Mario Bits

Mario Bits: Luigi em Londres

Os fãs do encanador da Nintendo e do ouriço da Sega — assim como aquela sua tia fã das Olimpíadas — podem comemorar: Mario & Sonic at th... (por Eduardo Jardim em 28/04/2011, via Nintendo Blast)

Os fãs do encanador da Nintendo e do ouriço da Sega — assim como aquela sua tia fã das Olimpíadas — podem comemorar: Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games foi recentemente anunciado para Wii e 3DS. Mesmo que isso já não seja mais novidade para quem acompanha o mundo dos games, é cada vez mais interessante perceber que Mario, Luigi e sua turma vão aparecer na mais importante cidade do Reino Unido, Londres. Isso me recorda... que não será a primeira vez em que Luigi visita a cidade! Junto a Nova York, Rio de Janeiro, Tóquio e Cairo, Londres está no último conjunto de metrópoles que Luigi tem de visitar no game Mario is Missing!, lançado para PC, NES e SNES. Saiba mais sobre o tratamento dado pelo game à cidade global alfa que viria a ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

A história, poucos conhecem: Bowser, cansado de investir em exércitos poderosos e obras de arquitetura contraditória que acabariam sendo usadas contra ele, decide sequestrar o Mario e construir um castelo no meio da Antártica, o mais meridional de todos os continentes; frio, seco, com o maior índice de ventos fortes de todo o planeta. Seu objetivo? Derreter a Antártica — notem que acabei de mencionar que foi ali que ele construiu uma fortaleza, na qual está instalado — para inundar a Terra. Certo, ele e seu castelo vão ser os primeiros a ir para o beleléu assim que tal plano se cumprir... mas, tentando ignorar isso, que tipo de artifícios perversos o rei dos Koopas decide utilizar para tal feito? Lasers interestelares? Labaredas ardentes? Não! Na verdade, acredite, Bowser pretende usar secadores de cabelo encomendados por meio da empresa Hafta Havit Mail-Order. Infelizmente, paisanos, tudo isso é oficial. Luigi, o pobre coitado, foi escalado para ser o herói da coisa toda, maculando seu nome para sempre.

Explicado o roteiro maluco, vamos ao ponto: durante a invasão de Bowser e sua tropa ao Mundo Real, vários Koopa Troopas "kleptomaníacos" foram espalhados pelos continentes com a missão de roubar artefatos valiosíssimos que ajudaram a construir a história do nosso mundo. Em sua passagem por Londres, Luigi pode visitar a Torre de Londres, a Abadia de Westminster e, é claro, o Big Ben. Na Torre de Londres, os Koopa Troopas roubaram as joias da coroa; a Abadia de Westminster sofreu com o furto inesperado de um busto de Shakespeare; já no Big Ben, os soldados de Bowser foram bem seletivos: roubaram o ponteiro dos minutos, só para sacanear. Desnecessário dizer a quem coube a tarefa de resgatar todos os artefatos e retorná-los a seus devidos lugares: o Mario verde, é claro — digo, o Luigi!

Para quem se dedicou a entender a mecânica do game, existem cinco tipos de pessoas transitando pelas cidades do Mundo Real as quais você deve consultar para ganhar dicas sobre o lugar em que você está: o menino, o turista, a empresária, o cientista e o policial. Já te preparando para as Olimpíadas de 2012, confira o que os tipos têm a dizer sobre Londres em Mario is Missing!:
  • Menino: "Água, água por todos os lados; você está na maior ilha da Europa." / "Se você está onde a Union Jack se desenrola, então você está na 8ª maior cidade do mundo."
  • Turista: "É o Reino Unido e a Grã-Bretanha. Tem um terceiro nome também, sem brincadeira." / "Nós chegamos pelo [Aeroporto de] Heathrow. O motorista do ônibus panorâmico tinha um sotaque inglês."
  • Empresária: "Consegue sentir o cheiro dos croissants? Você está a 21 milhas da França." / "O Príncipe Charles será rei algum dia. Se você souber que está em Londres, você saberá de tudo."
  • Cientista: "Londres tem sido a capital por 2000 anos. Embora esteja na Europa, ouvi dizer que é uma ilha."
  • Policial: "Você chegou em Londres bem na hora do chá. Na Inglaterra, sou conhecida como uma 'bobby' feminina."
E não para por aí, não: em The Adventures of Super Mario Bros. 3, mais especificamente no episódio "Répteis no Jardim das Rosas" ("Reptiles in the Rose Garden"), Londres foi anunciada como a próxima cidade que Bowser atacaria após a dominação dos Estados Unidos da América. Porém, os Irmãos Mario interviram antes que o pior pudesse acontecer. Falando em desenhos animados, o episódio "The Adventures of Sherlock Mario" da série The Super Mario Bros. Super Show! é ambientado na cidade grande de Victoria, um tipo de espelho de Londres existente no Mundo do Cogumelo — ou seja, uma versão fungal da cidade de Londres que conhecemos.

Com essas informações em mente, já estamos prontos para disputar as Olimpíadas com os personagens mais icônicos dos video games. E, Luigi, bem-vindo de volta.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu acho interessante como a nintendo cria roteiros no-sense e mesmo assim nos divertimos bastante

    ResponderExcluir
  2. PARECE SER O JOGO MAIS COMPLICADO DA HISTORIA DO MARIO

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca joguei Mario is Missing! @Anonimo, Mas posso te afirmar que esse jogo não é o MAIS complicado da série, pois o MAIS complicado é SMB2 (O japonês)

    ResponderExcluir
  4. sei la eu nunca joguei esse tbm
    precojustoja.com acessem!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu joguei mario is mising uma vez, eu naum sabia como ir pra outra rua, me dava nos nervos...

    ResponderExcluir
  6. Já joguei, e acreditem, é mais difícil do que parece!
    E ainda dizem que é educativo, como é educativo se as crianças não passam nem da primeira fase?

    ResponderExcluir
  7. é verdade, esse jogo parece até educativo, mas não é, é mais ou menos um hardcore só que pouca gente conhece.

    ResponderExcluir
  8. http://www.nintendoblast.com.br/2011/02/blast-from-past-mario-is-missing-snes.html

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google