Sakurai fala sobre o futuro do Wii e 3DS

(por Renato Perdiz Rodrigues em 02/08/2010, via Nintendo Blast)

Em entrevista ao site Computer and Video Games, Masahiro Sakurai falou sobre os consoles Wii e 3DS, entrando inclusive em um tópico que tem deixado muitos jogadores com um pé atrás: O efeito 3D do novo portátil da Nintendo causará dor nos olhos?
Confira os trechos mais interessantes abaixo.

CVG: Você teve alguma influência no desenvolvimento do 3DS?

Sakurai
: Eu fiz muitas sugestões desde os estágios iniciais. A Nintendo sempre solicitou a minha opinião e a de outras pessoas da companhia. Eu também recebi pedidos bem específicos do Sr. Iwata em relação ao visual ideal do console.

CVG: Com sua experiência, você pode nos dizer se usar o 3DS causa alguma dor nos olhos?

Sakurai: A tela do 3DS é muito bonita e consegue gerar bons efeitos. Com minha experiência de desenvolvimento, posso dizer que quando você tem muitos objetos voando na direção do jogador, a chance de dor nos olhos é maior. Então ao desenvolver meu jogo, estou usando objetos que vão na direção contrária, o que não gera a mesma reação.

CVG
: Como é a funcionalidade online de Kid Icarus?

Sakurai: A capacidade online ainda está sendo testada. Pode haver um modo competitivo mas não podemos dar detalhes.
De qualquer forma, as funcionalidades do novo portátil expandem muito o que o DS foi. Os criadores de games poderão ir muito além do que fazem atualmente.

CVG: Você acredita que no futuro o Wii pode ficar 3D?

Sakurai: Definitivamente, é possível ir nessa direção. Quando você vai para o 3D, é difícil de voltar para a segunda dimensão. O grande problema é trazer a tecnologia [de televisores 3D] às massas.

Enquanto trazer telas 3D já embutidas em um portátil é algo acessível, obrigar o consumidor a comprar um televisor com a mesma tecnologia apenas para o aproveitamento de seu console parece ser arriscado demais. Qual é a sua opinião, leitor? Você acredita que o Wii deveria entrar no mundo 3D?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Não agora, é muito caro

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é muito arriscado. As pessoas não estão dispostas a comprar um televisor 3D só pra usufruir de um videogame, como dito antes.

    Esperamos 2020, quem sabe.

    ResponderExcluir
  3. Assim como foi com o Wiiremote, pra tudo tem seu tempo. E o tempo certo dos consoles entrarem no mundo 3D começa com o DS. Nos consoles de mesa, ainda nessa geração é simplesmente dinheiro colocado fora e inviável. Elas não sabem quebrar paradigmas, a Nintendo sabe, e mais uma vez o fez. Quando todos pensavam que a "evolução" viria das telas do cinema, eis que surge o 3DS..

    A próxima geração de consoles de mesa não conseguirá levar o 3D para as massas ou torna-lo habitual também. É muito cedo e caro demais ainda, as pessoas mal estão descobrindo o HD. Após o término do ciclo do 3DS sim, será o momento ideal para uma real introdução da tecnologia nos lares. Ou seja, daqui a mais ou menos 8/10 anos.

    ResponderExcluir
  4. não a tela do ds em si, mas qualquer efeito 3d exagerado ou muito prolongado causa dor e cansaço aos olhos...

    ResponderExcluir
  5. "Qual é a sua opinião, leitor? Você acredita que o Wii deveria entrar no mundo 3D?"

    Agora, nao. No futuro sim, mas agora eu acho que a Nintendo perderia dinheiro.

    O ideal agora é lançar um sussessor do Wii com HD!!!! Só tem uma condição, o Wii HD tem q funcionar corretamente na minha tv de 29 polegadas. xD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google