Perfil

Perfil: Ryu (Street Fighter)

Hadouken, Shoryuken, Hurricane Kick… quem nunca aplicou estes golpes em seus adversários em Street Fighter? Somente quem nunca jogou com Ken... (por Fabiano Naspolini de Oliveira em 24/03/2011, via Nintendo Blast)

ryusfIVHadouken, Shoryuken, Hurricane Kick… quem nunca aplicou estes golpes em seus adversários em Street Fighter? Somente quem nunca jogou com Ken ou Ryu, os irmãos que, apesar de não terem o mesmo sangue, consideram-se com esses laços fortes. Mas no nosso perfil vamos falar do lutador japonês que tem como principal ataque a sua magia azul Hadouken.

Ryu é um dos principais lutadores da série de jogos de luta Street Fighter. Sua aparição segue desde a primeira versão do jogo, além de sempre ser um lutador escolhido pela Capcom para ir aos crossovers como Marvel vs Capcom ou Tatsunoko vs Capcom. Também tem aparições em animes, filmes, dentre outros tipos de entretenimento.

ryusfISeus aspectos visuais sofreram grandes alterações. Inicialmente consistia em um cabelo vermelho, olhos acinzentados e chinelos vermelhos. Já em Street Fighter II, ganhou a aparência que tem na maioria dos jogos: cabelos castanhos de comprimento médio, olhos de mesma cor, faixa vermelha na cabeça, kimono com mangas rasgadas até os ombros, faixa preta e pés descalços. Sempre com uma grande bolsa de lona, leva nela diversos itens para as suas viagens pelo mundo em busca dos melhores lutadores. No atual Street Fighter IV ele mantêm esta última aparência.

Sua personalidade revela uma pessoa reservada, tranquila, despreocupada com a aparência, senso de humor ruim, além de ser uma pessoa cujo objetivo é se tornar um mestre total no seu estilo de luta (Ansatsuken). A única coisa que tem em comum com Ken é a meta e o estilo de luta, pois o resto revelam características bem diferentes um do outro. Todavia ele precisa tomar cuidado com o Evil Ryu, pois esta personalidade obstinada em ser o melhor a qualquer custo pode levá-lo a este lado negro. Para isto, ele conta com seus amigos Ken, Chun-Li e Sakura  - sua pupila - para fazê-lo voltar ao normal.

RyuSF2A história deste lutador é contada aos poucos em cada uma das versões de Street Fighter, aprofundando-se mais no decorrer da série. Ryu é órfão e ficou sem saber sobre o paradeiro de seus pais. Acabou sendo adotado por um homem chamado Gouken, este o levando para o caminho das artes marciais e sendo a figura paterna deste lutador. Passado algum tempo, Gouken viria a formar no seu dojo o filho mimado de seu melhor amigo: Ken Masters. Os dois garotos se tornaram amigos, ou melhor, irmãos sem ser de sangue. Ao completar 23 anos, Ryu acredita estar pronto para viajar o mundo, a fim de testar e aprimorar suas habilidades marciais contra os melhores lutadores do mundo. Ele deixa o dojo de seu pai e mestre, viajando para lutar no World Warrior.

Existem outras histórias que detalham os próximos passos da vida de Ryu ou crônicas da mesma. Um exemplo é em Street Fighter Alpha onde Ryu volta a sua terra natal e descobre que seu pai adotivo foi assassinado. A suspeita gira em torno de Akuma e ele decide correr atrás deste homem para vingar a morte de Gouken. Ele enfrenta este adversário, porém acaba se envolvendo em perigos maiores com M. Bison, sofrendo uma lavagem cerebral e se tornando o Evil Ryu.

ruyanimeJá no anime, Ryu é convidado por Ken para ir à América, em busca de lutas. Após tomar uma surra de Guile, eles decidem viajar o mundo para aprimorar suas habilidades de luta. Conhecendo um velhinho misterioso, Ryu conhece a técnica do Hadouken e chama a atenção do ancião pela facilidade de aprendizado. O lutador viaja para a Índia em busca de Dhalsim para dominá-la completamente. Ao conseguir seu objetivo, Ryu acaba caindo em uma armadilha de M. Bison e sendo controlado mentalmente por um chip inserido nele. Ken o salva deste perigo e Ryu acaba dando o golpe final em M. Bison na luta decisiva do anime.

Eu creio que, juntamente com Mega man, Ryu é um dos mais cotados mascotes da Capcom.

1ryu luta 2

Games em que aparece: Street Fighter, Street Fighter II, Super Street Fighter II, Street Fighter III, Street Fighter Alpha, Street Fighter IV dentre outros jogos da série, visto que ele está em todas as versões e crossovers.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu sempre prefiri o Ken. #LOL
    Ainda veremos Ryu dar fatality?

    ResponderExcluir
  2. "Cinto preto"???

    ResponderExcluir
  3. Ryu se torna EVIL quando se corrompe e a raiva toma conta dele,
    o Gouki (Akuma)se corrompeu pois queira mais poder e assassinou o próprio irmão Gouken e o mestre

    ResponderExcluir
  4. Radooooouuuuuuuuukkeeennnn!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ryu é o mais carismático personagem da Capcom. Street Fighter e Megaman são jogos que marcaram a minha infância.

    ^^v

    ResponderExcluir
  6. Dá RADOUGUI RYUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  7. radougui?? .-.'
    é hadouken seu analfabeto!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Dá RADOUGUI RYUUUUUUUUUU(2)

    ResponderExcluir
  9. Roliuke faz o Ken, Roliuke faz Riun, eu vou apresentar o Guile dando Alecfull koaekpoake

    ResponderExcluir
  10. Só um detalhe brother, não e hurrikane kick, e sim tatysumakisempukiaku ;)

    ResponderExcluir
  11. Tatsumaki Senpu Kyaku *

    E sim, pode ser também Hurricane kick. Como Dragon Punch, como Fire Ball.

    ResponderExcluir
  12. sonho no dia dela ganhar um filme decente com a sua origem

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google