Blast from the Past

Blast from the Past: Super Smash Bros. Melee (GC)

A série Super Smash Bros., que hoje conta com 3 jogos, já é uma grande conhecida dos fãs da Big N, bem como um grande sucesso de vendas. ... (por Alberto Canen em 08/07/2011, via Nintendo Blast)

CapaA série Super Smash Bros., que hoje conta com 3 jogos, já é uma grande conhecida dos fãs da Big N, bem como um grande sucesso de vendas. A versão para GameCube, sozinha, teve mais de 7 milhões de unidades vendidas, o maior número para o console. E não é para menos, pois o game é sensacional. O título já nos diz muito do que se pode esperar dele: briga. E não é uma qualquer, mas sim entre os melhores personagens da Nintendo, aos quais nos apegamos tanto ao longo dos anos. Desde bravos guerreiros aos mais gentis e alegres heróis, todos disputam pelo título de melhor lutador. Quem não foge de uma bola luta está desafiado a apreciar um verdadeiro clássico da pancadaria.

O jogo não tem uma história propriamente dita, o que acontece é um encontro para lutarem. Existe sim, uma abertura muito bem feita e apropriada, onde os personagens são apresentados. Vale a pena vermos:

Abertura

Kirby dando um voadora em NessAqueles que ainda não tiveram o primeiro contato com os jogos da franquia Smash Bros. podem ficar um tanto quanto incrédulos pela diversidade de personagens, afinal, colocar Link, Ness, Princesa Peach e Kirby juntos parece bastante destoante. Porém, após os primeiros momentos da partida, qualquer impressão negativa, que se pudesse ter, é devidamente apagada.

Apesar dos golpes dos personagens serem típicos dos seus jogos originais respectivos, o equilíbrio entre eles é marcante. A vitória ou derrota será decidida tão somente pela habilidade de cada jogador. Então a questão é escolher o seu favorito, sem se preocupar em ficar na desvantagem.

Replay Eterno

É muita gente ao mesmo tempoO replay de um jogo está relacionado com a vontade de o jogarmos novamente. E nesse quesito Super Smash Bros. Melee se destaca com louvor, pois possui uma enorme quantidade de personagens e cenários para jogar, e desbloquear; muitos itens para serem utilizados; uma boa quantidade de modos diferentes; e, ainda, quase 300 troféus para adquirir. Fora isso, tem um multiplayer forte, de até 4 jogadores lutando ao mesmo tempo.

AdventureOutro aspecto que convida a uma nova partida é a facilidade em controlar os personagens. Além da resposta dos botões ser muito rápida, todos têm a mesma sequência de golpes, e não há a necessidade de se procurar uma lista em algum lugar.

Não devemos esquecer da dificuldade variada, desde um nível muito fácil até um um muito difícil, que contribui bastante para a longevidade do game.

Claro que jogar contra amigos é o mais interessante, mas o single-player não foi esquecido. Existe o Adventure Mode, que recria fases de jogos famosos da Nintendo, como Super Mario e F-Zero (à pé). Lembrando que qualquer personagem pode ser usado, então é possível usar o Pikachu para acabar com Goombas, sem problemas.

Os cenários são baseados nos jogos de cada personagem, o que só deixa tudo ainda mais divertido. Todas os estágios são únicos e interagem nas lutas, o que significa que até ficar parado "enrolando" é complicado e pode levar à derrota.

Mushoroom Kingdom aparece 4 vezes, o que é bem natural, considerando que no jogo existem mais jogadores provenientes da série Mario Bros.: a Princesa Peach, o Bowser, o Luigi e o próprio Mario. Claro que o Yoshi também faz parte da festa, mas tem 3 estágios próprios, baseados em Yoshi's Island.

Ainda merecem destaque duas fases inspiradas na Donkey Kong Island, do gorila favorito da Big N (e nosso também), o próprio Donkey Kong; interessante que o jogo EarthBound tenha recebido, também, duas fases, o que demonstra como esse RPG, do garoto Ness, ainda tem espaço em nossas mentes. Ambas são situadas em Eagleland: Onett e Fourside.

A série Zelda do herói Link, da Princesa Zelda e do vilão Ganondorf, todos jogáveis, foi lembrada duas vezes, com um estágio de Majora's Mask - The Great Bay - e The Temple, em Hyrule.

O divertido Kirby não poderia ser esquecido – e não foi mesmo. Tem dois cenários retirados da Dream Land: Fountain of Dreams e Green Greens.

Dificilmente um game com tantas referências da Nintendo deixaria Pokémon de lado, e nada melhor do que o Pokémon Stadium para uma boa disputa, ainda mais que ele alterna entre os terrenos, seja água, fogo, pedra e grama; o Poké Floats é a outra opção, e leva a briga para os céus de Kanto, para lutar nas costas de enormes balões-pokémon.

As séries F-Zero e Star Fox também têm dois cenários cada. A primeira com Mute City e Big Blue; a segunda tem lugar nos céus de Corneria e Venom.

Lutadores Padrões

MarioDonkey KongLink

KirbyNessFoxPeachPikachuSamusSheikYoshiZeldaFalconIce ClimbersBowser

Lutadores Desbloqueáveis

PichuRoyDr.MarioFalco LombardiGanondorfJigglypuffLuigiMarthMewtwoMr.Game and WatchYoung Link

Cenários Padrões

Hyrule Temple (Legenda of Zelda series)Icicle Mountain (Ice Climber)Jungle Japes (Donkey Kong series)Kongo Jungle (DK Island)Mushroom Kingdom (Super Mario Bros. series)Mute City (F-Zero)Onett from (EarthBound)Pokémon StadiumPrincess Peach's Castle (Super Mario 64)Rainbow Cruise (Super Mario 64)Venom (Star Fox series)Yoshi's Island (Super Mario World)Yoshi's Island (Yoshi's Story)Brinstar (Metroid)Corneria (Star Fox series)Fountain of Dreams (Kirby series)Great Bay (Majora's Mask)Green Greens (Kirby series)

Cenários Desbloqueáveis

Brinstar Depths (Metroid)Final DestinationFlat Zone (Mr. Game & Watch)Fourside (EarthBound)Kongo Jungle (Super Smash Bros. N64)Mushroom Kingdom II (Super Mario Bros. 2)Poké FloatsBig Blue (F-Zero)Yoshi's Island (Super Smash Bros. N64)BattlefieldThe Dream Land (Super Smash Bros. N64)

Trilha Sonora

Os diversos cenários remetem aos vários jogos dos quais os personagens foram retirados. E a música segue o mesmo caminho, também usando a trilha sonora dos respectivos games. Alguns têm, entretanto, uma música alternativa, que não faz, necessariamente, referência ao jogo do cenário a que pertence.

Um álbum chamado “Smashing…Live! Live Orchestra Music” que contém varias músicas do jogo, tocadas por uma orquestra, foi lançado em janeiro de 2003. Foi um brinde para quem assinasse as revistas Nintendo Power, na América do Norte, e a British Official Nintendo Magazine, no Reino Unido. Eis a Play List:

Smashing...Live!01. 2:05 - Planet Corneria
02. 2:57 - Jungle Garden
03. 4:15 - Great Bay Shrine
04. 4:05 - Dr. Mario
05. 5:00 - Original Medley
06. 3:35 - Fountain of Dreams
07. 5:42 - Pokémon Medley
08. 2:40 - Opening
09. 2:19 - Planet Venom
10. 2:43 - Yoshi's Story
11. 3:41 - Brinstar Depths
12. 14:18 - Smash Bros. Great Medley
13. 3:52 - Fire Emblem
14. 1:53 - Green Greens
15. 2:49 - Rainbow Cruise

O bom de briga

É verdade que existe um equilíbrio entre os diversos personagens. Porém temos um com o qual nos identificamos mais, seja o Mario, que é mais equilibrado nos seus atributos, seja os Ice Climbers, que são dois ao mesmo tempo, ou ainda o Bowser, que, apesar de ser lento, é forte e difícil de ser jogado para fora da arena. Pode ser que o atrativo seja o seu poder especial, diferente para cada um, ou somente o fato de nos identificarmos com o seu jogo de origem. Mas, certamente, existe um para cada gosto e jogador diferentes.

Caro leitor, nessa briga, qual o seu personagem predileto?

Qual o seu predileto?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O melhor personagem é o Mewtwo entre esses aí.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém gosta de jogar com o Mario?

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece ser um grande jogo.Pena que não consegui jogar...Bom,talvez eu ainda jogue no meu Wii.

    Acessem meu blog:www.here-we-play.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu prefiro o Link, mas o Mario tb não é de se jogar fora :P

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida o Smash Bros mais hardcore de todos. Brawl perto deste é brincadeira de criança ( tem nem comparação o intense do Bralw com o very hard do Melee ). Nunca na minha vida vou esquecer o quanto eu sofri para conseguir todos os 280 troféus! Algumas vezes acho até que esse é o melhor Smash Bros já feito ( inclusive, ele foi feito exclusivamente para os fãs da série ).

    Bom, já que os personagens entraram na discussão, nao custa nada eu participar também! =p

    Link, Young Link, Marth, Roy, Pikachu e Jigglypuff são os melhores! E seja como for, Roy detona todos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu me mato pelo troféu do Mew
    Acho que é impossível de pegar!!!
    Se alguem conseguiu, pf me dê uma dica
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Dizem que esse Smash Bros é o melhor da série. Eu acho o Brawl, mas não o joguei, então não posso dizer minha opinião com 100% de certeza, ele só me pareceu mais simples que este e com uma variedade ainda maior de tudo...

    Super Smash Bros. é a melhor série de jogos para mim, porque ninguém precisa conhecer todos os personagens para poder jogar, diferente de outros jogos de luta. É um daqueles jogos que vale a pena chamar uns amigos para passar a tarde jogando ^^

    ResponderExcluir
  8. Luigi, sem dúvida é o melhor, mas também jogo com Fox, Mario, Ness, Kirby e DK.

    O Melee marcou muito minha infância, foi o jogo de GC que mais joguei (fiquei muito triste quando meu pai teve de vender o GC e os jogos do mesmo da antiga locadora dele pra ajudar a comprar os PS2).

    Mas em Agosto do ano passado comprei novamente um GC que veio junto com um Melee (chorei quando joguei o game novamente).

    Não jogo o Melee com a mesma frequência desde Maio por duas razões:

    1: Ganhei um Wii e estou jogando Super Smash Bros. Brawl, que oferece mais elementos...

    2: A minha gravação está quase detonada. Já destravei todos os personagens e estágios secretos, finalizei os modos Classic, Adventure e All Star com todos os personagens (com Luigi no Very Hard [com uma vida e sem continues!] e os demais no Hard), conclui todas as event matches, tenho 283 troféus e já joguei 3927 partidas.

    Apesar disso, ainda gosto muito do Melee, me orgulho de tê-lo em minha coleção e de ter passado vários meses (inesquecíveis) me divertindo com ele.

    De vez em quando ainda dou uma jogatina nele (como agora, obrigado N-Blast por me dar saudade do jogo :p).

    Portanto, se você tem um GC ou Wii e não possui o Melee, aconselho a procurá-lo em feiras ou na internet, o investimento vale muito a pena...

    Compre-o e GET READY TO THE MELEE!

    ResponderExcluir
  9. @Mark: Você está de parabéns mesmo. Conseguir todos os 290 troféus (e não 280) é uma tarefa de respeito. Tanto é verdade que tem gente vendendo no eBay o Memory Card com o jogo todo desbloqueado. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. DeUzmk: tem que detonar o All-Star Mode no Hard. Vai ter que ralar mesmo :D. Se conseguir nos avise. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Leonardo Karbage: Nós que agradecemos por esse belo depoimento. Espero que você consiga os últimos 7 troféus. Nos avise quando conseguir. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. so joguei o primeiro e no emulador gostava muito de usar o link

    ResponderExcluir
  13. Jogo com todos, mas o Roy e o Young(ou nao) Link sao preferencia

    ResponderExcluir
  14. Alberto Canen: Juro que não faço ideia de como conseguir os 7 últimos troféus, se eu achar um detonado talvez eu consiga...

    Mas vai ser complicado, desde que comecei a jogar o Brawl, estou tendo dificuldades para me reacostumar com o Melee, não estou tão bom quanto antes, nem mesmo quando jogo com o Luigi (que também é meu personagem favorito no Brawl)...

    ResponderExcluir
  15. Leonardo Karbage: saber o que se deve fazer é tranquilo, dá uma olhadinha no Goggle, não é nem trapaça. Fazer efetivamente é a questão. Pois geralmente significa ter que detonar algum Mode no Hard (sem continue). Estou confiante que você vai conseguir o/

    ResponderExcluir
  16. Kirby é o melhor

    ResponderExcluir
  17. Alberto Canen, é verdade, foi um erro meu na hora de dizer o número de troféus! =p E valeu aí pela força!

    Como eu já disse, consegui todos, mas não foi nada fácil, pois o Melee é "super difícil". E vale ressaltar também que eu não descobri sozinho como conseguir todos os troféus. Tive que dar uma olhada no google para saber como pegá-los. Só o esforço que foi exclusivamente meu! =p

    Acho que os piores são o do Giga Bowser ( a partir da dificuldade normal finalize o modo adventure em 15 minutos´sem perder continue, para enfrentar o Giga Bowser, e não perca nenhuma vida quando estiver enfrentando ele ) e o da Crazy Hand ( finalize o adventure Mode no Hard ou Very hard ). Esses foram alguns dos que eu sofri mais...

    ResponderExcluir
  18. @Ness_64, existe essa história mesmo, de que os fãs de Smash Bros Melee dizerem que este é o melhor de todos. Mas por experiência própria eu posso dizer: todos os dois são excepcionais, e é injusto escolher o melhor entre um dos dois. Eu por exemplo só escolho o melhor no momento ( vivo alternando entre o Melee e o Brawl ), mas não é nada concreto. :)

    Os jogadores mais hardcore de Smash Bros costumam preferir o Melee, devido à competitividade dele, mas o Brawl não é de se jogar fora, pois jogo é uma verdadeira obra de arte da sétima geração. conseguiu aperfeiçoar muitas coisas que surgiram no Melee a ainda trouxe muitas outras novidades.

    Não sei se é a melhor série de jogos que existe ( gosto de tantas franquias que pra mim é difícil escolher a melhor, rsrs ), mas Smash Bros sem dúvida é uma das melhores! ^^

    ResponderExcluir
  19. Eu Jogo com o Mario! Yahoo! \õ

    Jogo tmb com Young Link e Roy.

    Passei Horas e Horas jogando Melee com meus amigos. Mas eu prefiro o Brawl (não que eu não goste do Melee, eu adoro o Melee só que eu prefiro o Brawl por ter mais coisas pra fazer.)

    Não esqueçam do Super Smash Bros 64 né o jogo tmb vale muito apena poxa, e sou Mario Player do 64 até o Wii (e breve no WiiU e 3DS! MUAHAHAHA! >:D)

    pena que eu não tenho Internet no me Wii pra jogar Brawl Online D:

    ResponderExcluir
  20. Alberto Canen, eu ja tentei com todos virar o modo All Stars no Very Hard, mas eu acho que é impossivel (o máximo que eu cheguei foi na primeira rodada que tem 3 jogadores).

    Só falta o troféu do Mew e do Pikmin (mas eu nem sei onde acha Pikmin pra comprar, porque esse tem que ter o Save no Memory Card)

    kkkkkkk o Mew, tanto no Smash Bros quanto nos jogos de pokemon, é level hard de se conseguir, hein!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu sou bom com o Dr. Mario e Young Link! :D

    Eu prefiro o Brawl, acho que a resposta aos movimentos muito mais rápidas, quando jogo muito Brawl e decido jogar melee demoro um pouco a me habituar com a jogabilidade. Não vejo a hora de saber os personagens do novo Smash Bros.

    ResponderExcluir
  22. DeUzmk: É, esse Mew não é mole mesmo. O Pikmin agora só usado. Difícil achar novo. É bom poder comprar em mãos e ver o estado. Mas pela net eu vi usado no eBay (23 dólares com o frete) e no Mercado Livre (79 reais + o frete). Se achar alguém para emprestar seria ótimo também ;). Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Mark: Saber qual é o melhor Smash Bros. é complicado. Mesmo na equipe do NB eu vejo opiniões diversas.Todos os 3 têm votos, mesmo o do N64 - que não pode ser descartado. Estou com uma grande expectativa pelo próximo, para 3DS e Wii U :D. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Curiosidade: A equipe do NB vai fazer um campeonato interno de Super Smash Bros. Brawl hoje (10/07/2011). Eu só não vou participar - e dá-lhe uma pisa neles (:p) - porque vou cobrir um evento em Natal/RN.

    ResponderExcluir
  25. É verdade, foi um erro da minha parte esquecer o Super Smash Bros do N64 ( não sei o que está acontecendo, estou cometendo muitos erros, rsrs ). Mesmo não tendo tantas coisas para fazer, como os seus sucessores, ele foi o Smash Bros que mais joguei, eu acho! :)

    E todos os fãs da série estão com a expectativa a mil, pelos novos jogos de Smash Bros para 3DS e Wii U! ;)

    ResponderExcluir
  26. Kirby!!!!
    Ele ctz não é o personagem mais forte, mas ctz é o mais escorregadiu. Ja fiz um kra maiar o controle na parede por não conseguir me acertar hiahiuahiuahuia!

    ResponderExcluir
  27. "Caro leitor, nessa briga, qual o seu personagem predileto?"
    Preciso dizer alguma coisa? XD

    ResponderExcluir
  28. @Ness_64: Realmente dá para ter uma ideia rsrs. Por sinal, o Ness é um dos meus personagens preferidos da Nintendo. EarthBound é a minha primeira indicação de RPG para quem quer começar no gênero. Abraços!

    ResponderExcluir
  29. super smash bros mmmmeeeellleeeee!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Recentemente comprei um Game Cube e comprei também o Super Smash Bros Melee, e gente, sim esse game é ótimo principalmente se jogado com a galera.

    ResponderExcluir
  31. Me chamem de Louco se quiserem Mas eu tenho os 3 SSB e acho o Melee MIL vezes melhor que o Brawl (alguns fatores como Sonic e Solid Snake deixaram o Brawl meio Ruim) O Melee é Mais divertido e tem o Modo aventura onde você simplesmente vai em estágios de todas as séries disponíveis e apenas com o personagem que vc escolheu, Mas o Brawl tem a historinha Subspace emissary mas eu senti a falta do modo aventura, e o Melee tem uma abertura própria, mas já a abertura do Brawl são simples cenas do Gameplay e do Subspace emissary, os eventos do Melee são mais empolgantes que os do Brawl, é mais difícil destravar personagens no Melee que no Brawl, e assim por diante, se bem que no Brawl tem mais personagens mais cenários e os do Melee tbm e os customizáveis tbm, mas ainda prefiro o Melee

    E EU SÓ JOGO COM O MARIO EM TODOS OS 3! É O PERSONAGEM MAIS FORTE DE TODOS E DERROTA TODOS ELES COM UM SÓ GOLPE!

    ResponderExcluir
  32. @Super Smash Galaxy Concordo!O Melee é muito melhor que o Brawl,em todos os motivos.Já entre os personagens,acho que os mais fortes são o Mario e o Link =D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google