Perfil: Goomba (Mario)

Os Goombas fazem parte da vida dos gamers assim como o joystick. É tão natural, tão comum aos olhos, que sua presença nos jogos da Nintendo ... (por Filipe Gatti em 27/04/2011, via Nintendo Blast)

GoombaOs Goombas fazem parte da vida dos gamers assim como o joystick. É tão natural, tão comum aos olhos, que sua presença nos jogos da Nintendo - especialmente os do Mario - já é algo mais do que esperado. As pequenas criaturas que lembram um cogumelo fizeram sua primeira aparição em Super Mario Bros., e depois disso nunca mais deixaram de fazer parte de um jogo do Mario, mesmo que seja como o oponente mais fraco de todos.

O mais famoso e o mais fraco

De fortes sobrancelhas pretas e com os caninos inferiores afiados, os Goombas nem sempre foram inimigos do Mario e do Reino do Cogumelo – pelo contrário, eles um dia já viveram em paz e harmonia com os outros habitantes do reino, mas por motivos desconhecidos, a maioria deles acabou se juntando com o terrível Bowser no exército dos Koopa Troops.

Sendo o tipo de inimigo mais comum em toda a série Mario, eles aparecem em praticamente todos os estágios, com exceção daqueles que se passam debaixo d’água. Suas habilidades são um pouco limitadas, afinal, eles só andam para frente. Mas para compensar tais limites existem variações do Goomba por todos os cantos, como o Paragoomba, sua versão com asas, e o Goomba’s Shoe, o clássico monstrinho numa bota verde em Super Mario Bros. 3, que permitia ao jogador chutá-lo de lá e usar a bota ao seu favor.

Paragoomba GoombossPaper Goomba

Os Goombas são liderados pelo chefe Goomboss, que fez sua primeira aparição em Paper Mario e mais tarde participou também do Super Mario 64 DS e Mario Kart DS. Seus momentos dentro dos títulos é bem breve, e não há quase nenhuma dificuldade em vencê-lo.

Alguns dizem que o Goomba não é nada além de uma pequena criatura que basta um pulo para aniquilar, e apesar de estarem corretos neste ponto, é impossível dizer que o monstrinho não possui seu charme e merecido reconhecimento. Faça você mesmo um teste: pegue duas imagens, uma do Mario e outra do Goomba – coloco minha mão no fogo e digo que dificilmente a pessoa que reconhece o Mario não irá reconhecer seu oponente.

Mais do que um simples inimigo da série do bigodudo, os Goombas já são um ícone no mercado de vídeogames devido sua simpatia. E pode ter certeza que eles continuarão fazendo parte de nossas vidas por muitos, muitos anos.

Afinal, não é todo mundo que vira produto comercial, né?

Goomba plush  Goomba cap  Goomba bag


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acho que o Koopa é mais conhecido

    ResponderExcluir
  2. Goomba é zica

    ResponderExcluir
  3. Goomba é o equivalente ao "Slime" da Serie Mario.
    Não importa onde ou como o slime vai estar vc sabe reconhecer um independente do jogo.

    ResponderExcluir
  4. Pô cara! Eu ganhei até um Goomba de pelúcia da minha namorada hahah!

    Genial!

    ResponderExcluir
  5. minha empregada conhece o mario e nao reconheceu o Goomba QUEIME BLOGUER QUIEME!

    ResponderExcluir
  6. Goomba é bem conhecido, mas pra mim o Koopa ainda é o melhor, tem mais "utilidade" no jogo

    ResponderExcluir
  7. E no New super mario bros, eles pulam.
    HÁ!

    ResponderExcluir
  8. o goomba ta em todo lugar mesmo mas meu preferido ainda eh o bowser

    ResponderExcluir
  9. i don know who is goomba

    ResponderExcluir
  10. Quem nunca morreu pra um Goomba que atire a primeira pedra =P.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google