Gatti em 04/08/2010, via Nintendo Blast)

foxmccloud01 Piloto, combatente, aventureiro e líder do esquadrão espacial mais famoso do universo. Este é Fox McCloud, o raposa-vermelha protagonista de cinco jogos da Nintendo, o último sendo Star Fox Command, lançado em Agosto de 2006 para o DS. Já tem um tempo que não vemos Fox em novos títulos onde ele é o protagonista, mas nenhum tempo é o suficiente para esquecermos que nunca devemos desistir, e que devemos confiar em nossos instintos.

De acordo com o manual Japonês de Star Fox 64, Fox nasceu em Papetoon, 18 anos antes da guerra de Lylat. Devido a morte de sua mãe, ele passou boa parte de sua infância sendo criado por seu pai em Corneria. Após demonstrar logo cedo excelentes habilidades aéreas, ele se juntou à Academia de Voo de Corneria, na mesma época que Bill e Slippy Toad. Foi nessa época que também conheceu Falco Lombardi.

Não muito tempo depois, uma estranha atividade vinda do planeta Venom - onde o cientista Andross estava exilado - chamou a atenção do General Pepper, que definiu o responsável pela investigação James, o pai de Fox. Porém nem tudo ocorreu como esperado, e James foi supostamente assassinado por Andross.

Peppy Hare, que estava com James no incidente e conseguiu escapar, voltou para dar a notícia ao Fox. Levado pela emoção, ele decidiu sair da Academia para vingar seu pai, levando consigo Peppy, Falco e Slippy – eis que finalmente surge o esquadrão Star Fox.

Sua saga pelos cinco títulos da Nintendo

Untitled Juntos entraram em guerra contra Andross para derrotá-lo e salvar o Sistema Lylat, eventos que se passam no decorrer do primeiro jogo, Star Fox, lançado para o Super Nintendo em 1993. Em Star Fox 64, lançado em 1997 e sendo um remake do original de SNES, surge sua amizade com Bill Grey, e também a grande rivalidade com Wolf O’Donnel do esquadrão Star Wolf.

No fim, Fox fez questão de enfrentar Andross sozinho, mesmo que sob protesto de seus companheiros. Após a vitória, Andross ativa um sistema de auto-destruição no objetivo de levar Fox consigo, mas este é salvo por seu pai, que surge e o guia para fora da base, dizendo a famosa frase antes de desaparecer: “Nunca desista, confie nos seus instintos.”
Após este evento, o esquadrão Star Fox participou de muitas outras missões importantes que se passam em seus outros títulos.

foxmccloud06Cronologicamente, Star Fox Adventures, lançado para o GameCube em 2002, ocorre oito anos após os eventos de Star Fox 64, envolvendo a personagem Krystal com quem Fox cria um laço afetivo. Nesse jogo o nosso protagonista perde seu tom sério que é substituído por um perfil mais humorístisco e divertido. Tal característica foi recebida de forma mista pelos fãs, dividindo-os no grupo que gostou da mudança e dos que não foram a favor.

De qualquer forma, em Star Fox: Assault, lançado também para o GameCube em 2005, o protagonista volta com sua atitude mais séria e centrada, liderando o atual esquadrão de Star Fox consistido por Slippy, Falco, Krystal e Peppy, que neste momento já está aposentado e apenas guia o herói agindo como conselheiro.

Concluindo sua saga na história da Nintendo, Fox McCloud enfrenta a nova ameaça Anglar em Star Fox Command. O fim é marcado por diferentes finais dependendo do caminho do jogador, que passam desde Fox se aposentar e viver ao lado de Krystal, até se tornar um famoso corredor do G-Zero Grand Prix.

Outras aparições e curiosidades

Fox McCloud também faz sua aparição em todos os Super Smash Bros. lançados até o momento, tendo participação importante no modo Subspace Emissary de Super Smash Bros. Brawl de Wii.

Vale citar também que Fox seria o protagonista do cancelado Star Fox 2 de Super Nintendo. Apesar do jogo nunca ter sido lançado, não é nem um pouco difícil encontrá-lo pela internet, onde também são introduzidos dois novos personagens, Miyu e Fay, que nunca mais apareceram.

Entre as curiosidades, vale citar que na grande maioria dos jogos, se você perceber, os inimigos chamam o protagonista incorretamente de Star Fox, que na verdade é apenas o nome do esquadrão.
Além disso, apesar da rivalidade de Wolf e Fox, ambos compartilham de sobrenomes Gaélicos (O’Donnel e McCloud respectivamente), o que pode torná-los quase parentes se você é do tipo que gosta de teorias malucas.

foxmccloud03Fox é um dos personagens que mais mudou de dubladores. Em a versão Americana de Star Fox 64 foi dublada por Mike West, enquanto Shinobu Satōchi dublou a versão Japonesa. Satōchi também dublou o personagem em Super Smash Bros. tanto na versão Japonesa quanto na Americana, falando em inglês com o perceptível sotaque oriental.
Em Super Smash Bros. Melee e Star Fox Adventures, o dublador foi alterado para Steve Malpass. Os últimos dubladores foram Jim Walker e Kenji Nojima, responsáveis pelos seus respectivos idiomas nas vozes de Star Fox Assault e Super Smash Bros. Brawl.

Games em que está presente: Star Fox, Star Fox 64, Super Smash Bros., Star Fox Adventures, Star Fox: Assault, Super Smash Bros. Melee, Star Fox Command, Super Smash Bros. Brawl.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa...amei *-*

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Mendes22/08/2010, 10:26

    muito completo o seu post cara!!! fox é o cara! ou a raposa rsrs

    ResponderExcluir
  3. Fox é foda. Saudades dos tempos de Star Fox 64. Excelente Post!!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, o Link nao tem Meios de competir com o Fox.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google