Tetsuya Mizuguchi, pai de Rez, Lumines e Meteos dispara: “Games ainda não são arte”

Não sei vocês, mas considero Tetsuya Mizuguchi um dos game designers mais importantes dos últimos anos. Seus games, sempre recheados de ino... (por Gustavo Assumpção em 16/05/2011, via Nintendo Blast)

Tetsuya_Mizuguchi_At_Art_Futura_2Não sei vocês, mas considero Tetsuya Mizuguchi um dos game designers mais importantes dos últimos anos. Seus games, sempre recheados de inovação e inspiração artística, foram várias vezes comparados a formas de arte. Só que, para o próprio designer, games ainda não podem ser considerados formas legítimas de arte.

Em entrevista ao site IGN, ele foi questionado sobre o assunto e respondeu:  "Eu acho que ... ainda não [sobre os games serem arte], mas está chegando perto". "É apenas o começo. A experiência está se intensificando na indústria. Apenas 40 anos atrás, nós partíamos de pontos pretos e brancos. Nenhum som, apenas barulhos. Agora nós temos cores, 2D e 3D... teremos uma evolução muito maior em jogos futuros. "

Desenvolvendo no momento o super comentado Child of Eden, com versões para X360 e PS3, o designer disse que atualmente procura aliar sons e imagens de maneira perfeita, tudo para criar um impacto inesperado e ao mesmo tempo relevante.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Child of Eden senod multiplataforma tem tudo para sair pro "Café"... \o/

    ResponderExcluir
  2. Discordo, ficou parecendo, pela fala dele, que arte está ligado diretamente ao refinamento ou qualidade do produto... Cinema era arte desde que era mudo, preto e branco e completamente sem os efeitos mirabolantes que temos hoje. Arte é arte porque nos toca e nos traduz... Conheço jogos da primeira geração que fazem isso... Ok, exagerei, mas hoje em dia tenho certeza que os jogos fazem isso com perfeição =}

    ResponderExcluir
  3. Desculpe dizer..
    Mas VGs são arte.
    Okami provou isso também
    Arte não é só embelezamento gráfico,mas a música,uma trama bem feita. NES,SNES até hoje,sempre houve Arte.

    ResponderExcluir
  4. GENTE FOI REVELADO A LISTA DOS JOGOS PRO 2° DIA DO JOGO JUSTO OLHEM AE!

    http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/05/16/2-dia-do-jogo-justo-traz-marvel-3-mario-galaxy-2-e-black-ops-por-r-99-cada.htm

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que o Igor Chacon falou: Primeiro precisa-se definir "Arte". E para muitos gamers ao redor do mundo, games são "Arte" desde TennisFor2 e Pong.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google