Pokémon Blast

Pokémon Blast: Iniciando o treinamento - Stats, Nature e EVs

Na edição passada do Pokémon Blast , vimos alguns dos detalhes que fazem Pokémon ser um jogo complexo. Agora é a hora de aprender a utilizar... (por Unknown em 30/06/2011, via Nintendo Blast)

Na edição passada do Pokémon Blast, vimos alguns dos detalhes que fazem Pokémon ser um jogo complexo. Agora é a hora de aprender a utilizar esses detalhes no treinamento dos monstrinhos, melhorando seus atributos para que eles tenham maiores chances de vitória. Para começar, precisamos saber exatamente quais as funções de cada atributo.

Pokémon, assim como outros jogos do gênero RPG, define atributos para os personagens que participam de batalhas, que no nosso caso são os monstrinhos. Ao todo são seis atributos, também conhecidos como Stats:
HP - Pontos de vida. Caso cheguem em zero, o pokémon desmaia.
ATK - Ataque. Responsável pelo dano causado por golpes físicos.
DEF - Defesa. É a resistência contra golpes físicos.
SATK - (Outras siglas: Sp.ATK ou SpA) Ataque especial. Responsável pelo dano causado por golpes especiais.
SDEF - (outras siglas: Sp.DEF ou SpD) Defesa especial. É a resistência contra golpes especiais
Speed - (Spd ou Spe) Velocidade. Determina quem irá agir primeiro.

OBS: Nesta coluna, iremos considerar que Spd é Speed, já que ela pode ser confundida facilmente com SpD, da defesa especial.

Normalmente, quanto maior for o atributo, melhor para o pokémon, que tem mais chances de sobreviver ou de causar um estrago no time do oponente. Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns fatores que podem aumentar ou diminuir os seus atributos.

Natures

As Natures fazem parte deste grupo. Natures são a personalidade do pokémon e apareceram pela primeira vez nos jogos Ruby & Sapphire, continuando desde então. Elas definem que tipo de comida o pokémon mais gosta e menos gosta, além de afetarem diretamente os atributos dos monstrinhos.
Existem ao todo, 25 Natures. Destas, 20 irão aumentar um atributo em 10%, enquanto diminuem outro em 10%. As outras cinco Natures não possuem influência nenhuma nos atributos e estão representadas na tabela abaixo com o fundo amarelo. (O HP não é modificado pelas Natures)


A linha vertical mostra o bônus e a linha horizontal mostra a penalidade.
EX: A Nature Calm aumenta a SDEF enquanto diminui o ATK .

No quesito treinamento pokémon, as Natures são os elementos mais fáceis de compreender. É só seguir a tabela e observar qual atributo é diminuído e qual recebe um aumento. Para quem sempre treinou só aumentando os levels dos monstrinhos, essa é a maneira mais fácil de ter uma vantagem contra os amigos que também só faziam isso. Futuramente veremos formas de selecionar Natures, mas isso só quando entrarmos no assunto de cruzamento pokémon.
Alguém me chamou?
Depois de conhecer as Natures, é hora de conhecer os EVs, que muitos consideram a parte mais complicada do treinamento. Calma! Não se desespere! O Entei acaba de chegar, é só mentalizar isso e ficará tudo bem.

Os Effort Values

A sigla EV significa “Effort Value” , que em tradução livre é apresentado como “ valor de esforço ”. Os EVs são o resultado do duro treinamento de um pokémon. Você pode até não ter consciência disso, mas todos os monstrinhos que viajaram com você durante a sua jornada, e lutaram, possuem EVs. Como assim? Bem, os EVs são invisíveis para os jogadores, mas eles existem, e fazem uma grande diferença nos seus atributos. Cada pokémon, quando derrotado dentro do history mode, além de fornecer experiência para o vitorioso, fornece EVs. Os EVs, quando acumulados, transformam-se em pontos de atributo (aqueles pontos que você vê nos atributos dos seus pokémon), mas isso não ocorre de forma aleatória.

Cada pokémon pode “ absorver ” no MÁXIMO 510 EVs e cada EV possui um atributo específico, então, existem EVs de HP, ATK, DEF, SATK, SDEF e Spe.

EX: derrotar um Gastly faz com que o pokémon receba 1 EV de STAK, enquanto derrotar um Pidgey rende 1 EV de Spe.
AJ, o primeiro treinador
a aparecer usando os EVs de forma consciente
 
A cada 4 EVs do mesmo gênero, o pokémon irá receber +1 no seu atributo, ou seja, se ele juntar 8 EVs de ATK, receberá +2, se juntar 12 EVs, +3 e assim por diante. Porém, não é possível ter os 510 EVs em um só atributo. O máximo que um pokémon aguenta em um atributo, são 255 EVs.

Em outras palavras, os EVs são como pontos que o jogador coleta e que são transformados em bônus para um determinado atributo. O bônus é limitado e não pode ser direcionado por completo para um só atributo.

Como vocês repararam, os EVs são múltiplos de 4, então de 4 em 4 EVs, você ganha +1 no seu atributo.
Levando em consideração que um atributo suporta no máximo 255 EVs e que eles são múltiplos de 4, concluímos que não é necessário ter os 255 EVs, basta 252 EVs (número mais próximo múltiplo de 4, já que não é possível ter 256 EVs).

Imagine um pokémon que foi treinado com 252 EVs de ATK, 252 EVs de Spe e 4 de HP (somando tudo, temos 508). Ele vai ter um bônus de +63 no ATK, +63 na Spe e + 1 no HP. Esses pontos fazem uma diferença grande né? Agora junte-os com as Natures e você entenderá o porquê do Gliscor do seu amigo conseguir resistir aos golpes do tipo Ice...

Nas próximas edições iremos conferir mais detalhes de treinamento, fique ligado no Pokémon Blast!


Na edição anterior...



Começamos a abordar os primeiros assuntos do sistema de batalha de Pokémon. Vamos conferir alguns trechos dos comentários:

Sou loko por pokemon a muitos anos, já joguei pelo menos um game de cada geração dentro em breve vou jogar uma da quinta prefiro a terceira versão que lançam geralmente é melhorada. Bem ainda estou me adaptando com os EVs e Natures, mas a ideia de ter um pokemon q você gosta lutando em uma batalha mesmo ele não sendo tão "forte" é muito bom, pois você pode treina-lo para que seja o melhor e ganhar. - tiagoferreirac
Eu to cheio de Boxes com pokemon treinados com essas estrategias... como foi dificil treina-los demorou muito mas vale a pena - JackPyro
Como não sei muito bem como treinar Evs, umas das minhas técnicas nas batalhas em duplas online (minhas preferidas) é usando um Quagsire e um Beartic, o Quagsire tem a habilidade water abosorb e os ataques são: Waterfall,Hail,Blizzard e Dig(equipado com Icy Rrock). o Beartic tem a habilidade Snow Cloak e os ataques são: Surf,Hail,Blizzard e Rest(equipado com Chesto Berry). Uso o hail para aumentar a evasiva do Beartic e deixar o Blizzard com 100% de Acc. o Surf pra aumetar o Hp do Quagsire, e lasco 2 Blizzards por rodada, é uma estratégia boa, não funciona sempre, principalmente com os abençoados japas rsrs.
- Ewerton
Pokemon é muito complexo.Sou mais do tipo jogador casual e so quer capturar todos e terminar a aventura.Não tenho paciencia pra treinar um time bom.Mas pkmn é um jogo incrivel,porq tem um lugar pra todos:jogadores mais casuais(gostam mais de viajar e capturar, tipo pesquisadores) e hardcores(querem serem os melhores em batalhas).
- Red
Continuem comentando!

Qual a maior dificuldade que vocês sentem durante o treinamento pokémon? 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Cara,e eu achava que se seu pokemon estivesse level 100,ele estaria no topo,eu sempre faço manhas para conseguir rare candys no emulador.

    ResponderExcluir
  2. Legais essas matérias do Pokémon Blast. Eu sempre tive preferência por pokémon Brave, mas agora vou reavaliar isso, pq eu acho que a velocidade é mto importante.
    @Zelda_Fan #1 usando cheats no emulador pra rary cands ein, que feio. Eu só fiz isso quando lançaram o BW em jap e os pokémons não subiam de nível, era um saco. Mas eu não gosto de usar cheats

    ResponderExcluir
  3. tá mtu boa a explicação, eu só não gosto de treinat IVs, dá mtu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Muito fera a matéria! Cada vez mais a coluna Pokémon Blast fica melhor!
    Aguando ansiosamente pela matéria sobre cruzamento de pokémons e sobre os IV's.

    ResponderExcluir
  5. Agora eu sei para que serve as Natures, vou seguia a tabelinha :D.

    Bom uma das minhas maior dificuldade no treinamento Pokémon é distribuir os ataques, tem que saber bem quais ataques distribuir para o seu Pokémon e tem que ter muita paciência também para treina-los, eu sempre coloco ataques que causem danos principalmente ataques especiais e deixava os ataques de defesa e habilidade pra trás, mas percebi que esses ataques tem algumas funções significativas.

    ResponderExcluir
  6. valeu mateus lobo, agora que eu entendi os EV's! li vários tutoriais em vários sites mas foi aki que eu finalmente intendi os EV's!to ansioso para a próxima pokemon blast :3, sobre as natures eu já sabia xD mas mesmo assim é bom reforçar :)

    ResponderExcluir
  7. - agora eu entendi o que são Evs, mais e para aumentar "X" atributo, tem algum pokémon específico que faça isso acontecer dependendo da nature? ou pode ser qualquer poké?

    - com relação ao ATK e SATK, o ataque é baseado mesmo em ataques físicos e o SATK é baseado em ataques especiais? tipo, o meu Hydreigon tem mais pontos de ATK, então eu vou tirar mais HP do inimigo usando um Outrage, do que um Draco Meteor?

    Vlw Mateus por exclarecer nossas dúvidas!

    ResponderExcluir
  8. @Ewerton

    Cada pokémon que você derrota no matinho, ou com outros treinadores (não sendo wi-fi, wireless e etc...), ou seja, que aparecem no mapa normalmente, vai render EVs. nas próximas edições eu vou postar uma tabela, mostrando os melhores locais pra treinar EVs, pois cada espécie de pokémon da um dos tipos de EV (tem pokémon que da até mais de um tipo de EV)

    Com relação a sua segunda dúvida, é "EXATAMENTE" ISSO. só não deixe de levar em consideração as defesas do oponente. se for um golpe físico, quanto maior a DEFESA dele, menor o dano e se for um especial, quanto maior a SDEF, menor o dano.

    ResponderExcluir
  9. ah sim, agora entendi 100%! vlw msmo!

    ResponderExcluir
  10. @mateus

    Tipo, os Effort são invisiveis, mas e os bonus dele?
    Tpw

    Matei 4 pidgey's 4 effort em spd...
    Mostrará +1 no atributo?
    Ou o bonus +1 será invisivel também?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google