Blast from the Past

Blast from the Past: Duck Hunt (NES)

Duck Hunt é um jogo do NES lançado em 1984 pela Nintendo. Sua interação era com a pistola Zapper, visto que pertencia a linha Light Gun. ... (por Fabiano Naspolini em 14/11/2010, via Nintendo Blast)

boxduckhuntDuck Hunt é um jogo do NES lançado em 1984 pela Nintendo. Sua interação era com a pistola Zapper, visto que pertencia a linha Light Gun. Também permitia outros modos de partida, incluindo acertar discos e dois patos ao mesmo tempo na tela. Se o jogador não quisesse ser caçoado pelo cão de caça que capturava os patos abatidos, teria que ter boa mira e acertar cada uma das aves na tela. Está aberta a temporada de caça aos patos no Blast from the Past.

Vamos caçar patos

duckhunt1 duckhunt7 duckhunt2 

Nesta caçada de patos de Duck Hunt, o jogador contava com a ajuda de um cão de caça, este surgindo em cada abertura de nível do jogo. Caso o pato seja acertado, ele o captura e mostra ao jogador. Senão, ele zomba do mesmo.

duckhunt14O desafio para que você seja um vencedor é conseguir a meta de acerto de patos de cada nível, isto sendo indicado pela barra azul no HIT. Esta meta aumenta a cada nível, podendo chegar até 10 patos a serem acertados. Cada alvo acertado, vai contando na barra de HIT (em vermelho). Logo, os patos em branco são aqueles que não foram abatidos. Perde-se o jogo quando o jogador não alcança a meta de patos a serem acertados.

duckhunt8

A cada fase, a velocidade dos alvos na tela fica mais rápida. Isto traz um desafio maior, principalmente se você consegue chegar a níveis ousados. Aliás, no nível 100 foi encontrado um problema grave, onde o jogador perde sem nem ao menos ter jogado direito. Mas para alguém chegar a um nível como este, este jogador é praticamente um alienígena. Também há um problema ao se obter pontuações acima de seis dígitos. Ele corta a casa dos milhões na hora da exibição.

Mas pensa que somente este é o desafio de Duck Hunt? O jogador só possui 3 balas para acertar cada pato, além de precisar ser rápido, pois caso as balas acabem ou demore muito, o alvo foge para longe. Também se quiser ser o melhor nos recordes, precisa fazer o máximo de pontos. Com isto, cada pato possui pontuações diferentes e, a cada cinco níveis, a pontuação de cada um aumenta. Em ordem crescente de valores: pato preto, azul e vermelho. Se acertar todos os patos do nível, ganha pontuações extras. Caprichem!

duckhunt5 duckhunt6 duckhunt4

Acerte mais patos e discos também

Se você já está cansado de acertar somente um pato por vez, Duck Hunt oferecia mais dois tipos de jogo. O primeiro era o 2 ducks onde apareciam por vez dois patos a serem acertados. O último era o Clay Shooting, cujo objetivo era acertar discos lançados na tela. Este prometia um desafio bem interessante, pois o alvo ia se distanciado e, por conseguinte, mais difícil de ser acertado.

duckhunt11 image duckhunt15

O jogo é simples e traz elementos de diversão adequados para a época. Só a evolução da dificuldade é muito devagar, pois somente no nível 8 você começa a ter um desafio interessante. Isto pode levar ao tédio o jogador, sem nem mesmo ter alcançado níveis realmente desafiadores. Também é muito repetitivo os níveis, sendo outro fator entediante. Creio que a quantidade de patos poderia variar também a cada fase, não um modo de jogo só para isto. Senão, como a velocidade é o único critério de desafio que tem mais chances de crescer no game, torna-se absurda em níveis muito próximos.

duckhunt10Duck Hunt é um jogo que tem relevância para a história da Nintendo. Ele demorava um pouco para ser desafiante, mas depois a dificuldade começava a se tornar aquela típica do Nintendinho. Mesmo com bugs, é um jogo que vale a pena conhecer. Uma versão melhorada e com mais tipos de alvos, você pode encontrar no Wii Play. Só que com a vantagem que não haverá um cachorro zombando das suas derrotas. Boa mira e muitos tiros ao alvo!


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Impressionante como vc conseguiu escrever tanta coisa de um jogo tão simples

    ResponderExcluir
  2. Concordo, você deve ter feito uma pesquisa mesmo muito profunda pra tirar tantos danos difíceis.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google