Jogamos

Análise: Advance Wars: Days Of Ruin (DS)

O ano não é de 2012, mas uma catástrofe ocorreu com o nosso mundo. Uma chuva de meteoros devastou nossas plantações, milhares de pessoas suc... (por Anônimo em 23/06/2011, via Nintendo Blast)

advance-wars-days-of-ruin3O ano não é de 2012, mas uma catástrofe ocorreu com o nosso mundo. Uma chuva de meteoros devastou nossas plantações, milhares de pessoas sucumbiram, uma névoa dominou os céus por anos, uma doença peculiar que transforma as pessoas em algo próximo de plantas está afetando os jovens, e o pior de tudo é que é neste momento que os seres humanos decidiram guerrear pelas poucas terras e suprimentos que faltam no mundo. Mas como em qualquer história, em Advance Wars: Days Of Ruin há aqueles que só querem enriquecer e aqueles que querem ajudar os outros neste momento de problemas.  A sua parte é a de salvar o mundo devastado e tentar, aos poucos, transformá-lo em um mundo onde teremos orgulho de viver.  Advance Wars: Days Of Ruin começa aqui.
  • Os sobreviventes

advance_wars_days_of_ruin_conceptart_dhom4Você é Will, um sobrevivente e antigo estudante da academia militar Rubinelle que foi resgatado pela unidade liderada pelo comandante Brenner. Há poucos sobreviventes no planeta, então vocês acabam se juntando para encontrar outros e procurar por suprimentos cada vez mais escassos. Infelizmente, essa luta por sobrevivência vai se tornando, aos poucos, uma verdadeira guerra.
Cada busca por mantimentos acaba se tornando uma verdadeira disputa por espaço, cada nova missão de reconhecimento se transforma em batalhas sangrentas onde unidades podem ser perdidas por causa de uma decisão mal executada. Caberá a você e a todos os comandados de Brenner a fazer as melhores escolhas para saírem com o mínimo possível de arranhões.
Todas essas decisões devem ser tomadas em um único lugar: o campo de batalha. Imagine que a tela onde a ação de Advance Wars ocorre é, basicamente, um tabuleiro de xadrez. Você pode mover suas unidades uma vez por turno cada para alcançar seu objetivo. Cada grupo de comandados tem uma missão que pode ser completada de mais de uma forma diferente. Você poderá acabar com todos os inimigos ou apenas capturar a base deles, por exemplo. À sua disposição há vários tipos de soldados e veículos que possuem suas diferentes vantagens e desvantagens. A infantaria é boa para capturar locais, mas não é tão eficiente em combate; já o tanque possui um grande poder de fogo, só que não consegue passar por certos locais como montanhas. O ideal é saber balancear e se preparar para usar as melhores unidades para os melhores terrenos.
30083_AdvanceWarsMain
  • Dias sombriosAdvance-Wars-Days-of-Ruin3

Advance Wars sempre foi uma franquia que possuía o bom humor e o carisma dos animes japoneses. Dessa vez, a Intelligent System decidiu opinar por um clima sombrio para representar que a guerra não é nada divertida. Por toda a história do game, esse clima permanece como uma bomba relógio que a qualquer momento pode explodir em suas mãos. A música, muito bem trabalhada por sinal, ajuda a manter toda essa sombra que domina o game. Os diálogos são apenas em forma de textos, mas conseguem transmitir toda a tensão da hitória. Os efeitos sonoros são simplistas, mas completam o trabalho. Os gráficos durante as missões são apenas funcionais, com bons detalhes para sabermos muit bem o que está acontecendo, já as artes dos personagens e das pouquíssimas animações são lindas e conseguem trazer aquele carisma que falta em muitos games por aí, mas sobra em Advance Wars: Days Of Ruin.     
advancewarsdor_4Um dos grandes atrativos do game é a sua intensa dificuldade. Todos os seus movimentos (me desculpem a piadinha) devem ser friamente calculados. Se fizer algo de errado, isso poderá resultar em uma futura derrota ou em uma demasiada dificuldade para completar a missão. O inimigo pode, basicamente, fazer tudo o que você faz como capturar bases para levantar fundos para novas unidades ou guardar jogo para depois te trucidar. A inteligência artificial é um ponto louvável para a produtora que soube medir da melhor forma possível como deixar o game difícil, mas não frustrante. O desafio é o que, provavelmente, vai mais te segurar em Advance Wars: Days Of Ruin.

  • O ge(ne)ral da guerra

awdor_co_leadinA série Advance Wars é um game bastante específico. Não serve para aquele gamer que só curte a pancadaria ou para aquele que só gosta de games de futebol. Ele é feito para aquele que curte pensar bastante, que adora se aprofundar na história, que joga aos poucos para aproveitar cada momento proporcionado. O forte da série é pegar o gamer aos poucos e nunca mais soltá-lo. Além do single player há a possibilidade de se baixar mais mapas com novas missões e criar a sua própria. Isso dá uma sobrevida gigantesca ao game, o fazendo tornar-se extremamente duradouro.
Em todas as suas propostas, Advance Wars: Days Of Ruin obtém um absoluto êxito. Ele consegue prender o gamer e lhe dar cada vez mais motivos para continuar jogando-o. É impossível não ter um personagem favorito, uma unidade preferida, não se emocionar com a história e as dificuldades que o game traz. É uma ótima pedida para quem quer jogar um game que o faça ser parte da história, e tenho certeza que você fará parte dela.
Advance Wars: Days Of Ruin – Nintendo DS – Nota Final: 9.0
Gráficos: 8 Som: 7,5 Jogabilidade: 10 Diversão: 10,0











Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Joguei muito esse jogo no DS, muito bom mesmo! ótima analise

    ResponderExcluir
  2. joguei um pouquinho de AW: Dual Strike, tenho que voltar a jogar

    ResponderExcluir
  3. muito bom joguei esse jogo as minhas ferias todas ate nao conseguir passar de uma parte-_-

    ResponderExcluir
  4. Joguei só o primeiro da série, pra GBA. Não sabia que existia um pra DS, ainda mais um sombrio, levado mais à sério.

    Parece incrível. Vou ver se acho pra comprar, hehe

    ResponderExcluir
  5. eu tenho esse a mais de um ano e não passei da ultima fase.
    pqp!tenho muits horas de jogo,quase todas as medalhas e nada de passar da ultima fase!é MUITO dificil e eu gosto muito da tabitha.
    <3
    que tem uma música muito foda!
    minha únicada favorita,bem,tenho várias e elas vão mudando sempre,mas gosto muito do anti-tank!

    ResponderExcluir
  6. achei o site procurando days of ruin no twitter, e me deparo com uma matéria tão boa quanto essa, pq sou muito fã(viciado) em Advance Wars, confesso que comecei a jogar o DoR hoje(a sério pq ja tinha testado poucas fases antes), e já jogava os outros Dual Strike e os de GBA, até vou fazer uma propaganda da matéria pra um amigo, ver se ela joga algum AW

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google