Plug and Blast

Plug and Blast: Wii Motion Plus (Wii)

Quase três anos após o lançamento do Nintendo Wii, a Nintendo lança um acessório para acoplar ao Wii Remote de modo que a precisão seria mel... (por Felipe Antunes em 12/04/2011, via Nintendo Blast)

Wii_Motion_Plus_Quase três anos após o lançamento do Nintendo Wii, a Nintendo lança um acessório para acoplar ao Wii Remote de modo que a precisão seria melhorada para tempo real no espaço 3D (1:1) - reprodução fiel dos movimentos do jogador na tela ao invés de apenas responder a um certo número de comandos pré-definidos anteriormente. É um periférico plugado na parte inferior do Wii Remote assim como o Nunchuk. Ele é voltado para jogos de esportes e combates onde a precisão é indispensável! E claro, nos proporciona maior realismo. Quer saber o que ele tem de diferente?

O Anúncio!


wiimotionplus

O Wii Motion Plus foi anunciado ao público em 2008, o que gerou uma grande euforia no mundo dos games, já que ele prometia um maior realismo nos jogos que viriam por ai. Em Junho de 2009 o acessório foi lançado e hoje em dia já é possível encontrar o pacote console mais Wii Motion Plus nas lojas do mundo todo e é indispensável em jogos como Wii Sports Resort:



Como funciona?


wii_remote_1O Wii Remote já é um velho conhecido nosso, mas antes de saber como o Wii Motion Plus funciona, você sabe como o Wii Remote funciona? Bom, não abra o seu Wii Remote, pois aqui vamos à explicação:

Como todos sabem, o próprio controle é movido para movimentar os jogos. Bem, o Wii Remote possui sensores uma câmera que captura luz infravermelha por dois pontos no sensor bar. Esta câmera encontra o infravermelho e emite as coordenadas dos pontos para o console. Ele também tem acelerômetros (medidor de aceleração) e giroscópios (esse é mais complicado, explico melhor mais adiante) que permitem perceber:
    nintendo-revolution-4
  • inclinação e rotação para cima e para baixo
  • inclinação e rotação para a esquerda e para a direita
  • rotação ao longo dos eixos principais (como com uma chave de fenda)
  • aceleração para cima e para baixo
  • aceleração para a esquerda e para a direita
  • aceleração em direção à tela e para longe dela
O Nunchuk também é sensível aos movimentos e toda informação e a quantidade de controles acionados são enviados ao Wii via Bluetooth. Muita coisa dentro de um controle só, não é? Pois bem, ainda sim não foi o suficiente! Para levar o jogador a um experiência mais real, a Nintendo criou o Wii Motion Plus:

deviceEste periférico incorpora um duplo eixo giroscópio diapasão (seu deslocamento a partir do plano de oscilação é medido para produzir um sinal relacionado com a taxa do sistema de rotação) e um único giroscópio que pode determinar o movimento de rotação. Tudo isso nessa conector ainda menor que o Wii Remote! Mas sim, isso faz toda a diferença, pois a informação capturada pelo sensor de velocidade angular (como andam suas aulas de Física?) pode ser usado para distinguir o movimento linear pelo acelerômetro, permitindo uma captura mais complexa de movimentos, criando assim a possibilidade de jogos de movimento mais intenso. 200px-Gyroscope_operationUma vez que você gira um giroscópio, seu eixo procura apontar na mesma direção e opõem-se a qualquer tentativa de mudar sua direção original. Já tentou rodar uma bicicleta no ar e tentou mudar a direção do seu eixo bruscamente? Isso é chamado de precessão. Logo, tudo isso é medido e transmitido para o console transformando essa tralha toda em movimentos na tela. Ok, agora que você já sabe como funciona um giroscópio e o controle do Wii, chega de aulas de Física e vamos jogar!

Já conectou seu Wii Motion Plus? Agora abra esse compartimento abaixo dele para conectar seu Nunchuk e os demais acessórios do Wii Remote assim como quando você não tinha o Wii Motion Plus. Calma ai, você ainda precisa tirar seu Wii Motion Plus do seu Wii Remote para usar seu Wii Wheel! Pelo menos a Nintendo já resolveu este problema com o Wii Remote Plus.

Wii Remote Plus


wiimote4_thumb[1]wiimote3_thumb[1]wiimote2_thumb[1]wiimote1_thumb[1]

O Wii Remote Plus é a versão do Wii Remote já com o Wii Motion Plus interno. Foi lançado em novembro de 2010 por US$39,99. Este possui o mesmo tamanho do Wii Remote original, possibilitando assim ser usado no Wii Wheel, por exemplo.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Se não fosse por esses malditos impostos eu comprava um Wii e um 3DS, mas como eu só posso escolher um dos 2 eu escolho o 3DS.
    Mas que sabe eu ganhe um Wii um dia, quero tanto jogar Mario Kart Wii, Zelda SS...
    Bom Plug and Blast, respondeu com mais detalhes a minha pergunta que eu enviei para o N-Blast responde (que a pedrosa já respondeu).

    ResponderExcluir
  2. Deem uma Olhada!!!
    http://reinonintengamers.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu tenho o motion plus e até hoje so usei ele no wiisport resort xD tem mais uns 4 jogos que eu quero que irão precisar do motionplus mas fora esse ... ainda bem que veio junto com o console pq por enquanto pra mim ele ta sendo dispensável.

    ResponderExcluir
  4. Esquece o Mario Kart Wii.

    Como jogo de corrida, é o pior dos mario karts.

    Jogue sonic and Sega All Stars Racing que é bem mais Coeso e menos irritante.

    ResponderExcluir
  5. Só comprarei um motion plus quando lançar o novo zelda. Até lá, vou juntando meu dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. @Anonimo, 32 pistas, 26 personagens, 5 controles para se jogar, 3 modos de jogo, está entre os jogos mais vendidos desta geração, é o jogo mais vendido da série Mario Kart e o jogo de corrida mais vendido da historia, e você fala que Mario Kart Wii é o pior Mario Kart?
    Mario Kart é o meu jogo de corrida favorito, e é muito divertido. Caso eu compre um Wii esse vai ser o 5 jogos que eu mais quero:
    • Donkey Kong Country Returns
    • Mario Kart Wii
    • Super Smash Bros
    • Super Mario Galaxy 2
    • The Legend of Zelda Skyward Sword

    Tem outros, mas sou Gamer Brasileiro e não posso ter todos os jogos que eu quero comprar :(.

    ResponderExcluir
  7. "bem mais Coeso e menos irritante"... isso se chama complexo do casco azul.
    MK nem é um "jogo de corrida". É Mario Kart. É um dos mais divertidos do Wii, apesar das injustiças que ocorrem frequentemente na última volta.

    ResponderExcluir
  8. eu vo comprar o meu ainda
    e um controle de game cube e memóry card eo zelda wind waker na o zerei ainda aff^^

    o motion vo querer por calsa do zelda novo e outros games

    ResponderExcluir
  9. O Mario Kart está completamente incoerente com sua proposta. Tantono Single como no Multiplayer...O item que faz tremer o chão e perder itens fode todo mundo... Mal dá tempo pra você guardar o item e soltar em quem realmente precisa...Não dá tempo!
    Digo mais: está completamente caótico 12 jogadores em mapas pequenos para tanto. Sim, pequeno para 12 jogadores e 12 itens a cada 10 segundos...

    MKart Wii é o pior.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google