Jogamos

Análise: Super Mario Galaxy 2 (Wii)

(por Alex Sandro de Mattos em 15/10/2010, via Nintendo Blast)

Ele é um encanador que nunca trabalha como um, gosta de andar em dinossauros verdes, comer cogumelos e pular em tartarugas. Estranho? Pode parecer, mas Mario é a prova do que um personagem que marca gerações representa, e mais uma vez a Nintendo demonstra que viajar para o espaço pode ser mais incrível do que a primeira viagem.

Um é pouco, dois é magnífico!



Antes de começar a falar de Galaxy 2 é preciso voltar um pouco ao passado. Quando o game foi demonstrado na E3 de 2009, muita gente se surpreendeu, pois era algo inesperado. No início, muitos diziam que o game seria mais do mesmo, uma expansão ou até um "caça-níquel" para sugar dinheiro dos fãs, porém é importante lembrar que a Big N não lança um game de plataforma do bigodudo com o número 2 no título desde Super Mario World 2: Yoshi's Island, para o Super Nintendo. O único anterior a este é o Mario Bros 2 para o NES e desde que Mario entrou no mundo de três dimensões não houve uma sequência direta para os seus games. Shigeru Miyamoto afirmou que é importante ressaltar que o segundo Galaxy é apenas o quarto game do Mario em três dimensões nos últimos 14 anos.

Os fãs ficaram eufóricos com a notícia, a ponto de quase esquecerem que New Super Mario Bros. Wii estava a caminho, mas a Big N conseguiu segurar o jogo espacial até 2010 para não ocultar o irmão. Em contrapartida, chegou até ser especulado que o game seria o mesmo que Majora's Mask foi para Ocarina of Time no N64, uma sequência com cara de ontem e apenas com algumas modificações (vale lembrar que Majora foi um belíssimo jogo). Mas quando se fala em Mario e Nintendo, estamos falando dos dois maiores ícones do mundo dos games, então não podia dar em outra: Super Mario Galaxy 2 é um dos melhores jogos do mundo (ou seria da galáxia?).

Para ler esta análise e entrar no clima, curta uma das várias músicas do game:

Hora de ir para o espaço, mais uma vez!



O início do game era algo esperado. Miyamoto tinha afirmado que ele não apostaria na história e sim nas ideias, já que segundo ele, Galaxy 2 é 95% original e os outros 5% são reciclados, e que todas as ideias que ficaram de fora do primeiro Galaxy estão presentes. Então, Mario é convidado por Peach para ir ao castelo comemorar o Festival de Estrelas, uma época em que chove Star Bits e o jogador aprende os comandos controlando o bigodudo lateralmente como se fosse em 2D. Durante o caminho ele encontra uma Luma, que logo aceita o bigode como amigo e toda a história vai se desenrolando semelhantemente a um livro. E claro, como de costume Bowser aparece para capturar a princesa, só que desta vez ele está gigante.
O vilão debocha do encanador e afirma que vai criar o Império Galáctico no centro do universo - novamente. Após isso, Mario é lançado para o espaço e conhece Lubba, uma Luma gigante que é mecânica, e precisa encontrar as Power Stars para avançar e ajudar o herói. E é a partir daí que se inicia a jornada.

As galáxias são acessadas através de um menu linear e não mais exploratório como era o Planetário no primeiro Galaxy, portanto basta você controlar a nave e selecionar com o cursor a fase. A primeira galáxia possui algumas semelhanças com o primeiro Galaxy. Por exemplo, você deve chegar até o final da galáxia, aprendendo os comandos e enfrentar Peewee Piranha, um chefe parecido com o do primeiro game. Quem jogou o Galaxy original vai perceber que há muito mais ajuda e explicação do que antes, pois a Nintendo tentou fazer um game mais casual ainda, mas isso não quer dizer que a dificuldade foi minimizada. Muito pelo contrário, o game está mais desafiador do que o primeiro, mesmo mantendo a jogabilidade. Um exemplo é a Flip Swap Galaxy, onde o jogador alterna entre as plataformas vermelhas e azuis chacoalhando o controle. Pode parecer fácil ao primeiro olhar, mas lembra quando o chacoalhão te salvou de cair naquele buraco? Pois é, aqui essa ajuda pode ser mortal, já que um pulo mal calculado irá fazer você mexer o Wii Remote para te salvar e a plataforma em que você deveria cair vai sumir. Se isso não é argumento o suficiente, quem sabe então pegar 100 moedas roxas em três minutos nessa galáxia?
Com a moeda cometa (ao fundo), você libera desafios extras.
Outro detalhe de casualidade do game está nos tutoriais espalhados pelas galáxias. Eles podem ser assistidos ou se o jogador explorar demais a galáxia e demorar certo tempo sem fazer o necessário para avançar, o tutorial aparece do nada. É triste para quem já conhece o esquema do jogo, pois tudo o que você tiver feito será resetado. Ou se por acaso o jogador morrer diversas vezes na mesma galáxia, uma versão cósmica de Rosalina irá aparecer para que o jogador possa ver como é que se chega ao final do desafio, mas a estrela será de bronze, sendo necessário fazer o objetivo para receber a dourada.
Os efeitos de gravidade estão melhorados e mais incríveis do que o primeiro. Na galáxia Upside Dizzy que é um 2D em 3D, a gravidade alterna entre cima e baixo,  fazendo o jogador ter dois caminhos diferentes para seguir, entre o chão e o teto. Genial! E por falar em 2D, Galaxy 2 tem mais partes em side scrolling do que o primeiro game e em muitas delas o jogador deve utilizar os power-ups, podendo brincar com a gravidade.

Mario, o transformer-alucinógeno


O bigode não pode salvar o universo com apenas sua vontade e seu peso. Então nada mais justo do que se alimentar de coisas estranhas que ele encontra pelas galáxias para matar a fome e salvar a princesa:

  • Bee Mushroom
Tem o mesmo efeito que no jogo anterior. Transforma Mario em Bee Mario, permitindo-o voar durante um limite de tempo e deixando-o leve para subir em nuvens e flores. Para aumentar um pouco o tempo de voo, basta pegar as moedas. Evite tocar os inimigos ou tocar na água;

  • Boo Mushroom
Este também estava no primeiro Galaxy e marca presença do segundo. Boo Mario tem a liberdade de planar e pode desaparecer para transpassar por diferentes obstáculos, apenas chacoalhando o Wii Remote. Assim como os Boos, é preciso evitar a luz para não perder o efeito do cogumelo;

  • Spring Mushroom
Outro velho conhecido, a mola só é usada uma única vez. Spring Mario é difícil de controlar e pode alcançar alturas incríveis - pressione A quando tocar o chão. Não receba dano para não perder o efeito;

  • Rock Mushroom
Inédito, é capaz de transformar o herói em Rock Mario - uma pedra redonda - ao chacoalhar o Remote. Nessa forma, o bigode é difícil de controlar, porém é imbatível (com exceção dos Chomps) e atropela tudo o que estiver à sua frente. Para pular, pressione o botão A. Mas convenhamos: será que é saudável comer cogumelos de pedra?
  • Fire Flower
A flor de fogo também está aqui. Agora ela aparece mais vezes e até é usada para matar um chefe e em minigames. Mario arremessa bolas de fogo ao chacoalhar o Wii Remote, porém o bigodudo só permanece nessa forma durante 20 segundos e você precisa pegá-la de volta se quiser continuar queimando tudo;

  •  Cloud Flower
Transforma-o em Cloud Mario. O bigode fica leve, podendo subir em folhas e nuvens, dá para criar três nuvens-plataforma, sendo que muitos dos segredos são resolvidos assim. Use e abuse do Z + A, seja para pular mais alto ou alcançar maiores distâncias. Evite tocar os inimigos ou tocar na água;

  • Rainbow Star
É a mesma estrela de 25 anos atrás que todo mundo ama. Pegue uma, transforme-se em Rainbow Mario, corra e mate meio mundo por aí, aproveitando que você está invencível. E como há 25 anos, ela ainda é temporária.


Acho que te vi em algum lugar...



Mario tem o auxílio de todo tipo: estrela, dinossauro, piantas... Isso prova que o bigodudo é carismático até no espaço:
  • Luma
Todo o poder de Mario está concentrado com a Luma. O esquema é o mesmo do primeiro Galaxy, chacoalhe o Wii Remote para matar inimigos. Quem precisa de poder maior do que esse?


  • Fluzzard Bird
A ave que parece muito com Ho-Oh de Pokémon e também lembra um Helibird de Donkey Kong: Jungle Beat aparece em duas galáxias. O esquema de controle é o mesmo da arraia do primeiro game, mantenha o controle apontado para a tela e a inclinação move o passáro. Completar as fases exige muita habilidade;

  • Yoshi
Nada mais justo do que ter o dinossauro de volta. Ele come de tudo, basta apontar o cursor e apertar o B, pode lançar a língua em brotos de flores no ar para subir e pressionar e segurar o A, faz ele bater as pernas e voar um pouco mais alto, igual à Yoshi's Island. O dino também tem power-ups que são a pimenta - que o faz ficar vermelho e correr sobre plataformas verticais -, a blue fruit - infla e deixa o dino azul, podendo alcançar altas plataformas (pressione o A para prender o ar) - e a yellow fruit - que deixa-o amarelo e brilhando durante um tempo, criando caminhos que antes estavam invisíveis a olho nu;
  •  Piantas
Sim, os bichinhos carismáticos de Super Mario Sunshine do Game Cube, também aparecem em Galaxy 2. Eles dão dicas sobre o planeta, sobre o que o bigode deve fazer e tem uma galáxia só para eles, chamada Starshine Beach Galaxy, que é baseada na Ilha Delfino;


  • Spin Drill
Quem jogou Zelda: Twilight Princess vai reparar que este item é muito parecido com o Spinner que o herói de Hyrule usava para andar em trilhos que ficavam nas paredes. A broca em Galaxy 2 é usada para transpassar o planeta de um lado ao outro com um chacoalhão e muitas vezes se encontra segredos em seu interior. Também é usado para matar um chefe e com a gravidade fica impressionante;


  •  Throwback Galaxy
Hora de relembrar o passado. Quer mais ajuda da Nintendo do que trazer novamente a área do Super Mario 64 semelhantemente detalhada em uma galáxia? É incrível a nostalgia e a única diferença é que os gráficos estão mais lindos e coloridos. E o bigode parece estar mais magro do que há quase 15 anos atrás.




Mini-games = Big diversão



O espaço é um lugar abandonado, silencioso e cabuloso. Não em Super Mario Galaxy 2, um lugar cheio de cor, vida, inimigos pra jogar no buraco-negro e mini-games pra se divertir. Confira abaixo os principais:
  • Roll Star
A bola-estrela marca presença. Para controlá-la, o esquema é o mesmo do game anterior: mantenha o controle na vertical, inclinando para controlar Mario sobre a bola e o botão A serve para pular e desviar de obstáculos. Se você acha que é fácil, espere só controlar o bigode em uma descida, cheia de obstáculos, num limite de dois minutos para pegar 100 moedas roxas;


  • The Chimp
O chimpanzé envia cartas para o bigodudo participar de seus mini-games. Entre os principais estão patinar no gelo, batendo em inimigos para somar pontos, rolar como Mario Rocha derrubando pinos e desviando dos buracos e nadar, matando inimigos num limite de tempo para alcançar a pontuação;

  •  Teleporter
Os jogos do Mario sempre têm bônus entre ou durante fases para ganhar vidas matando inimigos (isso soa um pouco estranho, mas é verdade) ou mini-games. Então, está aqui o teleporter: chacoalhe o Remote para ir ao bônus, mate todos os inimigos em 20 segundos e ganhe 3 vidas extras;


  •  Green Pipe
Os canos verdes estão espalhados por todas as galáxias e quando Mario entra em um, deve matar inimigos para ganhar vida, pegar todas as moedas em um limite de tempo (e se conseguir ganha vida extra e comemoração no auto-falante) e jogar dados da sorte. Quem disse que "entrar em cano" era ruim?



Sinfonia Galáctica



A Nintendo caprichou novamente no áudio em Super Mario Galaxy 2. É impossível não se encantar com cada música do game, seja ela retrô ou inédita. O trabalho se deve aos mestres Koji Kondo, Mahito Yokota e Ryo Nagamatsu, e o destaque vai novamente para a composição da batalha final contra Bowser... É maravilhosa! Há músicas retrabalhadas do Super Nintendo (Hunty Halls Galaxy), Nintendo 64 (Throwback Galaxy), Game Cube, e as orquestradas fazem o game ser mais galáctico do que já é. Você pode largar o controle para ouvir o aúdio que não vai se arrepender.


No centro do universo



Após coletar as estrelas e enfrentar Bowser, é habilitado um mundo extra, onde dificuldade é palavra-chave. Após pegar todas, é preciso procurar pelas Green Stars, que são estrelas espalhadas pelos cenários, colocadas em lugares estratégicos que exigem muito do jogador - algumas nem tanto, pois estarão logo na cara. Você terá 242 motivos pra se divertir e se surpreender.

Galaxy 2 é um game para ser degustado, aproveitado e não apenas jogado. As qualidades estão em todos os lugares, desde o menu até cada detalhe das fases, é uma obra colorida, brilhante e vibrante, mesmo apresentando algumas ideias e jogabilidade semelhante ao antecessor, muito do potencial está no fator surpresa em cada vez que entrar em uma galáxia, demonstrando toda a dedicação que teve o estúdio EAD Tokyo. A diversão está tanto para quem joga, ouve, assiste ou faz as três coisas ao mesmo tempo. Galaxy não é infinito como o universo, mas será lembrado por tempos, por ser único e pela Nintendo estar milhares de anos-luz à frente de todos. Será que pode tirar a vírgula da nota final? Será que alguém vai perceber? Hmmm... talvez não, pois o game é 100 mesmo, "100 igual" e "100sacional"!



Super Mario Galaxy 2 - Nintendo Wii - Nota Final: 10,0
Gráficos; 10,0 | Som: 10,0 | Jogabilidade: 10,0 | Diversão: 10,0

    Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
    Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


    1. Até hoje, ainda acho difícil acreditar que esses gráficos são de uma plataforma 128bit.

      Nota final merecidíssima *-*
      Análise de primeira, parabéns.

      ResponderExcluir
    2. Olá,desculpe imcomodar com uma coisa que não tem nada a ver com o assunto,mas vocês poderiam falar do evento que pode trazer o Miyamoto para o brasil? Desde já agradeço por sua atenção

      ResponderExcluir
    3. Ora, e a flor de gelo?

      ResponderExcluir
    4. Anderson, a flor de gelo foi retirada do game, agora a jogabilidade que se tinha com ela(andar sobre a lava) é feita com bolas de neve e coisas do tipo. Assim como também foi retirado a "Red-Star" que fazia o mario voar pela órbita dos planetas. Uma pena... Porém não há o que reclamar, já terminei o jogo 100% e não tem nem como sentir falta desses. É INCRIVEL.

      De: Lucas-Rj-Angra dos Reis

      ResponderExcluir
    5. bruno Hnrq, clique aqui: http://tinyurl.com/284vzll
      Gusta postou ontem... "¬¬

      ResponderExcluir
    6. Música perfeita *--*

      ResponderExcluir
    7. nota 10?
      puxa!!!
      esse com certeza esse vai ser o proximo jogo da minha coleção depois que terminar o Zelda TP (comprei meu Wii faz 2 semanas).

      ResponderExcluir
    8. vocês não sabem explica isso bando de anta.

      ResponderExcluir
    9. Parabens eu to jogandu meu mmario galaxy 2 akii é d+ bem melhor que o primeiro... eu joguei os 2 games e o galaxy 2 foi bem melhorado ...

      ResponderExcluir
    10. Uma obra prima!

      ResponderExcluir
    11. nao consigo passar de uma faze do mundo extra
      aquele mundo que é uma coroa, preciso de ajuda para matar aquele castor...
      consigo acertar ele duas vezes mas a terceira vez nao consigo
      alguem pode me ajudar???

      ResponderExcluir
    12. o jogo é bem legal mesmo, nota merecida!
      só que algumas estrelas são ruins de conseguir, ainda bem que nao fazem muita falta rs.
      eu não consigo passar o chefão daquele mundo de neve do terceiro mundo... um com cara de palhaço... haha :/

      ResponderExcluir
    13. esse sim mereceu a nota dessa análise

      ResponderExcluir

    Disqus
    Facebook
    Google