Blast from the Past

Blast from the Past: Darkwing Duck (NES)

Ele é o terror que voa pela noite, a bola de cabelo que entope o seu ralo ou a ligação errada que te acorda às três da manhã. Com frases mui... (por Fabiano Naspolini de Oliveira em 14/04/2011, via Nintendo Blast)

darkwingduckEle é o terror que voa pela noite, a bola de cabelo que entope o seu ralo ou a ligação errada que te acorda às três da manhã. Com frases muito doidas, surgia sempre Darkwing Duck no desenho animado. Ele tinha um ego um tanto inflado, porém atrapalhado que só ele. Contava com Capitão Boing para lhe ajudar nas missões e sua filha adotiva Gosalyn. Convenhamos que os dois só atrapalhavam mais que auxiliavam.

O sucesso do desenho da Disney na década de 90 trouxe um jogo eletrônico da Capcom. Darkwing Duck foi lançado em 1992 ao Nintendinho, depois sendo lançado ao Gameboy em 1993. Ele seguia a jogabilidade dos jogos Disney da época, lembrando bastante o estilo de Megaman. Por que será, né?

Vamos encarar o perigo! Ele é Darkwing Duck e este é o nosso Blast from the Past!

Uma onda de crimes para Darkwing Duck impedir

dwdk2 dwdk dwdk13

dwdkendA série televisiva de Walt Disney tem como temática no jogo basicamente a história dos episódios. Darkwing Duck precisa ajudar o prefeito em uma onda de crimes misteriosos que andam varrendo a cidade. Eles acreditam que são obra da organização criminosa secreta F.O.W.L.. Ela tinha vários comparsas, todavia era chefiada por Steelbeak (Bico de Aço como foi chamado no Brasil). Dentre vários vilões, Darkwing Duck precisa impedir os crimes de todos, depois enfrentando o grande vilão em seu luxuoso navio. Com isto, tudo feliz… ou nem tanto (vide foto)!

dwdk10Quanto aos comandos, Darkwing Duck podia pular e, em alguns momentos, usar uma garra para escalar durante as fases. Também tinha sua arma padrão, além de outras que conseguia ao longo das fases. Eram três: a) uma que lançava um tiro na parede e servia de plataforma a ele; b) outra que caía ao chão e depois se dividia em dois tiros, cada um deles indo para lados opostos; e c) um tiro que se dividia em três raios pequenos. Estes tipos de ataque tinham uma carga limitada e precisavam de um item de recarga (G). Também havia algumas pedras preciosas que o jogador podia capturar. Isto rendia pontos ao jogador.

dwdk14A maioria das fases incentivava as escaladas e diversos obstáculos, também com alguns itens escondidos à Duck Tales. O Capitão Boing ajudava ao levar Darkwing Duck nas fases, pois era o piloto da nave deste grande herói. Ficava a critério do jogador qual dos pedidos de socorro – help – iria atender. Apareciam os três primeiros e depois mais três. Ao final, aparecia o último chamado de ajuda, pois era onde nosso grande vilão do jogo se encontrava.

Missões perigosas e vilões mais ainda

dwdk15 dwdk4 dwdk11

Darkwing Duck continha 7 fases, todas tematizadas de acordo com o vilão e área do mapa onde nosso herói pato ia. Os inimigos menores e desafios de cada nível traziam o que tinha de melhor de outros jogos Disney NES como Chip’n Dale, Duck Tales e afins.

Cada nível pode ser observado com detalhes aqui nestes links (ao abrir, clique para poder ver em tamanho maior):

dwdk18 dwdk12

  1. Primeira Parte: BridgeCitySewers 
  2. Segunda Parte: ForestTowerWarehouse 

Os chefões de cada nível eram todos inimigos da série. Pelo menos os principais apareceram no game. Confira todos aqui:

Havia também alguns bônus onde o acesso era escondido nas fases. A dinâmica de cada um deles eram duas:

dwdkbonus dwdkbonus2

  1. Cápsulas caindo do céu: em 30 segundos, Darkwing Duck deve capturar o máximo possível de itens e joias. Elas só podem ser pegas dando um tiro no recipiente que as envolve; e
  2. Cápsulas caindo dos canos: o objetivo e tempo aqui é o mesmo, mas agora se movimentam horizontalmente, além de Capitão Boing e sua filha terem que aparar lá embaixo.

dwdk17Darkwing Duck seguiu a linha de outros jogos Disney desenvolvidos pela Capcom. Tiveram algumas particularidades para tematizar ao mundo do desenho, mas investir na época nesta jogabilidade já consagrada foi o ponto certo para criar um jogo de sucesso. Talvez hoje não funcionasse esta fórmula, todavia para aquele momento foi pertinente e deve ter dado menos custo de desenvolvimento à Capcom. Afinal, o que mudou foi o design de níveis e arte basicamente. A estrutura principal é a mesma dos outros jogos. Encare estes perigos e depois nos conte o que achou.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nunca joguei (apesar de ser da minha época), mas achei muito bem feitinho...já o desenho era engraçado pra caramba!

    ResponderExcluir
  2. sempre gostei desse jogo ,jogava bastante na minha infância

    ResponderExcluir
  3. Curtia muito o desenho.
    Mais o game em si não joguei muito, quando descobri que existia já era na epoca dos famosos ROMs, só que nunca cheguei a jogar.
    O que joguei mesmo na epoca em que tinha meu nintendinho, games especificamente da disney, foram, Duck Tales, e Chip and Dale (Tico & Teco) esses eu joguei no meu nintendinho mesmo.
    Uma pena não saber que existia esse game na epoca, se soubesse teria ido atrás dele, mais descobri quando já não tinha mais o console.

    ResponderExcluir
  4. Ainda tenho o meu... Bons tempos!

    ResponderExcluir
  5. parece bem desafiador mais nunca joguei esse jogo

    ResponderExcluir
  6. isso faz eu me lembrar de outro jogo de patos. ColdShadow.. genial

    ResponderExcluir
  7. Joguei uma versão pirata desse jogo quando era pequeno ao invés do darkwing duck eu jogava com megaman amarelo ¬¬ e o nome do jogo era megaman 5 rsrsr
    achei muito legal o jogo ^.^

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google