Plug and Blast

Plug and Blast: Super Scope (SNES)

Plug and Blast é a nova coluna do Nintendo Blast dedicada aos acessórios e periféricos dos consoles da Nintendo. Começaremos falando sobre... (por Felipe Antunes em 22/02/2011, via Nintendo Blast)

super-scope-1vd1-460Plug and Blast é a nova coluna do Nintendo Blast dedicada aos acessórios e periféricos dos consoles da Nintendo. Começaremos falando sobre a Super Scope, a bazuca lançada em 1992 para ser utilizada em certos jogos de tiro do SNES. Existem vários jogos de tiro no SNES. Porém só os gamers mais sortudos ou mais fanáticos já tiveram a oportunidade de jogar algum game de tiro com a Super Scope.

Nintendo Super Scope


superscope (1)Foi lançada pela Nintendo em 1992 nos mercados europeu e norte-americano, com uma edição limitada no Japão, devido à falta de procura dos consumidores. É uma arma sem fio e usa um receptor infravermelho, que é plugado diretamente no console. Confira o comercial de lançamento nos Estados Unidos:



O kit da Super Scope era composto pela bazuca, uma mira para ser acoplada, o cartucho do game Super Scope 6 e um receptor infravermelho que deveria ser colocado na entrada do 2º controle, e mantido em cima da TV ou, no máximo, a 10 cm de distância dela.

0A bazuca apresenta alguns botões na sua parte superior (como pode ser visto na imagem ao lado):
  • FIRE (para atirar)
  • PAUSE (para pausar)
  • TURBO (para alguns jogos mais ágeis)
E mais abaixo fica o CURSOR (utilizado de formas diferentes em alguns jogos).

493736-super_scope_6_large




superscope
A bazuca é sem fios e alimentada por 6 pilhas AA, que por durarem pouco, foi um dos motivos que levou a Super Scope ao fracasso. Seu design foi projetado para se acomodar em qualquer jogador, razão pela qual o componente da mira é distinto e acoplável à bazuca em ambos os lados. Se você é destro, a mira é anexada aos dois clipes esquerdos na metade da frente da luneta de modo que seu olho direito possa olhar através dela, com a mão esquerda segurando a alça da frente e a mão direita sobre os botões superiores, e vice-versa. Ao lado você pode conferir o modo que o manual recomenda que se segure a bazuca.

Com o receptor infravermelho conectado ao SNES bem como com todo o preparo com as mãos e braços, é hora de jogar! Todos os jogos apresentam uma tela para configurar a mira e evitar problemas ao longo do jogo.

gssddfff
Tela de configuração de mira do jogo Yoshi’s Safari.

snes-super-scope-450x338Você deve se posicionar a 3 metros de distância da TV e levar sua mira ao centro do alvo. Após acertar a estabilidade, sua Super Scope estará posicionada e você estará pronto para começar a atirar! Só vale lembrar que a bazuca pode não funcionar muito bem em ambientes com luz fluorescente e há uma recomendação no manual de não utilizá-la por mais de 10 minutos, ok? Agora sim, você pode se divertir!

O fracasso...


Embora tenha sido uma ideia muito boa, a Nintendo não obteve o sucesso esperado. Visto que apenas 11 jogos dentre todos que a Nintendo lançou para o SNES eram compatíveis com a Super Scope.
  • Battle Clash
  • Bazooka Blitzkrieg
  • The Hunt for Red October (usada somente em algumas fases bônus)
  • Lamborghini American Challenge (utilizando a Super Scope um modo de jogo diferente do original fica disponível)
  • Metal Combat: Falcon's Revenge
  • Operation Thunderbolt
  • Super Scope 6 (jogo que acompanhava a Super Scope)
  • T2: The Arcade Game
  • Tin Star
  • X-Zone
  • Yoshi's Safari
As pilhas também duravam pouco, apenas 4 horas de uso e visto que eram 6, havia um certo gasto com pilhas. A vida da Super Scope foi curta, nem sequer chegou ao novo milênio. E se você pensa em utilizá-la nos novos televisores LCD de hoje em dia, pode esquecer, ela simplesmente não funciona, é apenas compatível com as telas CRT. Sim aqueles televisores com aquele tubo grande que já estão virando raridade assim como a Super Scope. A Nintendo ainda enfrentou problemas, pois diziam que a bazuca incentivava a violência. Hoje ela é um item de colecionador e quem tem não abre mão! E também pode ser vista nos jogos Super Smash Bros. MeleeSuper Smash Bros. Brawl.
180px-SuperScopeBrawlSe você já teve a experiência de jogar algum jogo com essa bazuca, deixe nos comentários um pouco da nostalgia de como era usar a Super Scope!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Meu primo tinha uma, sempre que ia na casa dele jogava ela e o Mario World.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca joguei um jogo de SNES com a Super Scope, por que eu não nasci na época do SNES.
    Mais tem o Wii Zaper, que é quase parecido com a Super Scope do SNES.

    ResponderExcluir
  3. Felipe Batista22/02/2011, 16:02

    @SMB não, menino, não o-o
    Não tem nada a ver com o wii zapper .-.

    ResponderExcluir
  4. Realmente eu só tinha ouvido falar como a arminha do glitch de balas infinitas do SSBM/SSBB(não lembro em qual que é o glitch, mas ela apareceu nos dois=P).
    Eu não compraria, em especial por eu não gostar de FPS ou até mesmo em 3ª pessoa(TPS?), sem contar que então o freezer ia ter que ficar cheio de pilhas(com ímãs para acelerar o processo) :coolface:

    @SMB, realmente não tem nada a ver com o Zapper, a unica coisa que els tem de parecido é que tem um design de arminha

    ResponderExcluir
  5. Pensei que o Wii Zapper fosse igual a Super Scope, ela não é usada no jogo Link Crossbow Training?

    ResponderExcluir
  6. Sim é a Wii Zapper que você usa nele, que parece uma submetralhadora thompson.

    ResponderExcluir
  7. Nao cheguei a jogar nela.. mas um amigo tinha uma.. era bem gigante mesmo.

    Pelo menos nós podemos curtir os jogos da super scope no wii :D

    ps.: tenho uma Yoshi safari (só para coleção mesmo, já que nao tenho a Sscope.) :P

    ResponderExcluir
  8. legal isso ai deve ser maneiro jogar. aquele cara na foto usando o super scope é o angry video game nerd né?

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não acredito que eu vendi o meu Super Scope.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um Super Nintendo e o jogo lamborghine compatível com o Super Scope. Mas nunca tive a oportunidade de usar o Super Scope. Tenho vontade de conhecer deve ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. Eu ja joguei praticamente todos os games compativeis COM a Super Scoope, mas nunca tive uma...acontece que tinha uma Locadora do lado de casa (literalmente) e fiquei amigo de todos la...e eles tinham para alugar a Super Scoope e obviamente os games...entao eu sempre pegava para jogar! era divertido porem enjuava facil...

    Era bem mais legal usar o NES com sua arminha para matar os patos, do que isso no SNES.

    Dica: Um outro acessorio legal do SNES que poucos conhecem é um cartucho que vc insere jogos do GAME BOY para serem jogados no SNES...vinha com um game de uns androide que esqueci o nome. bem bacana e util!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google