Plug and Blast

Plug and Blast: R.O.B. (NES)

Você provavelmente deve ter visto esse robozinho como um personagem secreto em Mario Kart DS ou Super Smash Bros. Brawl , mas sabe sobre s... (por Felipe Antunes em 27/02/2011, via Nintendo Blast)

gyromite_robVocê provavelmente deve ter visto esse robozinho como um personagem secreto em Mario Kart DS ou Super Smash Bros. Brawl, mas sabe sobre suas origens? R.O.B. (Robotic Operating Buddy), algo como Amigo Operacional Robô, foi um acessório lançado pela Nintendo em 1985 para o NES. Ele foi lançado com a intenção de ser algo inovador para o NES, um amigo jogador em forma de robô, mas se mostrou uma belo tiro na água. Mas mesmo assim, é um acessório diferente e curioso. Quer saber por quê?

Um amigo robô


0R.O.B. tem 24cm de altura e foi lançado com o intuito de ser um jogador ajudante. Ele funcionava por meio de flashes de luz emitidos pelo jogo por meio da televisão que atingiam os olhos do robô. Os flashes eram lidos pelos fotossensores e convertidos em comandos para R.O.B. O kit com R.O.B. ainda vinha com a NES Zapper, a pistola para jogos de tiro do NES. Ele também necessita de 4 pilhas AA para funcionar.

                                                                      Criativo, não?

nes_rob3Na versão para Famicom, R.O.B. apresentava uma coloração branca e laranja. A Nintendo queria levar seus gamers a uma era futurística, mas não foi bem assim. Por mais que R.O.B. fosse algo inovador, ele funcionava com apenas 2 jogos e era meio lento e muito barulhento, atrapalhando a diversão. Sem dizer que cada jogo ainda precisava de acessórios próprios para R.O.B. poder jogar. Além disso, R.O.B. vinha no pacote de luxo do NES, o mais caro, chegando a US$250,00. O pacote continha dois controles, a Zapper, o robô R.O.B. e três cartuchos: Gyromite (compatível com R.O.B), Super Mario Bros. e Duck Hunt (compatível com a Zapper).

nintendo_entertainment_system_nes_deluxe_set_zapper_rob

Gyromite


rob_002Gyromite é um jogo de plataforma onde você poderia utilizar R.O.B. Eu disse “poderia” pois R.O.B. ficava incumbido de acionar os botões A ou B para liberar a passagem no jogo para você passar ou ajudar com os inimigos, mas R.O.B. é tão lento que muitas vezes era mais fácil você mesmo acionar os botões do outro controle. Ah, sim, o jogo possui tempo! Os flashes vindos da TV acionavam o robô que levava uma espécie de pião para os botões azul ou vermelho (A e B do NES) para acionar os pilares das fases.

                                                          O mais legal é o pião

Stack-Up


rob-stackupStack-Up era o outro jogo compatível com o robozinho, vinha com 5 bandejas para encaixar em R.O.B. e 5 blocos coloridos. Era um quebra-cabeças onde você dava comandos para R.O.B. levar os blocos para outros lugares conforme o solicitado em cada fase. Você comanda o Professor Hector e os flashes da TV acionam o robô. Há um jogo de memória onde você deve repetir os comandos e outro modo de jogo onde você deve criar o bloco mostrado na tela (este com inimigos, um faz você perder uma vida, outro dá comandos errados para R.O.B.). Como você pode ver no vídeo, não é nada divertido…

                                                 E ele leva os blocos sem deixar cair

Parecia uma boa ideia

ROB
Agora você já sabe os motivos pelos quais R.O.B. não vingou. Pode ter sido uma ideia boa, mas o robozinho só serviu mesmo para hoje ser item de colecionador. Barulhento e lento, este é só para quem é fã mesmo! R.O.B. fez papel de figurante em jogos como Kirby's Dream Land 3, WarioWare, Star Fox 64, F-Zero, StarTropics, e é encontrado como um tesouro em Pikmin 2. Hoje, R.O.B. faz aparições em grandes jogos da Nintendo como Mario Kart DS e Super Smash Bros. Brawl como personagem secreto jogável. Já o viu por aí?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. eu nunca entendi esse robo obrigado por ter postado e agora eu sei para que servia o robo eu achava que ele era o "mascote" do NES

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei que R.O.B tinha o tamanho de um bebê recém nascido.
    Ele é pequeno, só que eu nunca vi ele nem em jogos, quando eu tiver meu Wii talvez eu veja ele em Super Smash Bros Brawl.
    E vinha muita coisa com o acessório, só não vinha a bateria como podemos ver no final do 1º vídeo. "BATTERIES NOT INCLUEDED".
    Não entendo por que a maioria dos produtos não vem com bateria.
    Mais uma bela matéria do 2º episódio de Plug and Blast.

    ResponderExcluir
  3. "(...)R.O.B. fez papel de figurante em jogos como como Kirby's Dream Land 3, WarioWare, Star Fox 64(...)"

    Falou do R.O.B. 64? Para mim o nome dele foi só uma referência, porque ele não é nem um pouco parecido com o R.O.B.

    ResponderExcluir
  4. tem um bug chamado o bug do sapo congelado que esta no Nintendo Blast sera que tem como resolver por favor resolvam o bug aparece onde esta escrito parceiros

    ResponderExcluir
  5. ele ja apareceu em warioware touched (DS) na boss stage do 9 volt

    ResponderExcluir
  6. Para mim o R.O.B. só é legal como personagem, porque como periférico ele foi apenas mais um fracasso.

    ResponderExcluir
  7. Quem é o criador de R.O.B.?

    ResponderExcluir
  8. Para mim o R.O.B. só é legal como personagem, porque como periférico ele foi apenas mais um fracasso.[2]

    ResponderExcluir
  9. Mas que é diferente, a isso é! Taí algo q pode ser reaproveitado de alguma maneira num futuro não tão distante ^^

    ResponderExcluir
  10. Robô maneiro mesmo é aquele daquele filme que o menino ganha num torneio de vídeo-games (ou de paintball, não me recordo), só que o robô queria a todo momento jogar e começou a levar o negócio de matar a sério. Filme tosco que passava no SBT à tarde, quando eu era menino. Alguém se lembra?

    ResponderExcluir
  11. ese R.O.B era muito extranho eu prefiro jogar con ele no mario cart la ele é muito massa mais eu qeria ter tido un... ia ficacar massa no meu quarto hehehe

    ResponderExcluir
  12. talvez ele seja reaproveitado com movimentos mais rapidos menos barulho e sem mais jogos que ele possa ser utilizado e sem os flashes

    ResponderExcluir
  13. Espera eu errei o comentario de cima (talvez ele seja reaproveitado com movimentos mais rapidos menos barulho e com mais jogos que ele possa ser utilizado e sem os flashes)

    ResponderExcluir
  14. nossa se na quela epoca fizeram isso imagina o que eles poderiam fazer hoje

    ResponderExcluir
  15. Incrível !!! Nunca havia imaginado algo assim para o NES.
    Com a tecnologia de hoje poderiam criar um R.O.B. muito legal. Sem os defeitos de lentidão e tudo mais que esse tinha.
    Apesar do fracasso comercial a idéia foi muito boa e o R.O.B. é muito simpático.

    ResponderExcluir
  16. Achei que R.O.B. era bem grande, mas agora vi que elae e pequenininho... Acho que no Wii U ele vai dar certo (se o recriarem para o console).

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google