Mario Bits

Mario Bits: Black Mage e Dark Mage

Mario Sports Mix não foi o primeiro a mesclar personagens das franquias Mario, Dragon Quest e Final Fantasy numa só jogatina: isso já começ... (por Eduardo Jardim em 24/03/2011, via Nintendo Blast)

Mario Sports Mix não foi o primeiro a mesclar personagens das franquias Mario, Dragon Quest e Final Fantasy numa só jogatina: isso já começou a ser feito em Mario Hoops 3-on-3, o game de basquete do encanador e sua turma produzido para o Nintendo DS. Também não são todos que sabem que esse tipo de crossover já acontecia em meados de 1996, em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

Black Mage, cujo movimento mais recente é contra uma bola de vôlei, é um dos personagens oriundos de Final Fantasy a dar as caras em Mario Hoops 3-on-3 e Mario Sports Mix. Black Mage possui um cetro mágico que só usa nas quadras para executar seu Special Shot no DS. No Wii, sua melhor estatística é a técnica. O mais interessante é que o Black Mage pode ser relacionado ao Dark Mage, um personagem de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars que, na verdade, nunca apareceu, mas fora mencionado no game de Super NES — provavelmente, uma das criaturas mais poderosas dos universos, contra a qual os poderes do terrível Culex fazem cosquinha...

Quem é Dark Mage?! Seguindo o que o roteiro nos ensina, trata-se de um mago mencionado por um dos bosses mais difíceis de todo o game, o Culex, no momento mais "Final Fantasy" de Super Mario RPG. O Dark Mage reside na dimensão de Vanda, e parece ter um grande poder em tal dimensão, visto que Culex, dono de um HP de 4096 e poder de ataque massivamente destrutivo, não é nada além de um de seus servos. O Dark Mage foi provavelmente o responsável pelo envio do cavaleiro das trevas, Culex, ao universo do Mario — conhecido formalmente como Universo do Cogumelo —, mais especificamente ao Mundo do Cogumelo. No entanto, Culex descobriu que a dimensão do Mario era inabitável para pessoas como Culex e outros de seu tipo — graças a Deus! —, presumivelmente incluindo o Dark Mage. Como um resultado dessa conclusão, quaisquer planos que Dark Mage tinha para o Universo do Cogumelo foram suspendidos por tempo indefinido.

O Dark Mage, tal como o próprio Culex, serviu na época como uma das muitas alusões à série Final Fantasy em Super Mario RPG. A possibilidade do misterioso Dark Mage ter algum tipo de relação com o Black Mage se deve ao fato de que todos os games mencionados neste artigo foram desenvolvidos pela Square Enix — ou, como era conhecida em Super Mario RPG, Squaresoft. Choque de realidades alternativas, viagens interdimensionais... Quem não adora crossovers? Tendo em mente, é claro, que tudo tem um limite...

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nuss, muito legal isso!!!! Não cheguei a jogar o Mario RPG até o fim, então não cheguei a enfrentar esse tal de Culex... Bem legal essas referências a FF!!!

    Bem q a Square podia desenvolver os futuros Paper Mario, ou paralelamente a ela, dar continuidade a Mario RPG.

    ResponderExcluir
  2. Joguei Super Mario RPG desde 1996 quando tinha 4 anos até os 17 anos, sou louco por esse jogo. Acho que a Square Enix tinha que fazer a continuação. Seria mais legal ainda se fizessem para o N3DS. Se for anunciado compro os dois fácil!!! =P

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google