Perfil

Perfil: Chun-Li (Street Fighter)

Quem disse que uma mulher não pode ser uma boa lutadora? Chun-Li trouxe a Street Fighter toda a sua força, bem como o seu jeito de moleca.... (por Fabiano Naspolini de Oliveira em 01/05/2011, via Nintendo Blast)

Quem disse que uma mulher não pode ser uma boa lutadora? Chun-Li trouxe a Street Fighter toda a sua força, bem como o seu jeito de moleca. Pode ser delicada e meiga, mas não marque bobeira com ela porque um Spinning Bird Kick pode acertar sua cara. Rapidez afinal é uma de suas marcas no seu modo de lutar.

Chun-Li surgiu em Street Fighter II, sendo a primeira lutadora feminina em um jogo de luta 1 contra 1. Seu nome Chun (primavera) e Li (belo) significa uma mulher com a beleza da primavera. Com certeza muitos marmanjões até hoje babam com as pernas e corpo da personagem do jogo de luta. Também fez parte de diversos crossovers contra X-men, Marvel em geral dentre outros.

Tão rápida quanto um Hyakuretsukyaku (ou Lightning Kick, golpes rápidos de pernas dela), vamos conhecer um pouco mais sobre esta grande personagem da Capcom de Street Fighter.

Chun-Li - Meta-se com ela e espinho nos olhos!Chun-Li pode ter sido a primeira personagem feminina jogável, mas em relação aos outros personagens era incomparavelmente mais rápida. Originária da China, sofreu bastantes alterações no visual. Roupa tradicionamente chinesa, o qipao com algumas mudanças para facilitar na luta, usa também botas de combate e collant branco e azul, além de meia-calça marrom escura. Uma outra marca são as pulseiras com espinhos. Já em Street Fighter Alpha, ela usava um colete bordado e calçados esportivos. Por fim, em Street Fighter 4 ela usa um vestido de noite preto sem mangas com detalhes em dourado na parte inferior. Quanto aos cabelos, usa o tradicional penteado chinês “ox horns”. Em outras séries, usou sem adornos. Essas mudanças foram feitas de acordo com o contexto da história do jogo, bem como amadurecimento e importância da personagem na série.

Chun-Li - Um botão turbo ajudava neste golpe certamente!A personalidade de Chun-Li é de uma menina muito alegre. Quer ver quando ganha uma luta (lembram dos pulinhos e do gesto com as mãos?). Todavia quando precisa ser séria consegue, afinal faz parte da Interpol e dá o seu melhor para cumprir uma missão. Quer ficar mais forte e é bastante competitiva, principalmente se a luta envolver outra pessoa do sexo feminino. Tem uma admiração por Ryu e quer desafiá-lo para melhorar suas habilidades – ou impressioná-lo.

Kikouken - Será uma tentativa de impressionar Ryu também?Dentre seus ataques, esta chinesa tem golpes bastante rápidos. Outras personagens femininas de jogos de luta acabaram recebendo a influência dela. O primeiro golp dela é o Kyaku Hyakuretsu – Lightning Kick –, tradicional golpe de apertar os botões de chute rapidamente e executá-lo. Também tem Spinning Bird Kick, onde ela fica de cabeça para baixo e começa a girar em direção ao lutador como uma hélice de helicóptero. Ela podia pular na parede, tomando impulso, além daquela pisada em cima do jogador à M. Bison. Um último golpe marcante é a sua magia chamada Kikouken. Ela é uma bola de magia concentrada que pode ser lançada ou cria uma grande barreira em volta da lutadora, acertando tudo que estiver ao alcance.

Adeus, papai!A história desta lutadora conta que recebeu um convite para o segundo torneiro World Warrior. Ela descobre que Bison tinha aparentemente sobrevivido a sua destruição da base da Tailândia. Com, isso, ela decide enfrentá-lo no torneio para destruir a Shadaloo e vingar a morte de seu pai mais uma vez. Ao final, vencendo esta competição, ela reza pelo seu pai no túmulo e consegue conquistar a sua vingança.

Toma esta, seu maldito!No anime, Chun-Li acaba sendo a guia de Ken e Ryu pela China. A garota acaba ficando amiga deles e se envolvendo em diversos perigos junto com eles. Outro fator também que a ajudou nestes problemas foi por ser filha de Dubal, um agente da polícia que estava caçando a organização Shadaloo de M. Bison. Ao final, ela é raptada por este vilão e acaba sendo controlada por um chip inserido em seu cérebro. Uma parte memorável no anime é quando ela enfrenta Bison. Ela não se rebaixa mesmo para ele – vide foto ao lado. Isto que é mulher de fibra!

spinning bird kick Olhe minhas coxas! Toma essa! Minha abertura de pernas é a melhor!

Games em que aparece: a partir de Street Fighter II, torna-se marca presente nos outros jogos da série, além de crossovers como Marvel vs Capcom, Tatsunoko vs Street Fighter, Capcom vs SNK dentre outros.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. gostosaaaaaaaaaaaa... linda.

    ResponderExcluir
  2. Se ela fosse real, casaria com ela !

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de jogar com ela.
    Prefiro a Sakura =3

    ResponderExcluir
  4. É que a Sakura é apelona que nem Ryu e Ken.

    ResponderExcluir
  5. eu sempre fico indeciso entre Sakura e Chun Li

    ResponderExcluir
  6. kammy e chun li forever

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google