Jogamos

Análise: Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

Pergunte para qualquer fã da Nintendo: O que a empresa tem de tão especial? A resposta será direta e reta: as franquias, os games exclusivos... (por Anônimo em 03/03/2011, via Nintendo Blast)

reply_card [Converted]Pergunte para qualquer fã da Nintendo: O que a empresa tem de tão especial? A resposta será direta e reta: as franquias, os games exclusivos. Assim, muitos falarão sobre os mesmos games de sempre: Mario, Zelda, Metroid. Todos são sensacionais, mas eu, particularmente, curto muito as franquias menos conhecidas como Pikmin, Punch-Out!! e a sensacional série Fire Emblem. Esta última chegou ao ápice de evolução em sua versão para o Nintendo Wii.

A Madame dos cabelos de prata


Após os eventos de Fire Emblem: Path of Radiance do Nintendo GameCube (falarei sobre ele semana que vem), o mundo de Tellius teve um curto momento de paz. Isso para alguns, mas para os derrotados na guerra do Rei Louco Ashnard, a sorte teve uma grande virada para azar assim como o dia vira noite. Dessa forma, os antes opressores passaram a ser os oprimidos. Com as transparentes dificuldades, uma nova brigada surge para tentar salvar o que restou da parte agora ignorada de Tellius, e com isso uma nova aventura começa.

A líder desse grupo de resistência se chama Micaiah, uma mulher de aparência jovem com cabelos prateados conhecida por muitos como a “fortune teller” (Vidente). Ela está sempre próxima do rogue Sothe que era uma simples criança no game Path of Radiance. Junto de outros fiéis seguidores, eles seguem para tentar deter os novos opressores e restaurar seu país ao que ele antes era, mas isso não será fácil, pois há grandes guerreiros do outro lado. Um deles chama-se Ike.

Micaiah_FERD_02fire-emblem-rd2

O Xadrez


fe10-5O game é dividido em quatro partes, cada uma com seus próprios capítulos e conclusões. Em seu decorrer, personagens antigos e novos aparecerão fazendo seu exército se tornar cada vez mais forte e com maior variedade de opções para suas unidades. O game é basicamente um xadrez com evoluções de personagens. Você deve mover suas unidades a cada turno para completar seus objetivos. Você terá que acabar com todos os inimigos, matar chefes, atravessar uma ponte, etc. Em geral, o principal objetivo de Fire Emblem é acabar com o exército adversário enquanto tenta não perder muitas unidades suas (não se esqueça: se algum personagem seu morrer, ele não volta mais, então tome cuidado). Há várias unidades diferentes, desde espadachins à magos, cada um com seus pontos positivos e negativos. O melhor a se fazer é tentar achar um equilíbrio entre ataque e defesa para assim completar os objetivos sem grandes perdas.

É importante planejar muito bem seus movimentos antes de se começar cada turno. Um erro que pode parecer bobo poderá matar alguém importante para o game e para seu exército. A dificuldade crescente é um dos pontos mais peculiares de Radiant Dawn.

Meu personagem favorito


screenshot_wii_fire_emblem_radiant_dawn009Uma das coisas mais bacanas de Fire Emblem é o fato de haver tantos personagens carismáticos e interessantes. É impossível não se apegar a alguém no decorrer do game, ter o seu favorito (a minha é a Nephenee). Você acaba se pegando cuidando desse ou de mais personagens, o impedindo de morrer, e se isso acabar ocorrendo, você se pegará dando reset no game para jogar o capítulo novamente.

A história é bastante completa, há reviravoltas, alianças, traições, decisões complexas que afetam não apenas a história, mas a sua própria noção do que é certo e errado. Acaba sendo fácil associá-lo a algum anime ou filme que conheça, mas não se perca: Fire Emblem Radiant Dawn é autossuficiente em relação a sua história.

Que lindo amanhecer


Fire Emblem: Radiant Dawn é um game que, tecnicamente, não é uma obra-prima. O game possui lindas cutscenes, uma música que pode fazer os mais desavisados caírem em prantos, uma jogabilidade simplista, mas extremamente funcional. O traços dos personagens são aqueles já conhecidos dos animes e mangás. Mesmo com todos esses pontos positivos, o game beira sim a simplicidade, mas isso não é ruim. O game não é exigente, pois seu estilo não precisa disso. Ele já consegue pegar o jogador por sua história e sua complexidade estratégica, acredito que mesmo se desse uma refinada gráfica, o game continuaria sendo bom por causa das qualidades que já listei neste texto.

fe1
Mesmo sendo uma franquia bastante antiga da Nintendo, Fire Emblem não consegue ser tão popular quanto Mario e Cia, isso se deve a sua dificuldade bastante alta e a seu estilo que só serve para certos jogadores. Mas a partir do momento que você se apaixona pelo gameplay envolvente e pela história complexa, fica impossível não se deliciar e terminar o game varias vezes só para se usar todas as unidades e deixá-las nos status máximos.

Fire Emblem: Radiant Dawn é um game sensacional, mas que infelizmente (ou felizmente) não é para qualquer um.
Fire Emblem Radiant Dawn – Nintendo Wii – Nota Final: 9.0
Gráficos: 7,5 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 10

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Game fantástico.
    Só os gráficos que realmente deixam bastante a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Hm..então o sistema de batalhas é parecido com o do Final Fantasy Tactics

    ResponderExcluir
  3. Esse eu conheço pq jogo muito o do DS! Vale muito a pena joga-lo!

    ResponderExcluir
  4. Só consegui finalizar no easy mode, porque no normal não passei sequer das primeiras batalhas, imagine no modo hard...

    Dizem que o Wii só tem jogos fáceis, é porque não viram esse.

    ResponderExcluir
  5. Eu revirei Final Fantasy Tactics nesse nem cheguei no final(normal mode)é mais hardcore do que muitos games pra PS3 e 360

    Gráfico!?

    Pra que gráfico se vc tem diversão de sobra

    ResponderExcluir
  6. Cara, é uma das melhores franquias da Nintendo mas que não tem tanta visão assim (apesar de REALMENTE merecer). Para aqueles estrategistas de plantão.

    Quero uma versão para 3DS!!!
    E mais outra p Wii!

    ResponderExcluir
  7. Ah kra, sem essa desculpa de gráfico não é importante. Gráfico também é importante e faz falta se não tem.

    ResponderExcluir
  8. O game é excelente! Gráficos, vídeos, trilha sonora são todos suficientes, mas acho os desenhos muito bons, e sobretudo enredo e personagens fantásticos (fiquei sentindo falta da Micaiah, do Edward e do Leonardo quando começou o 2º Capítulo).

    Bela matéria

    ResponderExcluir
  9. Galera, os gráficos importam sim, mas não devem ser a principal fonte de qualidade do game. Entendem?

    ResponderExcluir
  10. Eu penei muito pra zerar... e olha que foi no modo Normal.. Nenhuma unidade minha eu deixei morrer..mas perdi muito tempo pra isso .. 67horas de jogo ..
    O jogo é MARAVILHOSO.
    E vcs tão falando de gráficos e tal..mas não sei aonde vocês viram que o gráfico não é bom .. A animação é linda, a introdução de batalha é bonita..Não entendi o que é de tão ruim para a crítica negativa.

    A matéria tá ótima!!! E os meus personagens o qual eu cuidei muito foi Lucia, Mia, Zihark, Astrid, Apesar de serem 3 com espadas e 1 com arco-flecha .. eles evoluídos tem uma evasiva muito boa, e dão vários golpes de abilities.

    ResponderExcluir
  11. Franquia sensacional, histórias e trilha sonoras impecáveis, e desafio para ninguém botar defeito ( a não ser quem não consegue passar de uma batalha sem perder aquele seu personagem precioso, hehe ). E Radiant Dawn com certeza está entre os melhores Fire Emblem! ^_^

    ResponderExcluir
  12. A Nephenee é a favorita de todos! AUHUHAUHA

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google