Jogamos

Análise: Boom Blox (Wii)

Ah, o entretenimento eletrônico. Tão amável e viciante. Mas esquecendo um pouco a toda poderosa tecnologia, quem teve uma infância ‘normal’... (por Alex Sandro de Mattos em 20/01/2011, via Nintendo Blast)

box art Ah, o entretenimento eletrônico. Tão amável e viciante. Mas esquecendo um pouco a toda poderosa tecnologia, quem teve uma infância ‘normal’ deve se lembrar de ter brincado de pega-varetas, de enfileirar dominós para derrubá-los em sequência e talvez até o jogo “cai não cai”, aquele no qual é preciso retirar as peças sem deixar as bolinhas de gude caírem. O quê? Não sabe do que o redator aqui está falando? Não quer largar a tecnologia atual, mas se interessou por essas brincadeiras? Então, hora de conhecer o ótimo Boom Blox!

Destrua a criação de Steven Spielberg!


Boom Blox foi criado por ninguém menos que Steven Spielberg. Sim, o cara que dirigiu filmes como E.T., Jurassic Park, Indiana Jones e outros (para não estender este post), projetou este jogo que resgata as brincadeiras de criança e transfere todo o brilhantismo do diretor e escritor americano para o seu Wii. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que Spielberg está envolvido com games, ele já havia escrito The Dig, jogo da Lucas Arts e até participou de Medal of Honor. Então, Boom Blox é baseado nas brincadeiras da infância de Spielberg.

A proposta do game é uma das mais divertidas: derrubar os blocos para cumprir desafios e o melhor de tudo é que você não precisa montar novamente, nem procurar por peças perdidas. Sua mãe não vai ficar gritando para você pegar as peças jogadas pelo chão. Há uma variedade impressionante de desafios, que exigem que você cumpra-os utilizando um número mínimo de bolas pra arremessar, limite de tempo para completar o estágio ou salvar os personagens que você deve proteger. A variedade é grande e o que mais impressiona é a física de Boom Blox. Há a exigência de força nos movimentos para arremessos mais fortes, os blocos tremem quando você precisa puxá-los e tirá-los da torre. Cumprindo o desafio, você recebe a medalha de acordo com o seu desempenho.

BB2 caveira

O visual é simples e tudo quadrado como blocos, mas é suficiente para a proposta de Boom Blox. Os cenários são detalhados e os personagens – que são animais em forma de blocos – engraçados. O som não é muito impressionante e não há uma enorme variedade, porém é agradável e acompanha bem, especialmente ao ouvir o som do arremesso pelo auto-falando do Wii Remote. E por falar nele, é o único controle que usará para jogar. Com o B, você move a câmera, permitindo que visualize a arena e procure pelo ponto exato. Com o A, você trava a mira e precisa fazer o movimento de arremesso para lançar a bolinha. Mas a sensibilidade é sentida nos desafios em que você precisa retirar um bloco sem derrubar os demais e funciona brilhantemente bem.

Tudo o que você pode fazer em Boom Blox


A proposta de Boom Blox é diferente e há dezenas de desafios a serem feitos. Saiba porque você vai querer dar uma chance ao game:

  • Força nesse braço!

Você deve arremessar uma bola (que pode ser de tênis ou de boliche, dependendo do desafio) para derrubar a torre com apenas um lançamento ou até mesmo tirar os blocos com pontuações positivas, sem derrubar os que têm números negativos. A força do movimento se reflete no arremesso;

BB arremessa

  • Puuuuuuuxaaa!!!

Mesmo com a alta sensibilidade do controle, os desafios que exigem que você puxe e retire os blocos sem derrubar outros, são os mais desafiadores. Bem ao estilo do jogo “cai não cai”, é preciso pensar exatamente na peça em que vai retirar e é o que mais requer paciência e tempo;

puxa BB3

  • Pula-pula

Há desafios que é preciso usar duas bombas para abrir um buraco na fortaleza e depois arremessar bolinhas de borracha para alterar as cores dos blocos. São os jogos mais divertidos e é necessário planejar o ângulo do arremesso para conseguir ouro;

Western desert

  • Tiro ao alvo

Há jogos em que blocos passam voando pela tela e que você precisa atirar com a arma laser. As peças que se movem distantemente são as com altas pontuações e as mais difíceis de acertar. Em outros desafios de tiros, você tem uma bala apenas para disparar em um bloco explosivo para derrubar toda a torre;

image

  • História

Em Boom Blox, tem um modo história que até que é engraçado, mas alguns desafios irritam, principalmente os que dependem da inteligência artificial. Você vai se irritar quando o maldito bloco-carneiro morrer por estar próximo à bomba, xingar o bloco-gorila por ele enroscar em alguma elevação ou jogar o Wii Remote pela janela na trigésima vez que o bloco-gato cair de uma pequena altura e morrer. Grrrrrrr!

história história2

  • Chama a galera!

Um dos modos mais divertidos é o multiplayer para até quatro jogadores, chamado Party. Os modos variam, desde derrubar a fortaleza do adversário, atirar nos blocos para alcançar a maior pontuação (aqui chega a ter alguns lags), retirar peças sem derrubar outras e arremessar bolinhas nos blocos com pontuações para ver quem vence. Neste último, o game não espera todos os blocos caírem, alternando para outro jogador e você pode roubar pontos do adversário ao arremessar no bloco que está quase caindo. Ou se você jogar a bolinha, e o bloco começar a cair lentamente e passar a vez para o outro jogador, atrapalhe-o mexendo o braço dele (dica do redator. E funciona!);

multi multi2

  • Tá se achando o bonzão, é?

As premiações das medalhas dependem do seu desempenho. Ao conseguir todas as medalhas pratas, você destrava os desafios mestres, que requer uma dose de paciência e habilidade. Conforme vai conseguindo ouro, vai destravando mais desafios e liberando itens para utilizar no Create Mode;

image

  • Faça como Spielberg

No modo criação, você pode demonstrar o Spielberg que está oculto e criar níveis dos mais variados tipos, porém é preciso ter medalha de ouro em tudo para destravar a bomba nuclear e fazer 100% no jogo. Todas as ferramentas que a EA utilizou para os desafios de Boom Blox estão lá para você brincar e tem tutorial para auxiliar. Uma pena não ser possível compartilhar as criações.

modo create create

Silver Medal


Apesar de toda a simplicidade, Boom Blox demonstra uma complexidade imensa que cativa a todos. Há diversos blocos como químicos, bombas e desafios cascatas, cada um com sua característica que vai te prender em frente à TV por longos períodos. É um jogo de puzzle sensacional e que mostra que a EA ainda pode nos surpreender. Dizem que brincadeiras de crianças não envelhecem e que são para todas as idades. Então, hora de voltar à infância, aos bons e velhos tempos, sem deixar o brinquedo branco da Nintendo de lado e se divertir com Boom Blox.

Curta abaixo um vídeo das possibilidades de Boom Blox:

Boom Blox – Nintendo Wii – Nota Final: 8,0
Gráficos: 6,5 | Som: 6,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 9,0

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A simplicidade falando mais alto.
    Esse jogo é divertidíssimo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo review, muito bom e o jogo parece fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Vicente Ribeiro21/01/2011, 12:41

    Incrível o jogo, milhões de possibilidades. mais um pra minha lista imensa de jogos que quero.

    ResponderExcluir
  4. Vicente Ribeiro21/01/2011, 12:56

    Ei, o boom blox: bash party é o mesmo que esse? Porque eu achei ele por 40 reais no walmart .-.

    ResponderExcluir
  5. EU FICO MALUCO VENDO O MEU IRMÃO(É O PROPRIO ALEX)JOGAR ISSO
    KKKKKKK

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google