Blast from the Past

Blast from the Past: Top Gear (SNES)

Antes de começar a ler, sugiro que aperte o play acima. Pronto, agora bem vindo a mais uma nostalgia do Blast from the Past . Quem não se l... (por Felipe Antunes em 19/12/2010, via Nintendo Blast)


Top Gear 1 (J) [BR] - SNESAntes de começar a ler, sugiro que aperte o play acima. Pronto, agora bem vindo a mais uma nostalgia do Blast from the Past. Quem não se lembra dessa trilha sonora de Top Gear? Pois é! Um dos games com as músicas mais belas e viciantes que já ouvi. É só começar a tocar para ser levado de volta aos anos 90 sentado la na sala, jogando meu bom e velho Super Nintendo. Perdi horas e mais horas tentando finalizar esse jogo. Top Gear, lançado em 1992 pela Kemco, foi um dos games de corrida mais comentados na época. Você vivia na pele de um piloto que corria pelo mundo em busca de ser o melhor que já existiu. Jogo simples, mas que virou uma franquia promissora.

Corra pela taça


Ao começar o jogo, são dadas várias opções para escolher, incluindo a entrada do seu nome, uma escolha entre transmissão manual ou automática e uma escolha dentre quatro carros exclusivos que serão apresentados logo abaixo.

gfs_49899_2_4Se você jogar no modo Single Player, não se assuste ao ver um carro no monitor de baixo (como um modo 2-Players). Ele é um rival e quer o SEU lugar do poduim! É com ele que você deve se preocupar, pois este será o melhor corredor dentre todos os outros nas corridas.

Caso você escolha pela transmissão manual deve ficar atento para a troca de marcha (como em qualquer outro jogo de corrida). também deve ficar atento à sua quantidade de nitros que são 3. Eles permitem que você aumente sua velocidade em cada corrida por um curto intervalo de tempo. Bem útil para ultrapassar aqueles retardatários que só servem para entrar na sua frente e te atrapalhar!

top gear super nintendo snes ratazana games 02Este game não apresenta a possibilidade de save. Porém ao término de cada país (as corridas são divididas em países, sendo 4 por país) você recebe um password para poder continuar de onde parou caso precise desligar o game ou perca alguma corrida posterior.

Mas como nem tudo é fácil (já bastasse os retardatários que te fecham ao longo das pistas) você ainda deve ficar de olho no combustível! Quando ele estiver acabando aparecerá um aviso no monitor indicando que você precisa fazer um pit stop. Caso acabe seu combustível você estará automaticamente desqualificado.

As máquinas


Ao início do game é possível escolher entre 4 carros exclusivos:

Top_Gear_Car_Selection_Screen


Cannibal (vermelho) - O Cannibal tem uma velocidade máxima de 147 milhas por hora (237 km/h), acelera de 0-60 milhas por hora (97 km/h) em 5,9 segundos, tem baixa aderência dos pneus e alto consumo de combustível.

Sidewinder (branco) - O Sidewinder tem uma velocidade máxima de 131 milhas por hora (211 km/h), acelera de 0-60 milhas por hora (97km/h) em 3,5 segundos, tem alta aderência dos pneus e baixo consumo de combustível.

Razor (roxo) – O Razor tem uma velocidade máxima de 137 milhas por hora (220 km/h), acelera de 0-60 milhas por hora (97 km/h) em 5,0 segundos, tem baixa aderência dos pneus e médio onsumo de combustível.

Weasel (verde azulado) - O Weasel tem uma velocidade máxima de 137 milhas por hora (220 km/h), acelera de 0-60 milhas por hora (97 km/h) em 4,3 segundos, tem média aderência dos pneus e médio consumo de combustível.

Qual você escolhe? Eu, quando pequeno não entendia nada de inglês e muito menos de aderência e velocidade, mas sempre escolhi o branco e me dava muito bem!

Música


A música desse game merece um tópico a parte! É realmente marcante e impressionante. Sendo uma das melhores trilhas de todos os jogos que já joguei.

As músicas foram produzidas por Barry Leitch e são um remix das músicas dos jogos da série de corrida Lotus lançada entre 1990 e 1992. Uma série muito parecida com Top Gear porém para computadores Amiga.

As músicas desse game são tão boas que até o Muse usou tema desse Top Gear, a música do player no início da matéria (não ouviu? volta lá e dá um PLAY!). Preste a tenção na música de fundo de Bliss do Muse:


E ai, parece ou não parece? Muitos fãs acham que sim, mas o Muse diz que não é! Realmente lembra muito a versão do Top Gear

O mundo sem sair de casa


O game possui 32 pistas, passando por vários países do mundo e pela América Latina. Sim, o jogo possui um mundo onde é possível jogar em no Rio de Janeiro e na Floresta Amazônica onde é possível visualizar algumas placas com “Save the Trees!” (Salvem as Árvores!) Será um puxão de orelha?

02 

As corridas se passam nos Estados Unidos, América Latina, Japão, Alemanha, Escandinávia, França, Itália e Reino Unido.

Top Gear teve várias continuações. Mais duas ainda no SNES, passando pelo N64, GBC, GBA e NDS. E para matar a saudade, eis um vídeo que fará qualquer fã correr pro SNES pra sentir novamente a emoção que é jogar este game.





Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu acho a música da primeira pista desse jogo mais memorável que a música colocada no começo da matéria, mas fora isso, eu gostei MUITO desse jogo ^^

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui boa, meu combustível sempre me deixava na mão. Mas ainda assim, não conseguia parar de jogar até o dono da fita a pedir de volta.. XD

    ResponderExcluir
  3. Nostalgia pura agora hehe. Realmente a música é inesquecível, viciante. Foi meu primeiro jogo de corrida e o último (com exceção de Mario Kart, claro!), adorava jogar por causa da música e era viciado nele.
    Ah, quem quiser ouvir um outro arranjo novo dessa música clássica, procure pela banda Megadriver no Youtube ou Google. Muito bom o som deles!

    ResponderExcluir
  4. Jogava muito Top Gear, o 2 também é ótimo, bons tempos de Snes...

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente um dos mais divertidos jogos de coridda que já joguei na vida. Totalmente excelente, com a trilha sonora mais incrível que já vi.

    Tenho o jogo até hoje, e funcionando.

    ResponderExcluir
  6. Jogaço, as músicas desse game ecoam até hoje na minha mente, lembro das disputas acirradas com meu irmão, nostalgia pura.

    ResponderExcluir
  7. SerginhoGrecco20/12/2010, 10:32

    Passava horas disputando com meus amigos e meu irmão, eram momentos de adrenalina total. E as músicas, sensacionais!

    Para mim, esse é o melhor jogo de corrida de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  8. Bela iniciativa,daqui pra frente será obrigatório o uso do tema clássico do jogo nos posts BLAST FROM THE PAST!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nada como um pouco de nostalgia, não é mesmo? E acho que a música intensifica ainda mais isso!

    ResponderExcluir
  10. realmente top gear fez o que o nenhum outro game do genero fez depois do game do atari incorporar ação e entusiasmo ao game

    ResponderExcluir
  11. MUITO FODA, UM DOS JOGOS DA MINHA INFANCIA !

    ResponderExcluir
  12. a fase q começava de madrugada e depois amanhecia marcou minha infancia *--*
    vi essa materia do top gear e na hora ja baixei um emulador de snes e a rom do top gear *--*
    muito bom relembrar os velhos tempos *--*
    valeu Nintendo Blast!

    ResponderExcluir
  13. Com certeza entra no Top 10 Melhores Jogos de Corrida de Todos os Tempos. Grande Clássico do SNES!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google