Stage Select

Stage Select: Water Temple (The Legend of Zelda: Ocarina of Time)

Quando você leu Water Temple no início deste post, provavelmente deu aquele sorrisinho nervoso. Nós sabemos... Aquele frio na espinh... (por Alex Sandro de Mattos em 17/03/2011, via Nintendo Blast)

imageQuando você leu Water Temple no início deste post, provavelmente deu aquele sorrisinho nervoso. Nós sabemos... Aquele frio na espinha, as saudosas e malditas lembranças vieram à tona e os palavrões incomensuráveis estão quase escapando de sua boca. Mas por que o templo da água de Ocarina of Time tornou-se tão...tão... inesquecível? Relembre (ou não) os momentos marcantes de uma das dungeons mais incríveis de um dos Zeldas mais incríveis ainda, logo abaixo. Ah, para imergir use a Zora Tonic e as Iron Boots!

“Horror” Temple

Quem é fã de Zelda sabe que Ocarina of Time do bom e velho Nintendo 64, deixou um espaço reservado no coração, na memória e no armário, afinal é um dos melhores capítulos da série e o cartucho está guardado em algum canto. A mudança e a imersão que o console de 64-bits proporcionou para Zelda foi um dos melhores já vistos, pois você não observava mais Hyrule “por cima”, podia ver o vasto reino quase que pelos olhos de Link. O que mais se beneficiou desse detalhe foram as dungeons, algumas com coisas improváveis outras com uma dificuldade elevada. E dificuldade elevada em Ocarina, só pode lembrar uma coisa: o Water Temple (ouve-se gritos de “NNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!!!!!!).

SSSIIIIIMMM!!! O templo era... exatamente isso o que você está pensando. Quer dizer, isso e muito mais. Você pode caracterizá-lo como impossível, maldito, difícil, sacana, confuso, chato, estranho ou com palavrões, mas a palavra que melhor define o templo da água é marcante. Ele é simplesmente marcante com algum dos adjetivos acima. Não há um ser humano na face da Terra que não tenha ao menos ‘enroscado’ em alguma parte da dungeon, se perdido em algum momento, voltado a um lugar onde já estivera ou até mesmo desistido por não saber o que fazer. Se você nunca passou por tudo isso ou nunca jogou Zelda, então não é um ser humano. E se passou por essa situação sem sofrer em momento algum, você é o Chuck Norris.

image image

O inferno aquático

Antes de se afogar no Water Temple, era preciso passar pela Ice Cavern e obter as Iron Boots. Mas pra que diabos serve uma bota de ferro? Ora, para afundar e andar no fundo de lagos. Mas como fazer isso se Link pode se afogar? Basta conversar com King Zora para receber a Zora Tunic - a famosa roupinha azul - que permite que o herói fique tranquilo sob a água ou compre-a por 200 ruppes em Zora’s Shop. Após isso, era preciso ir até Lake Hylia, bater um papo com Sheik e entrar pela passagem no local onde ainda restou um pouco de água, já que sete anos se passaram e todos os locais de Hyrule sofreram danos sem a presença do orelhudo de gorro verde.

image image

Ao entrar com as botas de ferro, já era preciso tirar as botas e voltar a superfície. Para onde você deve ir? Imergir de novo e seguir ao local com duas tochas para encontrar a Princesa Ruto. Ela conta que Zora’s Domain foi congelada, que esperava a sua ajuda mas você não estava lá e que Sheik resgatou-a. Ruto ainda diz que é possível aumentar e diminuir o nível da água e a partir daí o inferno começa.

Glub, Glub, Glub...


Por que o Water Temple é tão confuso ou complexo? Para responder esta questão, nós vamos listar os principais fatores que fizeram sua paciência ir por água abaixo (rá!) e querer arremessar o controle na cabeça de alguém:
  • Tira e põe, tira e põe de novo. Novamente. Outra vez!

É simplesmente irritante. Como a Iron Boots não era um item que podia ser acessado com alguns dos botões ‘C’, era preciso pausar o jogo toda vez que fosse imergir ou subir à superfície. Com o 3DS, esse ‘problema’ não existirá, já que a tela sensível ao toque fará com que você perca menos tempo da sua vida pausando o jogo, em Ocarina of Time 3D. E seu engraçadinho, nada de fazer piadinhas com o título deste tópico, hein!?

image

  • Sobe e desce, desce e sobe

Nível da água. Esse era o detalhe que deixava o Water Temple complexo. Haviam três locais onde Link podia aumentar ou diminuir o nivelamento de água e se você esquecesse de visitar um local, seu futuro e cabelos estavam condenados. Com nível baixo, passagens subterrâneas podiam ser encontradas e com nível alto plataformas flutuavam para alcançar lugares antes inacessíveis.

image

  • Venha para o lado negro da força!

Um dos momentos mais marcantes do templo era o confronto com... você mesmo. Enfrentar Dark Link podia ser complicado se você insistisse na mesmice e sem contar que ele ‘renascia’ várias vezes até acabar com ele em definitivo. Havia quatro formas diferentes de vencer a luta: usando o Din’s Fire, ou com a Biggoron’s Sword, ou Megaton Hammer ou a própria Master Sword;

image

  • É devagar, é devagar, devagarinho

Os confrontos sob a água eram desafiadores. Apesar de não haver muitos inimigos, os seus movimentos eram um pouco lento e só era possível utilizar o Hookshot. Link é herói até debaixo da água!

image

  • Lost

O próprio templo não ajudava. Ele era confuso: três andares - cada um com quatro caminhos -, um subterrâneo e área central. Ao aumentar ou diminuir o nível de água, precisava ficar atento para visitar todos os lugares possíveis para não deixar nada para trás. Não sabe o que fez nem aonde ir? Bem vindo ao grupo dos perdidos. (Nota do redator: eu já encontrei detonados que afirmavam que o templo não tinha mapa, o que não é realidade. E nesta dungeon, usá-lo a seu favor é um benefício e tanto!)

image

  • O Hookshot não alcança...

Certamente muitas pessoas sofreram com isso. Chegar em uma determinada área, ver o local para o lançar o Hookshot e ele não alcançar. É... e sabe por quê? Porque você tinha que encontrar o LongShot. E sabe por que você não encontrava o Longshot? Porque você esqueceu UMA chave, justamente a chave que levava ao confronto com Dark Link e somente após vencê-lo você recebe a nova arma. E é aí que você descobre que tem que voltar nas áreas onde o Hookshot não alcançava... MALDIÇÃOOOOOOOooooo...

imageimage

  • “Óia” o chefe!

Depois de passar horas, dias ou semanas tentando chegar ao final da dungeon, você tem que enfrentar o chefe, como de costume na série. E o chefe é o desafio menos complicado da dungeon! Como assim? Basta desviar das investidas de Morpha, se posicionar em um canto, disparar o Longshot no núcleo que se move e acertar espadadas. Tanto sofrimento para ganhar um medalhão. Merecia uns dez de uma única vez!

image

Água pra que (não) te quero!

Na E3 2010, Eiji Aonuma, um dos responsáveis pela série, questionou a imprensa quanto ao Water Temple de Ocarina of Time. Ele perguntou aos presentes se eles lembravam da dungeon e todos concordaram. Eiji afirmou que ainda convive com o pesadelo e a dificuldade do templo e prometeu mudar a mecânica no 3DS. Até a própria Nintendo reconhece que a dungeon é, digamos, ‘meio’ problemática. Mas convenhamos, Ocarina sem o Water Temple não seria o mesmo jogo.

Após o trauma, muitos jogadores tremem quando entram em alguma dungeon aquática. Se você está com saudades desse templo – algo que duvidamos –, pode jogá-lo no Wii após comprar o game no Virtual Console, ou perder o ar assoprando aquele cartucho perdido ou aguardar pelo 3DS. Será que o Water Temple será divertido em 3D? Pensando bem, talvez não… não queremos ver água por um loooongo tempo…

image image


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. LOL, realmente, dungeon que faz nossas cabeças explodirem de frustração, mas é marcante, realmente....

    ResponderExcluir
  2. Tempos épicos.
    Fiquei três dias para passar esse templo sem as gol skulltula.
    E no chefe levo 7 min.
    Sacanagem

    ResponderExcluir
  3. FilipeCapela17/03/2011, 20:13

    Esse templo e o do fogo foram os mais irritantes de passar. Não vejo a hora de jogar em 3D! :D

    ResponderExcluir
  4. O Water Temple, quem não se lembra deste templo? Mesmo usando um detonado o water temple era irritante, e o pior eu joguei OoT no emulador.
    "Tira e põe, tira e põe de novo. Novamente. Outra vez!"
    Era irritante mesmo, ficar indo no menu, colocar as Iron Boots para afundar e depois tirar para subir, era uma dor de cabeça, eu fico pensando, será que a Nintendo colocou de propósito ou só foi um erro?
    "Sobe e desce, desce e sobe"
    Eu também não gostava do sobe e desce, ficar subindo e descendo toda hora, o que eu não gostava era que link demorava para subir e descer, principalmente quando era para subir numa superfície alta, mais é assim a gravidade da agua, não é?
    "Um dos momentos mais marcantes do templo era o confronto com... você mesmo."
    O que eu não gostava do Dark Link era que ele só atacava quando você atacava ele, mais havia uma forma mais fácil de derrotar ele: [if you get near the island, the Dark Link is not will attacking you] (se você quer saber como erá derrotar o Dark Link fácil é só traduzir o texto nos colchetes, se já sabe então não perca seu tempo traduzindo).
    "Apesar de não haver muitos inimigos, os seus movimentos eram um pouco lento"
    Os movimentos na agua eram lentos, mesmo, ainda mais com as Iron Boots.
    "eu já encontrei detonados que afirmavam que o templo não tinha mapa, o que não é realidade. E nesta dungeon, usá-lo a seu favor é um benefício e tanto!"
    Apesar de eu usar detonado quando eu joguei OoT eu mim perdia facilmente.
    "Certamente muitas pessoas sofreram com isso. Chegar em uma determinada área, ver o local para o lançar o Hookshot e ele não alcançar."
    Eu não sofri com o Hookshot não alcançar os alvos longos, isso por que eu usava detonado como eu já falei, eu não sofri com isso, mais sofri com outra coisa, naquela parte (na segunda imagem do Hookshot) eu sofri para fazer o HookShot mirar no alvo, já que eu jogava no emulador era muito difícil, quase que mim transformava em um Bomb-Omb e mim explodia, eu ja tava comecando a pensar que eu nunca ia Zerar OoT se dependesse do emulador, foi ai que depois de muitas tentativas eu consegui (tive que usar a mira em 3 pessoa).
    "E o chefe é o desafio menos complicado da dungeon!"
    Nem deu muito trabalho para eu derrotar ele, eu venci na primeira vez que mim encontrei com ele.
    Será que o Water Temple será divertido em 3D?
    Eu não sei, vou esperar para ver, eu só não quero mim afogar em 3D (rimou).
    Bons tempos (de sofrimento) que passamos no Water temple.

    ResponderExcluir
  5. Esse templo é o melhor, justamente por ele ser complicado ele se torna o melhor pq faz você pensar mais, ficar mais atento e é um desafio digno, espero que não mudem sua mecanica ^^
    O mesmo vale para as versoes das dungeons no master quest.

    ResponderExcluir
  6. sempre passei do templo ta agua normalmente , nao tive nenhuma dificuldade a nao ser uma maldita chave escondida embaixo de um bloco que levanta qdo vc sobe a agua , essa foi minha unica dificuldade

    ResponderExcluir
  7. to jogando TP e acabei de passar do "templo"(?) do gelo... nada, NADA se compara a dificuldade do water temple de OoT em nenhum zelda depois dele. Lembro-me que empanquei numa sala que precisava tocar a ocarina atras de um bau pra abrir uma passagem no chao. o foda é que eu toquei, n aconteceu nada, rodei e rodei por dias ate q fui ver detonado. aew veio aquela velha pegadinha que se fosse hit na epoca apareceria com o troll face do lado "toquei a ocarina atras do bau e blah blah blah"... impressionante como so deu certo depois de ver a pagina na lentidao da discada =P

    ResponderExcluir
  8. Oque eu senti passando o Water Temple (OoT) pela primeira vez, eu tornei sentir ao entrar no Lakebed Tample (TP)

    ResponderExcluir
  9. Felipe Souza17/03/2011, 21:48

    Era um sacrifício hercúleo achar aquela maldita última chave. Hahahah! Bons tempos, bons tempos... :D

    @Super mario bros.
    Não querendo ser chato, mas já sendo: não se diz "eu MIM perdia" ou "não quero MIM afogar".
    O certo é "eu ME perdia" e "não quero ME afogar". Não sei quanto a você, mas eu gosto de ser corrigido quando eu erro. Português é tão importante quanto Zelda! :)

    o/

    ResponderExcluir
  10. Noooossa... vou chorar!!! Qto tempo passei por esa Dungeon, me lembro ainda de estar no colégio e pedir ajuda a um amigo, já que eu tinha jogado OoT tardiamente, ele confessou que todos teriam problemas pra passar desse templo, então não era nada de anormal eu estar empacado ali XD
    Muitas emoções... Muitos ensinamentos... OoT com certeza não seria o mesmo sem o Water Temple

    Ótima Matéria Alex!

    ResponderExcluir
  11. @Felipe Souza, obrigado por ME corrigir, afinal é errando que se aprende.
    Eu com certeza irei comprar OoT para o 3DS, para recuperar o tempo perdido jogando no emulador.
    Night of this day 240 hours Remain.

    ResponderExcluir
  12. Jairo Manoel18/03/2011, 00:36

    Lakebed Tample do TP também é bem chatinho de passar ele e o Templo do Céu

    ResponderExcluir
  13. O nome desse templo se justifica. É um tributo aos litros de lágrimas de frustração que serão derramados em seus domínios.

    ResponderExcluir
  14. Não achei tão dificil assim, mas na época demorei 2 dias pra passar dessa porcaria, o lance é que o Water (Hell) Temple é chato pra dedéu! E um agradecimento especial ao @Felipe Souza por me poupar tempo de digitação...

    ResponderExcluir
  15. O nome desse templo se justifica. É um tributo aos litros de lágrimas de frustração que serão derramados em seus domínios. [+1]

    ResponderExcluir
  16. esse templo nao foi tao dificil assim
    a dificuldade nele éra o tamanho do templo e encontrar as chaves
    acho que o templo do deserto foi mais irritante

    ResponderExcluir
  17. Eu consegui fazer meu último playthrough de OoT no 64 morrendo só 1 vez, e foi na Morpha. Ainda lembro do Link morrendo afogado ("se enforcando") e a fada vindo ressuscitar ele...

    Acreditam que eu tive problema DEPOIS do Dark Link? Era pra achar uma chave que - se não me engano - ficava embaixo de uma plataforma, tinha que subir o nível da água e descer com as Iron Boots pra pegá-la. A pior ironia é que vendo um detonado, eu acho que o cara fez isso ANTES do Dark Link.
    Eu devo ter pego uma chave fora de ordem ou coisa do tipo...

    Para finalizar com meu comentário, não sei porque tem gente que insiste tanto em dizer que ele é difícil. O segredo está em seu design, que foi feito para confundir e (tentar) tirar o senso de direção do jogador. Se o pessoal acha isso difícil, ficou preso MESMO na Lost Woods, tenho pena dessas pessoas u.u'

    ResponderExcluir
  18. Super mario bros. superou todos os esfaqueamentos ao bom português que já vi dele até hoje em seu primeiro comentário. Que bom que percebeu .-.

    Uma curiosidade interessante que merece ser lembrada: A vida de Dark Link é A MESMA QUE A SUA, ou seja, quanto mais vida, mais você terá que bater pra derrotá-lo.
    Então se você estiver fazendo um jogo com apenas 3 corações, essa luta irá ser bem mais rápida ^^
    Último detalhe: Ele não morre e renasce, ele entra no chão e sai em outro lugar, como se teleportasse para outra dimensão.

    ResponderExcluir
  19. Eu lembro que eu estava usando um detonado pra conseguir passar essa dungeon, mas o detonado acaba me confundindo mais ainda, e acabei passando sem o detonado.

    ResponderExcluir
  20. Em Oracle of Ages tinha uma caverna debaixo dagua que tb dava um certo trabalho...se nao me engano era a 7° dungeon...mas realmente o water temple era muito complicado

    ResponderExcluir
  21. Este templo é épico...
    Mas eu passei ele tranquilo...
    Mas que encheu o saco encheu sim ò.ó

    ResponderExcluir
  22. rs...nossa...foi foda msm pra superar esse...mas quando joguei eu tinha uns 13 anos, acho que nesses anos que passaram eu já ganhei mts pontos de EXP...to pronto pra ele de novo!
    P.S. a nintendo q nem pense em alterar nada na dangeon, quero o msm desafio...só será aceito a nova mecânica pra utilização das botas

    ResponderExcluir
  23. ah...se é errando que se aprende, o louco deve ta no level 100!

    ResponderExcluir
  24. tem tbm mais uma opção ae... a rampa q tem antes da sala do chefe... vc passa daquelas 2 coisas... tá quase no topo e a ultima te acerta.... e POW.... alem de vc perde vida (obvio) vc tem q começar tudo de novo (obvio²)

    ResponderExcluir
  25. velho
    Ainda me lembro
    A pior coisa era entrar nesse templo e salvar
    ficar +/- 5 horas sem jogar
    voltava a jogar e num lembrava as salas k tinha entrado
    mais enfim msm assim
    Considero ele o templo mais dahora do jogo

    ResponderExcluir
  26. Acho que o templo da água de Majora´s Mask muito mais complexo do que o Ocarina of Time. Alguém ai concorda?

    ResponderExcluir
  27. Eu não sofri tanto assim... Olhei num detonado!

    ResponderExcluir
  28. eu empacado na ultima chave antes do boss,como eu estou jogando com o emulador,to a mais ou menos 5 dias tentando acertar a mira e não consigo alguém ai pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  29. Ninguém acredita em mim, mas seriamente, na primeira vez que zerei o Zelda OoT eu passei pelo Water Temple sem usar a Túnica azul O____O ...isso porque eu não sabia da existência da mesma

    ResponderExcluir
  30. Eu passei sem usar a divina pedra e agora to morrendo pra descubri oq fazer no Shadow temple! xD

    ResponderExcluir
  31. pra mim essa é o templo q pqp muito louco msm é muito daora jogar nele (fora o fato da troca) meu templo preferido com toda certeza e nenhum outro zelda nunca joguei um templo tao legal d+

    ResponderExcluir
  32. e o que deixa esse templo muito mais legal é vc nao usar detonado nele,depois que consegue passar vc se sente muito fera *-*

    ResponderExcluir
  33. Eu estou zerando Ocarina, mesmo seguindo a risca os passos de um detonado em vídeo, o Water Temple ainda me deixa careca.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google