Blast from the Past

Blast from the Past: Yoshi's Safari (SNES)

Eis um game de tiro do Mario! Sim, Yoshi’s Safari , lançado em 1993, foi um game estilo shooter sobre trilhos, onde Mario, montado em seu fi... (por Felipe Antunes em 06/02/2011, via Nintendo Blast)

Yoshi's_Safari_Coverart
Eis um game de tiro do Mario! Sim, Yoshi’s Safari, lançado em 1993, foi um game estilo shooter sobre trilhos, onde Mario, montado em seu fiel amigo Yoshi, pode atirar nos inimigos que vêm em sua direção. O jogo se utiliza da Super Scope do SNES para mirar nos inimigos. Você basicamente sai andando com Yoshi (como num safari), mira e tira. Simples, não é? Talvez… este jogo vai testar suas habilidades com a Super Scope ao longo de 12 estágios cheios de inimigos, chefes e sub-chefes. Você é bom de mira?

Super Scope


250px-Nintendo_scopeLançada em 1992, a Nintendo Super Scope é uma bazuca utilizada em alguns jogos de tiro do SNES. Devido a pouca quantidade de jogos compatíveis e o uso de 6 pilhas AA, a Super Scope não se tornou muito popular entre os gamers e passou somente pelas mãos dos jogadores mais hardcore.

Um pouco de história…


YoshisafariEm Yoshi’s Safari, ou Yoshi's Road Hunting como é conhecido no Japão, Mario e Yoshi embarcam em uma jornada em busca do Rei Fret e seu filho o Príncipe Pine de Jewellery Land, reino vizinho ao Mushroom Kingdom. No início do game vemos a Princesa Peach pedindo a ajuda de Mario e Yoshi para salvar seus amigos que foram sequestrados por Bowser. O jogo se passa por Jewellery Land e Dark World, que estão representados respectivamente a seguir:

Yoshi'sSafariJeweleryLand
Jewellery Land e Dark World

Jogabilidade


O game é jogado na perspectiva de Mario, montando nas costas de Yoshi. Cuidado para não atirar no Yoshi! Na tela vemos o número de vidas e uma barra que marca a quantidade de energia de nossos heróis, se essa barra esvaziar, uma vida é perdida. Abaixo temos a quantidade de moedas e a "força" da Super Scope. Se você atirar repetidamente a "força" dela diminui, se ela for zerada, o intervalo de tempo entre os tiros será maior. Ao longo das fases temos algumas bifurcações que o levam a lugares distintos. Algumas até o conduzem para sub-chefes, como é o caso desse Hammer Bros aqui.

YoshisSafari013Mas, uma vez Mario, sempre Mario, e você terá que pular algumas vezes para evitar água, lava e alguns obstáculos. Inclusive, a fase de lava onde você enfrenta Bowser lembra muito as pistas do Bowser's Castle de Super Mario Kart (SNES). Algumas vezes aparecem blocos de interrogação com asas por ai. Ao acertá-los eles podem liberar cogumelos, que recuperam sua energia, ou flores de fogo, que aumentam a barra de força da Super Scope. Fique atento a um bloco azul especial que te fornece um item que pode ser usado contra o mestre da fase. Cada fase apresenta um mestre.

YoshisSafari004Os mestres são os Koopalings e alguns inimigos comuns dos jogos do Mario. Porém cada um tem sua versão mecha e podem atirar em você também! Cada chefe possui uma estratégia para vencer.

Chefes:
  • Lemmy Koopa
  • Ludwig Von Koopa
  • Wendy O. Koopa
  • Larry Koopa
  • Morton Koopa Jr.
  • Iggy Koopa
  • Roy Koopa
  • Magikoopa
  • Big Boo
  • Chargin' Chuck
  • Koopa Troopa Sub
  • Bowser

Gráficos e sons


Os gráficos são muito bem desenhados e a perspectiva segue o estilo de Super Mario Kart com elementos de Super Mario World. Os mapas lembram muito os do Mario World. Os inimigos são bem fiéis aos jogos de plataforma, incluindo os Koopalings, que foram melhorados e estão mais fiéis aos que temos hoje em dia, e seus mechas bem criativos se adaptam aos seus corpos.

Koopalings8

Os Koopalings

O jogo peca nos sons. A voz de Yoshi parece o som de um disco riscado, as músicas das fases são agudas e alegres e o barulho dos tiros é, no mínimo, irritante!

                       E qual é a dessas bolas azuis que saem da bazuca de Mario?
 

Alguns segredos...


Ao final do game, é informado um código que acionado na tela de título, muda as cores do game e dos mapas (assim como acontece em Super Mario World depois que se termina o Special World), torna o jogo bem mais difícil e libera novas falas para os personagens. É como se fosse uma outra história. Será que você consegue terminar o modo normal para descobrir este novo modo? Para acessar basta segurar X + Y + L + R e apertar Start na tela de título.

Este também é o primeiro game (fora do Japão) onde a princesa é chamada de Peach, ainda antes de Super Mario 64, quando seu nome se popularizou.

Foi também a última aparição dos Koopalings em um jogo oficial, isso até eles retornarem em Mario & Luigi: Superstar Saga e em New Super Mario Bros. Wii.

Yoshi’s Safari também é o primeiro e único jogo de tiro estrelado por Mario.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu tinha a super-scope, este Yoshi Safary e Metal Combat: Falcon's Revenge um dos melhores jogos que já joguei na vida com a trilha sonora espetacular!!!
    Saudades de meu Super NES, e de minha coleção de jogos, me arrependo até hoje de ter vendido ele, ainda mais por volta de R$100,00.

    ResponderExcluir
  2. odiava esse jogo :/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mesmo! Adoro esse jogo, e nunca me cansei dele.

    ResponderExcluir
  4. @shame... nunca ouvi falar.

    ResponderExcluir
  5. ( vou repetir esse post em mais noticias )
    -----------------------------------------------
    ae galera, pedi um favor ae, um pedido

    bem nao sei se vai muito bom para alguns,

    graças ao 3DS teremos o menu em português-BR,

    e porisso tive a ideia, de fazer um "baixo assinado" , qm tiver outros meios de contatos, pq conheço só o Twitter, nós fãs poderiamos pedir para a Nintendo colocar o menu portugues no game SS

    como disse, poderia servir para ajudar tds os fãs, mas prejudicaria o pessoal q traduziu tds os games ate hj.....

    bem sobre o twitter, alguem sabe se precisa de algo pra "fazer" um tipo de link direto q menciona o SS em portugues?! como rachitegue ( jogo da velha ) sei lá

    #ZeldaSkyportuguesBR

    +/- desse tipo ae, vc clicava e já ia direto pra Nintendo da America,...

    alguem sabe ae se precisa fazer algo, ou só enviar direto como eu escrevi ??!!

    se gostarem da ideia, divulguem ae, espalhem geral, vamos fazer essa campanha ae XD \o/

    *lembrando q no Wii dá pra mudar de idioma o console, e alguns games tbm mudam, mas entao ate q pode o SS vir com a opçao no menu do game, pois vi uma versao de God of war3 versao francesa, q tinha tds os idiomas da europa, inclusive o portugues de lá

    se gostarem divulguem ae, vamos fazer essa campanha \o/

    ResponderExcluir
  6. legal nunca tinha ouvido falar neste jogo... É muito legal saber sobre o passado gamer :)

    ResponderExcluir
  7. Acho legal o post, nunca vi nada sobre o game.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google