A coluna Perfil de hoje é um tanto peculiar, pois falaremos sobre um “personagem” que, na realidade, pode ter inúmeros diferentes perfis. Pode ser alto ou baixo, gordo ou magro. Pode ter um narigão e cabelo comprido ou ter olhos esbugalhados e ser careca. Pode se parecer com algum de seus heróis favoritos ou com você mesmo. Sim, me refiro ao avatar do mundo da Nintendo... não, não, nada de alienígenas de pele azul e muito menos sobre mestres do ar e coisa do gênero (pois é, “avatar” parece ser um nome pouco original hoje em dia...). Me refiro ao Mii, a representação virtual dos jogadores dentro de muitos jogos da Nintendo. Algo que foi introduzido no Wii, mas cuja origem tem raízes mais antigas do que você talvez imagine.
It’s me, Mii!
Assim como “Wii” é um trocadilho com a palavra inglesa “we” (nós) e faz alusão ao propósito do console de socializar pessoas, “Mii” se origina da palavra inglesa “me” (eu), significando que aquele bonequinho de aparência customizável é uma representação virtual do jogador. E a idéia do Mii é exatamente essa: permitir que o jogador mude o seu visual, deixando-o o mais parecido consigo mesmo e, depois, compartilhar esta sua “versão virtual” com outras pessoas e até usá-la em alguns jogos, podendo assim, “entrar” no mundo virtual.
A vida de um Mii começa no Mii Channel, no menu inicial do Wii, onde até 100 destes bonequinhos podem conviver simultaneamente. Depois de criado, um Mii pode se dedicar às mais diversas atividades, como praticar esportes em Wii Sports/Wii Sports Resort, tocar música em Wii Music ou participar de minigames em Wii Party. Em alguns jogos, ainda, os Miis podem se aventurar ao lado de personagens famosos como Mario e Sonic (como em Mario Kart Wii e Sonic Colors, por exemplo). No Check Mii Out Channel, Miis podem competir entre si pela melhor caracterização dentro de um determinado tema, incluindo alguns concursos dentro do universo da Nintendo, como “o Mii mais parecido com o Mario”.
O editor de Miis em si é bastante simples e intuitivo: você escolhe certos atributos para o seu personagem e depois seleciona as feições, roupas e acessórios desejados, podendo ainda movimentar ou mudar o tamanho de certas partes. Existem até mesmo sites na Internet que simulam este editor, permitindo que você crie uma imagem do Wii no computador. A imagem do início do post, por exemplo, foi criada pelo site My Avatar Editor.
Os longínquos antepassados
Quando pensamos em um Mii, rapidamente o associamos ao console Wii que é algo recente e moderno. Mas você sabia que Shigeru Miyamoto – sim, ele de novo, o gênio por trás de muitas das maiores criações da Nintendo – tinha a ideia de criar um sistema de “avatares” desde a época do Nintendinho? Ou melhor, do Famicom (a versão japonesa do console), já que a ideia era utilizar o Famicom Disk System, aquela expansão do Famicom que permitia rodar disquetes e que acabou não dando certo. Pois bem, Miyamoto e sua equipe chegaram a desenvolver o protótipo de um jogo onde o jogador podia criar faces, escolhendo entre várias opções de cabelo, olhos, boca, etc. O disco ainda viria com uma aplicação que possibilitaria animar tais faces. Apesar do entusiasmo de Miyamoto, entretanto, outras pessoas não viram futuro para aquilo simplesmente pelo fato de que não parecia um jogo e não havia aparente forma de transformá-lo em jogo. Então o projeto foi congelado por muito tempo.
Vários anos depois, na época do Nintendo 64, Miyamoto ressuscitou o projeto. E adivinhem só? Usando outro fracassado sistema de discos. Sim, o Nintendo 64 Disk Drive. Um editor de avatares foi também desenvolvido para este sistema, sob o nome Mario Artist: Talent Studio. Com ele, era possível usar fotos de rostos capturados pela Game Boy Camera e colocá-los em modelos tridimensionais. O “jogo” ainda permitia escolher vários tipos de roupas e possuía até um editor de vídeo. O então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi até contribuiu com uma animação e apresentação pessoal usando um avatar dele mesmo. Mas a idéia mais uma vez caiu no esquecimento, pois, além do fracasso do N64DD, mais uma vez, poucas pessoas apoiaram o projeto, alegando que não era possível transformar aquilo em um jogo.
Na era cúbica do GameCube, o projeto mais uma vez viu um brilho de esperança e agora parecia que a coisa iria realmente para frente. Para fazer uso da novíssima câmera do Game Boy Advance, chamada GameEye, um jogo chamado Stage Debut seria lançado, com um funcionamento parecido com o do Talent Studio. Da mesma forma que o anterior, a câmera permitiria colocar fotos de rostos em modelos tridimensionais e colocá-los para dançar e brincar com personagens como Mario e Olimar. Um trailer deste jogo até foi mostrado na E3 de 2002. Infelizmente, a idéia de Miyamoto parecia estar fadada a andar lado a lado com periféricos fracassados, pois o GameEye nunca viu a luz do dia. Além disso, aquela mesma terrível pergunta voltou a assombrar o projeto do mestre Shigeru: aquele protótipo era engraçado, mas será que podia vir a ser um jogo? (para mais informações sobre o Stage Debut, confira a coluna Fail dedicada a ele). E então o tempo continuou passando até que, na época do DS, Satoru Iwata, o sucessor de Yamauchi como presidente da Nintendo, chamou Miyamoto e lhe perguntou se ainda estava com a ideia de “criação de faces”, pois aparentemente uma equipe estava trabalhando em algo similar como parte de um jogo para DS. Miyamoto foi ver este tal projeto e se deparou com algo que era exatamente o que tinha pensado. O editor de avatares era simples e intuitivo, o que era ideal, pois, caso contrário, agradaria apenas a artistas e pessoas com talento para desenhar. Só faltava pensar em uma maneira de dar uma boa utilidade para os bonequinhos virtuais.
Foi com o surgimento do Wii, então, que todas as perguntas foram finalmente respondidas. Com o avanço da conectividade, o uso de representações virtuais para os jogadores finalmente parecia uma excelente idéia, já que os jogadores poderiam compartilhar seus avatares e até mesmo usá-los nos jogos. Miyamoto aproveitou a oportunidade, então, para finalmente dar à luz ao seu antigo projeto. A interface do editor seguiu de perto aquele protótipo desenvolvido para o DS e, de fato, permaneceu bastante simples. Nada de capturar imagens, inserir fotos ou criar animações, como as versões anteriores.
O próprio Shigeru Miyamoto relatou esta história do “projeto Mii”, em uma conferência no GCD 2007. Veja o vídeo a seguir.
Simples, mas funcional
É verdade, entretanto, que a customização de Miis é bastante limitada. Talvez para não pesar muito nos jogos onde são usados, mas provavelmente o maior motivo é não deixar complexo demais para os jogadores mais casuais. Aliás, as antigas versões para o Nintendo 64 e GameCube parecem até bastante superiores ao do Wii, você não acha? Talvez você possa dizer também que os avatares do Xbox Live tem uma customização bastante melhor e mais detalhada... e eu não posso argumentar quanto a isso, mas uma coisa é certa: simples ou não, os Miis ficaram tão caracterizados na cultura popular que é comum ver camisetas, bonecos e até topos de bolos de casamento inspirados nos bonequinhos da Nintendo. E, é claro, vendo todo o histórico de como nasceu a ideia, podemos dizer com bastante convicção que a Nintendo mais uma vez leva os créditos por dar o pontapé em mais uma grande influência no mundo dos games.
E, mesmo com as limitações do editor de Miis, usando um pouco a imaginação é possível chegar a algumas criações bem interessantes. Porque se limitar a simples personagens humanos? Porque não criar um Bob Esponja, ou um Yoda, por exemplo? Se a criatividade não chega, copie ideias de outros! O site MiiCharacters não só agrupa as mais variadas e engraçadas criações de usuários, como também mostra como criar aquele Mii passo a passo.
O futuro dos Miis
O 3DS já está chegando e sabemos que, nele, a legacia dos Miis terá continuidade. Uma das novidades já mostradas é a possibilidade de tirar uma foto com o portátil e usá-la para, automaticamente, gerar um Mii com a aparência da pessoa, um recurso que lembra bastante o que havia sido feito nos antigos protótipos. Parece que o “criador de faces”, tão sonhado por Shigeru Miyamoto, por fim está se concretizando conforme a sua visão. Mas será que haverá mais novidades no editor de Miis do DS? Pessoalmente, eu gostaria de ver mais opções para criar os bonequinhos... quem sabe até novos recursos para serem baixados em atualizações posteriores. O portátil está prestes a ser lançado no Japão, então logo saberemos…
E você, que “evolução” gostaria de ver nos Miis?
Eu odeio esses bonecos!
ResponderExcluirPorque não fizeram bonecos bem elaborados.
Eles não tem pernas, nem braços.
Vc acaba criando um Mii de personalidades famosas ao invés de fazer você mesmo tamanha a limitação desta porcaria. #prontofalei
Mas a matéria está ótima, Daniel. Conseguiu extrair até o que não existe nessa bagaça, hehehe.
Eu pensei que os Mii tinha nascido no Nintendo Wii, cada dia a gente aprende uma coisa aqui no Nintendo Blast sobre a Nintendo.
ResponderExcluirE agora com a chegada do Nintendo 3DS(que vai ser lançado amanhã no japão) vamos poder nos divertir mais ainda, criando um Mii nosso pela câmera do 3DS, e o Mii fica igualzinho.
Alguém já percebeu que palavra Mii é o contrário de Wii?
Mii, Wii. o M de cabeça para baixo fica Wii.
Super Mario Bros, até um jegue saberia que Mii é wii de ponta-cabeça. Até um jegue.
ResponderExcluir@Super mario bros. Não imagine. Descobrir isso é mais dificil que a raiz de pi. Sério. rsrs
ResponderExcluirHuahuauah! Miyamoto fez todo mundo bater palminha!
ResponderExcluirConfesso que tenho um pouco de inveja dos avatares do Xbox360! Hahaha! Mas já me acostumei com os Miis e até gosto deles. :)
E esses foram os que eu consegui identificar (ou não):
Batman, Darth Maul, Harry Potter, Mario, Neo(?), Exterminador do Futuro, (?), Al Gore(?), Obama(?), Einstein, C3PO, "IT'S A TRAP!" guy, Senhor Miyagi, Lando, Chewbacca, Darth Vader, Hancock(?), Ghostface (do filme Pânico), Michael Jackson, Will.i.am, Gene Simmons (da banda KISS), Ozzy Osbourne, Diddy Kong e (?).
Até um jegue!
ResponderExcluir@Felipe, o ultimo não seria o John Lennon?
ResponderExcluirBatman, Darth Maul, Harry Potter, Mario, Neo(?), Exterminador do Futuro, (?), Al Gore(?), Obama(?), Einstein, C3PO, "IT'S A TRAP!" guy, Senhor Miyagi, Lando, Chewbacca, Darth Vader, Hancock(?), Ghostface (do filme Pânico), Michael Jackson, Will.i.am, Gene Simmons (da banda KISS), Ozzy Osbourne, Diddy Kong e John Lennon.
Al Gore(?) na verdade é o Bill Clinton
ResponderExcluirEu já adoro os Miis e não gosto dos avatares de 360.
ResponderExcluiros avatares do 360 é só uma cópia, uma droga de cópia dos miis, por causa disso que SEMPRE tive nintendo, nunca tive um playstation ou um xbox, SEMPRE fui de nintendo, próximo alvo, nintendo 3ds, porque só vou de nintendo? Porque a sony e a microsoft adora copiar a nintendo para "criar" novos acessórios ou simplesmente novos consoles (aposto que a série playstation foi só uma mera cópia da nintendo) até o analog stick foi copiado pela sony e microsoft, o analog stick foi criado pela nintendo, bando de empresas sem criatividade para criar coisas! E esse kinect aí é muito ruim, nem consegue captar os movimentos direito, nintendo na veia!
ResponderExcluiro nintendo 3DS ja foi lançado não?
ResponderExcluirpor que o fuso horario do japao é adiantado em 12 horas, entao hoje(25 no Brasil) é 26 no Japao
Os Miis são feios, bizarros e simplistas, mas são muito mais popluares e carismáticos do que qualquer coisa xD Só não devem ser mais populares que os Sims de SimCity e The Sims.
ResponderExcluir*populares ¬¬
ResponderExcluir