Item Box

Item Box: Ocarina of Time (Zelda)

É normal vermos games com nomes dos seus protagonistas, como Mario e Kirby. Também é comum jogarmos jogos cujos títulos vêm de fenômenos ... (por Rafael Neves em 04/05/2011, via Nintendo Blast)

180px-Ocarina_of_TimeÉ normal vermos games com nomes dos seus protagonistas, como Mario e Kirby. Também é comum jogarmos jogos cujos títulos vêm de fenômenos da trama, tais como Golden Sun. No entanto, poucos são os itens de um jogo que emprestam seus nomes para o título da obra. Ocarina of Time é um destes poucos exemplos, mas, neste caso, o instrumento musical do jovem Link deu nome a um dos melhores games da história. Com o lançamento tridimensional de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, nada melhor do que homenagear este artefato que pronunciamos sempre que falamos no jogo, mas que nem sempre recebe a devida atenção.

O tesouro sagrado

ocarinaof-timeOcarina é o nome de um instrumento musical. Em Zelda, há uma Ocarina especial dentre as demais, aquela passada de geração em geração da Família Real de Hyrule. Seu nome? Ocarina of Time. Seu poder? Abrir, junto às Pedras Espirituais, o Reino Sagrado, quando tocada a Song of Time. E qual a função do Reino Sagrado? Servir de local de encontro da Triforce, um tesouro de poder inimaginável. É, parece que, em Zelda, a Família Real tem mais o que fazer ao invés de ficar organizando o casamento real da princesa Zelda.

OcarinaofTimeCaracterizada pela cor azul e pelo anel com o símbolo da Triforce na “boca” do instrumento, a Ocarina of Time é item chave em games como o próprio Ocarina of Time e Majora’s Mask (N64). Neste primeiro, Zelda lança para Link a Ocarina of Time durante sua fuga, pouco antes de Ganondorf pôr seu diabólico plano em ação. Já neste último, Link obtem o instrumento após ele ser roubado pelo Skullkid, lembrancinha da última aventura. No entanto, em Majora’s Mask, a Ocarina of Time se transforma em diferentes instrumentos musicais. Quando Link usa a máscara Deku, a Ocarina se transforma numa espécie de tuba (Pipes of Awakening); já no caso da máscara de Zora, ela vira um guitarra-esqueleto-de peixe (Guitar of Waves); e um tambor quando o herói se converte em Goron (Drums of Sleep). No entanto, seus poderes continuam os mesmos.160px-Guitar_of_Waves

Assopra aonde?

Se aprender violão já é complicado, quem dirá um instrumento tão esquisito como uma Ocarina. Para simplificar as coisas, a Nintendo criou um jeito muito mais fácil de usar o item nos games da série Zelda. Usando apenas os botões “C” do N64 e o “A”, muitas canções foram tocadas por Link. Há várias músicas aprendidas nos jogos e elas são arquivadas no menu START.

160px-Pipes_of_AwakeningNo entanto, as melodias capazes de serem tocadas pela Ocarina não se restringem apenas às do próprio jogo. Há muitos fãs da série que reproduzem músicas famosas no pequeno instrumento ao jogar. Para expandir ainda mais os sons da Ocarina, é possível usar a alavanca analógica do N64 para distorcer a música de vários modos. Trilhas sonoras de filmes, melodias de jogos e muitos outros sucessos musicais podem ser “emulados” na Ocarina of Time da série, no entanto, não é muito fácil de fazer isso. Apesar dos tutoriais, você terá de manusear os botões “C”, “A” e a alavanca analógica ao mesmo tempo!

 

200px-Drums_of_SleepO legado

Muitas itens do mundo dos video-games já foi refeito no mundo real. Quem nunca viu um boné do Mario sendo vendido ou bonequinhos de Yoshi ou Kirby? As bugigangas que Link carrega, no entanto, são memoráveis, mas difíceis de serem criadas réplicas. Bem, para alguns fãs, difícil não é impossível, e assim foi criada uma réplica da Ocarina of Time. Um item perfeito para ficar na sua instante, não? Bom, saiba que o brinquedinho faz mais do que isso, ele realmente é uma ocarina, logo, é possível tocá-la de verdade! Confira abaixo as músicas Song of Time e Song of Healing, duas das canções mais famosas de Zelda: Ocarina of Time e Majora’s Mask tocadas numa Ocarina of Time de verdade.

  

Além de tudo isso, há um aplicativo para iPhone com o nome “Ocarina” que simula o instrumento de sopro. Mesmo que não seja uma referência clara à Ocarina of Time, o aplicativo não seria popular se não fosse a série Zelda. Na franquia Super Smash Bros. a Ocarina of Time aparece nas apresentações do primeiro game (N64) e da versão Melee (GC), este último também homenageia o item com um troféu. Já Brawl (Wii) possui um troféu e um adesivo (sticker) para a Ocarina. Isso sem falar que em Soulcalibur 2 (GC), a Ocarina of Time é mencionada e aparece na cena de encerramento do lutador Link, obviamente.

 

100px-Ocarina_of_Time_(Majora's_Mask)Além de suas aparições, a Ocarina of Time também deu origem a outros instrumentos musicais da série Zelda. Não só isso, como também foi o primeiro item a dar o nome dos jogos, tradição que se repete em Phanton Hourglass (DS) e outros. A Wind Waker, item do de Zelda: Wind Waker, é inspirado numa Ocarina, assim como a Spirit Flute, intrumento musical de Zelda: Spirit Tracks.

Jogos em que aparece: The Legend of Zelda: Ocarina of Time, The Legend of Zelda: Majora’s Mask, Super Smash Bros., Super Smash Bros. Melee, Super Smash Bros Brawl, Soulcalibur 2


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu tenho uma ocarina e ela é bem mais fácil de se aprender a tocar que um violão, na minha opinião...
    De qualquer forma, realmente, é um dos itens de jogos mais memoráveis da história.
    Boa matéria!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma na gaveta do meu lado agora, mas eu acabei não aprendendo a tocar...um dos instrumentos mais velhos do planeta, mas ainda sim é legal, ainda tenho vontade de aprender melhor!

    ResponderExcluir
  3. EM The Legend of Zelda: A Link to the Past, a Ocarina também aparece!!!

    ResponderExcluir
  4. exatamente em A link to the past ela aparece tbm!

    ResponderExcluir
  5. Em A Link to the Past há um item que é uma ocarina, mas não é A Ocarina of Time. O Rafael está falando especificamente sobre ela.

    ResponderExcluir
  6. Não entendi o comentario:

    "As bugigangas que Link carrega, no entanto, são memoráveis, mas difíceis de serem criadas réplicas. Bem, para alguns fãs, difícil não é impossível, e assim foi criada uma réplica da Ocarina of Time".

    A ocarina é um dos instrumentos mais antigos ja criados, e não são complicadas de serem confecsionadas.
    Existem ocarinas das mais diveras formas e materiais, eu ja ate vi uma em formato de coração XD

    ResponderExcluir
  7. Ahh lembrei tem um canal no youtube de uma mina que toca pra caramba:
    http://www.youtube.com/user/Heathersocarina

    ResponderExcluir
  8. "Eu tenho uma ocarina e ela é bem mais fácil de se aprender a tocar que um violão, na minha opinião..."
    Angelo Γ , você tem uma Ocarina qualquer ou uma igual a do Zelda? E se for igual, onde tu compro isso mano?!?!

    ResponderExcluir
  9. É do mesmo modelo, mas ainda assim é diferente, é uma comum mesmo.

    ResponderExcluir
  10. a OCARINA APARECE NO SUPER SMASH BROS BRAWL??????????
    aGRADEÇO QUEM PUDER ME RESPONDER!!!

    ResponderExcluir
  11. sobre a Ocarina aparecer no AlttP, o nome dele era apenas "Flute", isso pq o jogo é antigo e o nome Ocarina muito mais antigo ae, sendo q o Sr. Myia disse q gostaria de ver AlttP em 3D e qm sabe o nome da Flute nao mudasse para Ocarina, qm sabe ate msm a Ocarina do Tempo ou Vento ( MC)

    explicando acima ae:
    sobre a Ocarina do Vento-MC, ela pode ser a Ocarina do Tempo mas só com o poder do Vento add à ela... Ocarina of Time+ Wind Waker = Ocarina do Vento!!! XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google