Jogamos

Análise: The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (3DS)

A espera finalmente terminou. Depois do anúncio do remake, para Nintendo 3DS, daquele tido como um dos melhores jogos de todos tempos, fãs... (por Rodrigo Estevam em 30/06/2011, via Nintendo Blast)

Capa da versão americana de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D A espera finalmente terminou. Depois do anúncio do remake, para Nintendo 3DS, daquele tido como um dos melhores jogos de todos tempos, fãs de todos os cantos do mundo contavam os dias para o lançamento de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D. A cada imagem liberada, cada notícia divulgada, a horda de fãs ardorosos da série ficava em polvorosa. E eis que, no dia 19 de junho deste ano, Ocarina of Time 3D chegou finalmente às lojas nos Estados Unidos (e, em poucos dias, em território nacional).
E como não podia deixar de ser, o Nintendo Blast traz para você a análise de um dos jogos mais esperados para o Nintendo 3DS desde o lançamento do portátil.

Retornando a Hyrule

Link adulto montando Epona Quase treze anos se passaram desde o lançamento de Zelda OoT para Nintendo 64. Na época, o jogo inovava trazendo um mundo aberto e bastante detalhado, completamente em 3 dimensões, e essas características fizeram com que ele se tornasse referência para diversos lançamentos que viriam a seguir. O game contava a história de Link, um menino que vivia na Kokiri Forest e era o único de sua raça a não ter uma fada. Certo dia ele não só recebeu uma fada para lhe fazer companhia como também recebeu uma missão mais do que importante: ser aquele que livraria as terras de Hyrule de todo o mal. Para isso, ele precisaria reunir pedras e medalhões especiais e viajar no tempo para concluir seu objetivo.
Imagem compara a versão original para N64 (esquerda) com o remake para 3DS (direita)
O tempo passou e aquele jogo que deixou sua marca na história (e na memória de milhões de jogadores) retornou com gráficos não apenas melhorados e atualizados, mas também em 3D estereoscópico. E, convenhamos, desbravar cada canto de Hyrule com a sensação de se estar olhando através de uma janela é uma experiência incrível. O 3D do Nintendo 3DS casou perfeitamente com OoT 3D, podendo o jogo ser facilmente considerado aquele que melhor utiliza esse efeito.
Fora isso, tudo aquilo que você viu há treze anos está lá, praticamente intocado; as músicas emocionantes, os personagens cativantes, e até mesmo os bons e velhos bugs foram mantidos como no jogo original. E o melhor de tudo é que, mesmo tendo sido originalmente lançado há mais de uma década, Ocarina of Time continua com um ar de jogo atual.
Novos gráficos proporcionaram aos donos das lojas do jogo a compra de muito mais produtos para seus estoques

Tornando-se o Herói do Tempo

Momento Indiana Jones Encarnar o herói Link não é uma tarefa nada difícil; se no Nintendo 64 os controles já eram muito bons, a versão para 3DS tem a jogabilidade praticamente perfeita. Puxar o Circle Pad até o final faz com que Link corra, mas basta deslizar o analógico com um pouco menos de força para que o personagem ande rápido ou devagar. A aparente falta de botões do aparelho, se comparado ao controle do N64, é suprida com o uso da tela de toque; lá, além de ver o mapa, com um simples toque você muda para a tela de equipamentos ou para o inventário de itens. Também são exibidos o ícone da Ocarina, os corações, a barra de vida e os quatro slots de itens que podem ser equipados por vez (sendo dois deles nos botões X e Y e os demais em ícones utilizáveis pelo toque). O uso da tela de toque para selecionar e usar os itens contribuiu bastante tornar a jogabilidade mais simples (alguém aí gritou “Iron Boots”?).
Link criança Na tela de cima, onde é exibida a aventura e o 3D pode ser regulado (ou até removido), são mostrados também um mini-mapa da área onde o jogador está e os botões de ação e, por vezes, o de ataque. A profundidade proporcionada pelo efeito 3D permite uma imersão ainda mais profunda na trama do jogo, além de tornar muito mais fácil ter uma noção da distância dos elementos no cenário.
Uma adição muito legal foi o uso do giroscópio. Agora é possível mirar movendo o 3DS, o que facilita bastante principalmente nos mini-games de Hyrule Castle Town e de Kakariko Village. Também é possível usar esse recurso para mover a câmera quando a mira estiver travada. Outra novidade interessante são as Sheikah Stones, pedras semelhantes às Gossip Stones, que têm o dom de mostrar o futuro. Ou seja, ao utilizar esse novo recurso o jogador é apresentado a uma lista de vídeos que mostram como passar daquela parte complicada de um templo ou o que fazer quando achar um símbolo da Triforce no chão. Pode parecer apelação recorrer a isso, mas acredite: em determinadas situações esses vídeos podem realmente ser de grande ajuda.
Screenshot da versão japonesa do jogo mostra o ícone do controle por movimento
Boss Challenge ModeDuas outras novidades muito benvindas são o Master Quest Mode e o Boss Challenge Mode. O primeiro traz a aventura principal com um maior nível de dificuldade e com as imagens espelhadas. Isso mesmo, esquerda é direita e direita é esquerda! Funciona mais ou menos como as versões espelhadas de Twilight Princess: no original, para GameCube, Link era canhoto; já na versão para Wii, para facilitar os controles por movimento, Link passou a usar a espada na mão direita (mas para isso todo o jogo precisou ser espelhado). Já o Boss Challenge Mode oferece a opção de combater mais uma vez os chefões dos templos, bastando visitar a casa de Link e ir para a cama para “sonhar” com a batalha para revivê-la.

Um clássico renascido

Ganondorf, o eterno vilão da franquia The Legend of Zelda: Ocarina of Time já nasceu sendo um clássico, e a coisa não é nada diferente para seu remake. O jogo já figura facilmente entre os melhores jogos lançados até o momento para o novo portátil da Nintendo, isso se não for o melhor. A trama, os personagens, as músicas, os mini-games, as side-quests, os gráficos atualizados, o efeito 3D quase perfeito… tudo isso contribui para o sucesso que OoT 3D vem se tornando.
Se você não teve a oportunidade de jogar um dos melhores jogos da série Zelda de todos os tempos, a hora é agora. E se você, assim como eu, jogou Ocarina of Time treze anos atrás e se apaixonou pela história do Herói do Tempo, a chance de jogar esse clássico mais uma vez  está nas suas mãos (literalmente).
Espelho, espelho meu... Um jeito diferente de desligar o ar condicionado

Zelda, a princesa que dá nome à série Prós

  • Ótimo uso do efeito 3D e do giroscópio
  • Gráficos bem trabalhados
  • Trilha sonora clássica
  • História cativante
  • Horas e horas de exploração
  • Vídeos com dicas que podem ser de grande ajuda em momentos de dificuldade

Contras

  • Pouco conteúdo extra
  • Não utiliza o SpotPass e o StreetPass
The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D – Nintendo 3DS – Nota Final: 9.5
Gráficos: 9.5 | Som: 9.5 | Jogabilidade: 10.0 | Diversão: 10.0

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Linda a sua análise! (lol, fui o primeiro a comentar, abri a Blast, dei um refresh e a notícia acabou de aparecer!!!)

    MAL POSSO ESPERAR POR ESSE JOGO!!! Tenho que comprar!

    ResponderExcluir
  2. Que jogo lindo! Tão lindo quanto o original!

    ResponderExcluir
  3. Já joguei *__*, simplesmente perfeito

    ResponderExcluir
  4. Excelente análise rodrigo, MAL POSSO ESPERAR POR ESSE JOGO!!! Tenho que comprar!²

    ResponderExcluir
  5. E o meu não chega nuncaaaaaaaaaaaaaaa! To ficando nervoso já =p

    ResponderExcluir
  6. Essa versão ficou perfeita,e jogando ela agora,eu percebo que ficou muito,mas muito parecido graficamente com Twilight Princess!!!Isso aumentou ainda mais a perfeição!!!!Ótima analise,só discordo dos contras,esse jogo não tem contra!!!=P

    ResponderExcluir
  7. Peguei a pipoca pra ler a análise! Ô jogo que não chega viu...

    ResponderExcluir
  8. Eu quero , e vo compra , so preciso de 100 reais kkk

    ResponderExcluir
  9. ótima análise rodrigo, meus parabéns, e sucesso para você.

    ResponderExcluir
  10. Vou comprar esse jogo
    semana que vem !!!

    ResponderExcluir
  11. a navi tirou meio ponto do som ;(

    ResponderExcluir
  12. Poxa, tou fazendo de tudo para comprar o meu 3DS esse mês e so quero se for junto com Zelda... rsrsr... xD
    e o proximo serar mario kart...

    ResponderExcluir
  13. Acabei de adquir meu 3DS, porém eu disse a mim mesmo: Somente compraria o 3DS se juntamente ao jogo Zelda Oot, fiz questão que esse fosse o primeiro jogo a acompanhar meu 3DS.
    Tive a oportunidade de zerar algumas vezes o Zelda Oot do Nintendo 64, mas faz tempo, estou ansioso para chegar ao final da versão para 3DS. Realmente é inegavel que seja o melhor jogo da franquia Zelda, isso logico na minha Humilde opinião !

    ResponderExcluir
  14. Poxa, tou lutando pra juntar a grana pra comprar meu 3DS...
    MUITO CARO VEIO....
    quero axar um entre 600 a 650 reais...
    e o Zelda de 100 reais...
    tou com a grana quase toda, quero no maximo 15 dias ja pedir o meu...
    rsrsrs... xD

    ResponderExcluir
  15. "Contras

    Pouco conteúdo extra
    Não utiliza o SpotPass e o StreetPass"

    Ahn?! õ_o
    POUCO conteúdo extra? Cara, você JOGOU antes de analizar? Master Quest, Boss Battle, Boss Gauntlet, Video-Tutoriais, Gráficos mais atualizados, efeito 3D, facilidade dos menus...

    Não utiliza SpotPass e Street Pass? E DAÍ?! @_@ Não é porque o jogo é de 3DS que tem que usar, poxa. Até porque nem iria fazer sentido...

    Se você não queria dar 10, tudo bem. Mas arranje uma justificativa melhor...

    ResponderExcluir
  16. vendo os comentários dos amigos aqui,estou ansioso para comprar um 3ds com zelda Oot,será que é tudo isso mesmo?

    ResponderExcluir
  17. Eduardo,compra sem medo que é um investimento!!!Dinheiro bem aplicado,horas de diversão e,o jogo é isso mesmo e muito mais véi!!!Vai na fé!!

    ResponderExcluir
  18. Poxa galera, num vejo a hora de pegar logo minha grana pra eu sentir nas mãos essa maquina com esse clássico... rsrsrs... xD

    ResponderExcluir
  19. Comprei na pré-venda! É lindooooo!

    ResponderExcluir
  20. @Wayne Gardner
    Sim, achei que o jogo merecia bem mais conteúdo extra. Algo como novas side-quests, algum novo Dungeon. O problema aqui é que o jogo é praticamente o mesmo de treze anos atrás. Não que isso seja ruim, mas pra um remake isso é um ponto negativo. Em relação aos gráficos mais atualizados deram uma caprichada no Link e nos detalhes da maioria das texturas e cenários, mas muitos sprites de personagens ficaram bem relaxados (vide as mulheres da tribo Gerudo).
    Gráficos, efeito 3D e menu na touchscreen não são "conteúdo". São melhorias e modificações. Master Quest não é novidade, vide a versão lançada para GameCube. Novidade mesmo só os vídeo-tutoriais e o Boss Challenge (o Boss Gauntlet é apenas um estágio do Boss Challenge). Mantenho minha opinião, achei poucos os extras.

    E StreetPass e SpotPass fariam sentido sim. Poderiam liberar extras, alguns novos vídeos, troca de itens colecionáveis (caso tivessem inserido algo assim no remake). Idéias não faltam.

    Se o jogo não fosse praticamente a mesma coisa que joguei há mais de uma década com certeza teria recebido nota máxima. Principalmente se os gráficos fossem ainda melhores...

    ResponderExcluir
  21. Joguei no 3DS do Meu Amigo no Domingo e Cara, Muito Coisa Mudou Pelo Menos do Começo até Dodongos Cavern.

    Os Graficos estão Lindos só que dava pra Melhorar (os Dedos dos Personagens Estão Grudados até do Link, 9.5 nos Graficos foi o Serto dar Mesmo)

    Sobre EXTRAS, não me importaria com isso mas é uma idéia Interessante se Adcionacem isso no Jogo. Mas Pelo Fato de não ter, não Prejudicaria a Nota.Digo o Mesmo pro Spotpass e Streetpass no Jogo.

    As Musicas Deviriam ser Orquestradas (Não Necessariamente Todas).Hyrule Field Deviam Ter Colocado Aquela do Brawl (para quem nunca ouviu: http://www.youtube.com/watch?v=TFR-XZ8hWQU)
    FIcaria Muito Bonita se Colocassem.Sertos Lugares Tinham que Mudar a Musica pois tem Lugar que é a Mesma Musica. 9.5 Foi o Certo no SOM.

    Diversão - Horas e Horas Jogando, Ainda Mais com o Master Quest Incluido que é sim Novidade pra Alguns pois Teve Gente que não Teve Oportunidade de Jogar o Master Quest no GC e Nem de ver como era. Mudaram 2 Coisas Nele. o 1º é que o Jogo ta Espelhado como no Twilight Princess do Wii e o 2º é que os Inimigos Tiram o Dobro da Sua Vida pra Complicar Mais.

    Enfim 9.5 é uma Nota Merecidissima só Faltou Musicas Orquestradas Mesmo ai Teria Tirado um 10 :/

    ResponderExcluir
  22. Poxa, espero q vale muito apena esse 3DS, tou deixando de comprar meu Motorola DEFY, pra comprar ele...
    pobre sempre foi assim, ou uma coisa ou outra...
    rsrsrs... xD

    ResponderExcluir
  23. Muito bom, é o minimo esperando pelo ocarina of time...o meu deve chegar essa semana pela bigboy...ainda esse mes tbm pego o resident mercenaries 3d...

    ResponderExcluir
  24. @Fernando Felix
    Exatamente, se as músicas fossem orquestradas e os gráficos um pouco melhores o jogo receberia uma nota 10 sem sombra de dúvidas! O pouco conteúdo extra e o não-uso do StreetPass e do SpotPass foram citados como contras mas não influenciaram na nota final. Isso é perceptível olhando-se as notas que o jogo recebeu (as "mais baixas" foram para gráficos e som, que com certeza poderiam ser melhores, e graças a elas o jogo recebeu o 9.5). Apenas citei aqueles "contras" pois a equipe de desenvolvimento teve a oportunidade de criar algo mais que aproveitasse outras ferramentas do 3DS mas acabaram focando apenas no efeito 3D e no giroscópio.

    Não "arranjei justificativas" para dar o 9.5, como disseram. O jogo é lindo mas não é perfeito, e faltou um pouquinho pra chegar no 10.

    ResponderExcluir
  25. vou comfiar cara,vou comprar e ver se é tudo isso.vlw pela dica

    ResponderExcluir
  26. @Rodrigo Estevam

    Eu entendo o seu ponto. Mas eu, como um fã da série (principalmente do OoT), não vi necessidade de algo mais. Eu mesmo só esperava gráficos atualizados, o que veio depois é lucro.
    Pra mim, foi como o que aconteceu com Resident Evil 4: a versão para Gamecube era ótima, nota 10. Daí veio o PS2, PC, que foram acrescentando novidades. Daí veio a versão de Wii, a "versão definitiva", que também merece um 10. O que quero dizer que esse OoT3D é a "versão definitiva" desse jogo que já foi relançado outras trocentas vezes, sempre acrescentando alguma coisa (Master Quest, por exemplo).

    E o SpotPass e Street Pass ainda assim não vejo que faria alguma diferença nesse jogo. Se fosse um RPG, com ítens e equipamentos secretos, por exemplo, onde existiria a chance de você ter conseguido e seu amigo não, aí você poderia passar pro 3DS desse seu amigo. Mas em um Zelda, colocar uma dungeon nova poderia desestabilizar o jogo. Até porque, no final da dungeon teria que ter alguma recompensa de valor. Ganhar um ítem inútil (tipo uma medalha de reconhecimento) ou rupees não valeria à pena.

    ResponderExcluir
  27. Galera !
    Tô jogando , muito
    lindo os graficos ,o som ,
    muito loooko esse jogo !!!
    Não sei se é possível , mas
    melhoraram o que já era perfeito !!!

    ResponderExcluir
  28. Mas acho que ainda tem muitos poligonos. Tô meio decepsionado com o 3DS. Ele poderia ser um poquinho mais potente né? Só mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  29. To com o Zelda OoT 3D chorei quando joguei. MUITO bom mesmo

    ResponderExcluir
  30. @ñintendo
    Mas aí não é bem por causa do 3DS... tô jogando Resident Evil: The Mercenaries 3D e os gráficos estão lindos e redondinhos...

    ResponderExcluir
  31. oi gente me ajudem onde eu acho o bomerang do zelda to numa faze mas não consigo passar pois falta o bomerang onde esta ele

    ResponderExcluir
  32. É realmente fantastico o Ocarina of Time . Quem já viu o umboxing do Eng Leo (CJBR) do Zelda? "Reza a lenda, que esse é o melhor Zelda lançado até hoje!". kkkkkkkkk
    Viciado²

    ResponderExcluir
  33. quando eu tiver meu 3ds esse sera meu primeiro jogo ( e depois kingdom hearts q vai ser o melhor tbm)

    ResponderExcluir
  34. Acessem a DiLos Games e participem da promoção para ganhar um psp, um ps3, um xbox 360, um wii e um ds. Acesse: www.dilosgames.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Pior jogo que joguei na minha vida, e olha que tenho mais de 500 jogos! Jogo ruim, muita falaçao e pouca ação

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google