Blast from the Past

Blast from the Past: Balloon Fight (NES)

(por Fabiano Naspolini em 17/10/2010, via Nintendo Blast)

BalloonFightbox Jogos com grandes histórias e jogabilidades complexas são sinônimos de sucesso, certo? Nem sempre, pois Balloon Fight foge a esta regra. O game foi lançado pela Nintendo em 1984 ao NES e sua simplicidade e diversão formaram um jogo de sucesso. Encha os seus balões, voe pelos ares e entre nesta aventura em mais um Blast from the Past no universo Nintendinho.

A batalha de estourar balões

balloonfightabertura  balloonfight11 balloonfight3

Balloon Fight é um game simples de jogar. Basta apertar os botões A ou B para fazer o balloon fighter subir pelos ares, além de controlá-lo com o direcional. Seu objetivo é estourar os balões dos adversários, caindo em cima deles. Todavia a sua meta é a mesma que a deles. Logo, conserve os seus dois balões iniciais a todo custo.

balloonfight9Ao serem atingidos, eles caem de paraquedas e você precisa dar mais um golpe para que percam. Caso deixe que caiam em uma plataforma, eles podem encher um novo balão e voltarem à competição mais rápidos. Esta mudança é indicada pelas cores dos balões.

As precauções no jogo, porém, não se resumem só aos competidores, visto que os obstáculos estáticos já dão um bom trabalho para se desviar dos mesmos. Tenha cuidado para não ficar próximo à água, pois o peixe pode te comer, além dos raios que saem das nuvens para te atacar.

balloonfight8 balloonfight10 balloonfight7

Existem também alguns pontos extras como ao coletar as bolhas que sobem pelo campo, além de alguns combos ao acertar inimigos. Ao final de cada 3 fases, existe um bônus. Ele consiste em coletar 20 balões que saem pelos canos. Se coletar todos, ganha-se pontos extras ou então uma pontuação equivalente à quantidade coletada.

Cenários e formas de partidas diferentes

balloonfight1 balloonfight2 balloonfight5

Cada cenário da partida, bem como a posição de início dos adversários e a velocidade deles aumenta conforme o seu avanço no jogo. Isto promete um game interessante e uma superação do jogador a cada nível. Um exemplo é um mecanismo que gira rápido quando o personagem colide com o mesmo (primeira imagem do tópico, o rosa). Ao encostá-lo em movimento, o competidor é jogado para longe. Os labirintos das plataformas também é um complicador, visto que é necessário ter bom controle de voo para conseguir chegar aos seus adversários e acertá-los.

balloonfight4Há em Balloon Fight a possibilidade de jogar com um amigo, cujo modo de jogo promete mais diversão. Mas cuidado, pois pode atrapalhar caso ele acabe sem querer estourando os seus balões. Aliás, isto é algo comum de acontecer nas colisões entre competidores, mas também durante o controle do balloon fighter quando está no ar.

Existe um modo C de partida disponível também chamado Balloon Trip. Ao escolher esta forma de game, o objetivo é conseguir coletar a maior quantidade de balões possíveis pelo cenário. O cuidado está em desviar-se das faíscas de relâmpago pelo caminho que atrapalham bastante. É uma forma de jogar diferente para quando enjoar do modo tradicional do game.

smashbrosballoonfight Balloon Fight é um jogo simples, mas com muita diversão. Se você busca uma partida rápida e superar recordes a cada jogada, recomendadíssimo. Seu reconhecimento como jogo é tão grande que rendeu até uma  aparição no Smash Bros como item e troféu colecionável. Já pensou um personagem jogável então? Boa partida!


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. ele lembra o mario ah ja contribui podiam fazer um remake desse jogo :O)

    ResponderExcluir
  2. Devo lembrar que o item Flipper do Smash Bros. Melee e o peixe gigante na fase dos Ice Climbers em Brawl, até onde vi, vieram desse jogo ^^

    ResponderExcluir
  3. Ah, é verdade. Esqueci mesmo. Boa lembramça, Ness_64. =)

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano, esse é um dos jogos de NES disponiveis no Animal Crossing do GC!!!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz , eu gostei desse jogo para o NES e tambem como minigame de Wario Ware Inc .

    ResponderExcluir
  6. Adorava jogar nele. No cartucho de 64 jogos da Dynavision tinha varios joguinhos maneiro de Nintendinho.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google