Mario Bits

Mario Bits: A Árvore da Felicidade

Às vezes sinto compaixão pela Ilha do Yoshi, pois diferente de todos os lugares, a felicidade de seus habitantes provém de uma planta: a Sup... (por Eduardo Jardim em 24/02/2011, via Nintendo Blast)

Às vezes sinto compaixão pela Ilha do Yoshi, pois diferente de todos os lugares, a felicidade de seus habitantes provém de uma planta: a Super Happy Tree (Árvore Super Feliz), retratada pela primeira vez em Yoshi's Story, para Nintendo 64. Também conhecida como "A Maravilhosa Árvore do Júbilo" ("Marvelous Tree of Mirth"), a Super Happy Tree consegue, por si só, dar origem a cada um dos tipos de frutas disponíveis no game, incluindo a mágica Heart Fruit - a Fruta do Coração. O roteiro gera uma série de reflexões filosóficas. Para começar, a felicidade descrita na Ilha do Yoshi é um sentimento especial de satisfação, contentamento e alegria que pode afetar um indivíduo, um grupo social ou até mesma uma terra inteira. No entanto, ele é fundamentado na Super Happy Tree, e, se algo perturbar a planta, todos os Yoshis entrarão num estado depressivo, enfraquecido, que os impede de tomar atitudes contra a fonte dos problemas nos momentos de crise.

No começo de Yoshi's Story, toda a Ilha do Yoshi e seus habitantes estão num estado de felicidade suprema, garantida pela árvore. De um ponto de vista mais poético, a Super Happy Tree é a personificação de toda a felicidade do local. Ela é capaz de gerar maçãs, bananas, melancias, uvas, melões (a fruta favorita do Yoshi) e - aqui repousa o segredo - as raríssimas Heart Fruits, citadas no primeiro parágrafo. Uma Heart Fruit é capaz induzir o elemento conhecido como "Super Felicidade" ("Super Happiness"), que leva o Yoshi ao ápice de seu estado de júbilo - o invencível Super Happy Yoshi.

Ao livrar a Super Happy Tree dos perigos enfrentados em Yoshi's Story, você liberta todos os Yoshis de seu estado de depressão e dá início a um novo período de paz e bons ânimos na Ilha do Yoshi. No entanto, fica a pergunta: qual é a causa verdadeira da felicidade dos Yoshis? Se o sentimento é proveniente da árvore, suas vidas são uma mentira - pois sua gama de alegrias intensas não é nada além de algo artificial? E, mais importante - se a árvore fosse abatida, poderiam os Yoshis reencontrar seu estado de espírito?

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Yoshi Story para N64. Que saudade! Lágrimas...
    Eu adoro a música de abertura, mas tinha vergonha de ouvi-la publicamente, ahahahaha.

    ResponderExcluir
  2. A musica de abertura do Yoshi's Story é engraçada, os Yoshinhos catando. A ilha do Yoshi é muito alegre, vou viajar para lá, nas minhas próximas ferias.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google