Perfil

Perfil: Earthworm Jim

Earthworm Jim é o protagonista de uma série de jogos da Shiny Entertainment que receberam seu nome como título. A minhoca e seu traje esp... (por Igor Chacon em 10/04/2011, via Nintendo Blast)

earthworm-jimEarthworm Jim é o protagonista de uma série de jogos da Shiny Entertainment que receberam seu nome como título. A minhoca e seu traje espacial ultra-high tech viajam pelo universo enfrentando o malvado Psy-Crow e seus bizarros assistentes, como o Professor Monkey-For-A-Head. Dotado de uma inteligência acima das demais minhocas de sua espécie, Jim deixa a tranquilidade de sua vida no lixão para lutar contra o mal e salvar a bela princesa What’s-Her-Name.

As reuniões em empresas produtoras de games devem ser muito divertidas. Onde um cidadão em plena consciência pode dizer ao chefe que uma minhoca em um traje espacial supermoderno é uma boa ideia? Mas foi assim que em uma bela manhã de trabalho na Shiny Entertainment, surgiu o projeto do jogo de Earthworm Jim, personagem criado por Doug TenNapel e desenvolvido por David Perry.

jim1

A história de nosso herói começa em uma bela manhã, tão bela quanto a que ele foi criado, em um lixão qualquer onde Jim era uma minhoca comum: fazia buracos, tentava sobreviver em um mundo cheio de predadores, comia dejetos de outros animais (eca) até que subitamente uma roupa espacial ultra-hightech cai sobre Jim, aumentando consideravelmente sua inteligência e possibilitando que ele controle o traje, o que lhe dá um polegar opositor... E a capacidade de puxar o gatilho de um revolver! Consequentemente, detonando com todas as raças de corvos comedores de minhoca do universo...

Ok, apesar dos poderes cedidos pelo traje espacial, Jim não é um poço de inteligência, o que o coloca em situações que vão do hilário ao ridículo ao longo dos dois jogos da série nos quais ele é o protagonista e em remakes futuros.

jim suvacoEnquanto Jim começa a se acostumar com sua nova condição de super-herói, o malvado Psy-Crow pousa com sua nave em busca do super-traje que foi, na verdade, construído por seu cientista maligno e companheiro de malvadezas Professor Monkey-For-A-Head. Jim acaba ouvindo os planos malignos dos dois para a Princesa What’s-Her-Name e sai na nobre missão de resgatá-la.

earthworm-jimboneco


A primeira aparição de Earthworm Jim nos videogames foi no saudoso Mega Drive/Genesis, em 1994. Logo depois, o game foi lançado para SNES, ganhou uma versão para Game Boy e Game Gear e depois para o Game Boy Advance. Além de uma sequência para os mesmos videogames, Earthworm Jim também estrelou uma série de televisão e uma linha de bonecos exclusivos os quais eu, sinceramente, desejo até hoje.

Groovy!

Paz. Até a próxima!


Igor Chacon nasceu na cidade do Natal em 17 de junho de 1989 é formado em psicologia, graduando em engenharia elétrica e em TI pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e estudante de engenharia elétrica, é cristão e se inspira em Lewis, Tolkien, King, Quintana, Carpinejar, Vinícius, Rossi, Vianco, Antunes, entre outros.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Infelizmente um ótimo personagem que foi "esquecido" por todos, o desenho era ótimo e os jogos melhores ainda... eram dificieis era um prazer de se jogar.
    Foi vergonhoso aquele jogo para o N64, será que Earthworm Jim só funciona em 2D? Será que teremos uma remake? Será que Earthworm Jim voltará nas próximas platafornas?

    Bem, eu espero que sim... mas dúvido que isso ira acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Jin,infância *---*
    O mais engraçado que ele antes da roupa espacial não era nada inteligente,a roupa fez ele "ficar inteligente" digamos assim
    e ainda assim ele conseguia fazer as atrapalhadas do dia a dia,o que era o interessante e fazia o personagem parecer mais perfeito!

    Adorei o artigo
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. cara um jogo realmente desafiador e hilariante (tanto que eu ria com meu irmão jogando)....
    eu acho que jogos misturando o uso do seu raciocínio com um senso de humor um tanto bizarro, parodiando coisa praticamente aleatórias eram bem divertidos atualmente esse lado um tanto humorístico foi deixado meio de lado...
    espero que tenha earthworm jim 2 HD...

    ResponderExcluir
  4. Bom, não conheçia o personagem até agora =D
    Depois irei procurar os desenhos e quem sabe o jogo!

    Parabéns pelo artigo! o/

    ResponderExcluir
  5. Grooooovy! Esse jogo era hilário! Principalmente o segundo!

    ResponderExcluir
  6. acho que tem um jogo dele pra ds e tinha desenho dele ?
    sou de 86 mas nao lembro de ter visto o desenho nao eu zerei ele no mega drive e no super nes ^^

    ResponderExcluir
  7. Show de "buela" Igu! ótima análise!clássico que chega cai uma lágrima dos meus olhos, tempos que se foram e não voltam mais ( limpando as lágrimas)...

    ResponderExcluir
  8. Junior, existia sim um desenho do Earthworm Jim que chegou a ser exibido no Brasil pelo Cartoon e pelo SBT, há um link no último parágrafo se quiser conferir. Foram feitos remakes do jogo para o DS e outros consoles.
    Paz.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu primeiro artigo no Nintendo Blast, Igor! Confesso que eu ficava confuso demais jogando Earthworm Jim e não via nem pé nem cabeça no jogo rs. Mas lembro muito bem que eu ria muito por ter uma vaca no meio do jogo, do nada hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Earthworm Jim é muito bom. É um jogo totalmente WTF, um tipo de bizarrice tão maluca e ridícula que dá a volta e fica muito boa xD

    Seria bom mesmo ver o Jim na ativa em algum console da atual geração. Acho até que essa geração precisa do Jim ou algo do tipo. O problema é que acho que o público não quer =/ veja-se o port HD de Earthworm Jim para PS3, só joguei o demo, mas pelo que vi é o exato jogo de Mega/SNES em HD e com uma jogabilidade muito boa. Levou bomba em quase todos os reviews...Por isso o 2 nem saiu em HD.

    Mas muito boa a lembrança, eu ainda guardo de recordação o EWJ2 de SNES aqui. =D

    ResponderExcluir
  11. O segundo jogo, joguei. Muito bom! E o final é super engraçado!
    Agora... Aquele para 64 foi uma bosta! Ruinzinho pacas!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google