Perfil

Perfil: Detetive Dick Gumshoe (Ace Attorney)

Atrapalhado, confuso e bocudo – esses são os adjetivos comumente usados para descrever o detetive Dick Gumshoe da série Ace Attorney da C... (por Jones Oliveira em 05/03/2011, via Nintendo Blast)

Detetive Dick Gumshoe - Perfil Nintendo BlastAtrapalhado, confuso e bocudo – esses são os adjetivos comumente usados para descrever o detetive Dick Gumshoe da série Ace Attorney da Capcom. Presente em todos os jogos da série, ele faz parte da divisão de homicídios do departamento de polícia de Los Angeles e é conhecido por ser um dos policiais mais incompetentes de todos os tempos. Mesmo com todas essas “qualidades”, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse carismático personagem e saber porque ele nunca sequer teve seu posto rebaixado.

Pouco se sabe sobre a vida de Dick Gumshoe antes de sua carreira no departamento de polícia, além de que ele já conhecia Angel Starr desde os seus 16 anos. Aparentemente ele sempre teve vontade de ser um policial, apesar de em “Trials and Tribulations” ele expressar em depoimento seu desejo de se tornar um bruxo.

Quando adulto, realizou seu sonho de entrar para as forças policiais e logo em seguida, em 2011, foi promovido para o cargo de detetive. O começo de sua carreira como detetive foi bem difícil e já no seu primeiro dia de trabalho ele se confundiu e foi ao posto antigo de trabalho, ao invés do novo. Mesmo sendo duramente castigado pelo procurador Byrne Faraday por esse engano, Gumshoe recebeu um cheque de U$5 como bônus anual.

Uma semana depois, o Departamento de Assuntos Penais o enviou para seu primeiro trabalho como detetive na entrada do tribunal de justiça. O detetive Tyrell Badd atribuiu a ele a guarda da entrada do 2º salão de réus enquanto ia conversar com Calisto Yew no 1º salão. Algo não tinha dado certo e Byrne Faraday estava discutindo com o réu Mack Rell durante o recesso. Logo em seguida a filha de Byrne, Kay, apareceu pedindo dinheiro para comprar rocambole numa máquina de venda. Gumshoe, que tinha apenas os U$5 recebidos no seu cheque de bônus, acabou por dar o dinheiro a ela.

Dick Gumshoe hum - Nintendo BlastEm gratidão, Kya divide seu rocambole com Gumshoe e diz que guardará um para seu pai. Depois de comerem o rocambole juntos e conversarem por um tempo, Kya vai embora e o detetive é surpreendido por Badd e Yew que repentinamente aparecem correndo e gritando que ouviram um tiro vindo do 3º salão. Ao chegar lá, os três descobrem Byrne e Mack mortos.

Gumshoe afirmara que não ouvira nada por causa da porta a prova de som e que Badd e Yew ouviram por causa da janela que dava para o 1º salão estar aberta. Miles Edgeworth, que estreara nesse mesmo dia assumindo o lugar de Byrnes, foi encarregado das investigações. Como se não bastasse tanta confusão em uma semana de trabalho, Gumshoe ligou a TV do 3º salão e descobriu que ela estava no volume máximo. Badd o castigou por tocar na cena do crime e tal atitude o levou a julgamento como o principal suspeito do assasinato de Byrne e Mack.

Apesar de não confiar nem um pouco em Edgeworth, esse se mostrou muito mais compentente do que Gumshoe e descobriu os verdadeiros assassinos posteriormente. Isso foi suficiente para que o atrapalhado detetive venerasse Edgeworth para todo o sempre.

Dick Gumshoe em GK2 - Nintendo BlastA primeira aparição de Gumshoe foi em “Phoenix Wright: Ace Attorney” como o detetive responsável pelo caso “Turnabout Sisters”. Essa primeira aparição é bastante marcante e revela muito sobre a personalidade do detetive. Atrapalhado e bocudo, acaba ajudando Phoenix obter provas para limpar o nome de Maya Fey – irmã de Mia Fey e principal suspeita do seu assassinato. “Sem querer querendo” ele acaba dando a Phoenix a principal evidência que inocenta Maya do assassinato da irmã.

A partir de então o detetive aparece em todo caso que Phoenix assume e, apesar das confusões que causa, passa a ter papel fundamental no desenrolar das investigações “clandestinas” promovidas pelo advogado de defesa de cabelo espetado e nos julgamentos no tribunal. Não só isso, ele ainda salva Phoenix de situações para lá de complicadas, como em “Turnabout Samurai” em que Phoenix está prestes a ser “silenciado” por mafiosos e Gumshoe aparece para prender todo mundo – um dos raros momentos de glória do coitado.

Fanart de Dick Gumshoe - Nintendo BlastApesar das confusões que causa, Dick Gumshoe é a típica pessoa sensível que se magoa facilmente quando tem seus sentimentos feridos. Otimista e muito trabalhador, tem o péssimo hábito de tirar conslusões precipitadas e tomar decisões que pessoas mais sensatas não tomariam. Consumista desenfreado, já comprou uma vara de pesca que nunca utilizou e sequer sabe como usar.

Sempre envolvido nos crimes mais complicados, ele usa sua influência e poderes de persuação para ser atribuído a esses tipos de caso. Uma pena que suas trapalhadas e incompetência sempre fazem com que seus superiores façam cortes no seu salário de tal forma que o levam a se alimentar quase que exclusivamente de macarrões instantaneos e produtos que não tem marca. Mesmo assim, isso não impede que ele demonstre carinho por seus amigos promovendo jantares ao fim dos julgamentos – todos eles por sua conta.

Dick Gumshoe de lado - Nintendo BlastEsse carisma e lealdade que tem por seus amigos que fazem com que Gumshoe mantenha uma boa relação de trabalho com a maior parte da força policial – e ele a usa a seu favor para evitar ser demitido.

Como Maya Fey diz, “aquele detetive confuso” é um dos personagens mais carismáticos de toda a série de jogos da Capcom. Sua personalidade é capaz de nos fazer rir por vários minutos enquanto jogamos um dos 6 jogos da série em que ele está presente. Mas mais do que isso, Dick Gumshoe é uma boa pessoa, de coração grande, sempre disposto a ajudar seus amigos. Certo, pal?

Jogos em que aparece
Phoenix Wright: Ace Attorney, Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All, Phoenix Whright: Ace Attorney – Trials and Tribulations, Apollo Justice: Ace Attorney, Ace Attorney Investigations: Miles Edgerworth e Ace Attorney Investigations 2.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Belo perfil,Sérgio. Agora pude conhecer mais sobre esse detetive,presente em ótimos jogos da série Ace Attorney.

    ResponderExcluir
  2. Tem uns errinhos de português, tu escreveu rocombole e sua irmão

    ResponderExcluir
  3. Augusto, obrigado pelas observações. Corrigi os erros.

    Um abraço e continue participando nos comentários =)

    ResponderExcluir
  4. Também gostei de conhecer mais sobre ele, vou muito com a cara dele xD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google