Pokémon Blast

Pokémon Blast: Conhecendo as funções dos IVs

Você está de férias e morrendo de saudades daquelas aulas de Biologia com o seu professor super engraçado? Se a resposta é sim, prepare-se p... (por Unknown em 28/07/2011, via Nintendo Blast)

Você está de férias e morrendo de saudades daquelas aulas de Biologia com o seu professor super engraçado? Se a resposta é sim, prepare-se para esta edição do Pokémon Blast! Iremos estudar um pouco sobre os cruzamentos Pokémon e como os monstrinhos são afetados pelos genes dos seus pais.

Em Biologia, nós estudamos que os cromossomos são os responsáveis pelas nossas características. Em Pokémon existe algo bastante parecido chamado Individual Value, ou simplesmente, IV.


Mew, um dos maiores exemplos
de genética do mundo Pokémon
Como vocês sabem, todos os Pokémon possuem ao todo seis atributos que determinam o seu desempenho nas lutas. Imagine que você acabou de capturar dois Golbats level 45 com a mesma Nature, mas um deles tem 67 de ATK e o outro tem 66. Já imaginou o motivo? Se eles são do mesmo level, nunca foram treinados e possuem a mesma Nature, deveriam ser iguais não é? Acredito que vocês inconscientemente sabem que não. Provavelmente você já perdeu seu tempo selecionando o melhor de um grupo de monstrinhos repetidos que capturou, todos do mesmo level. 

Vamos utilizar como exemplo um Mew no level 100 com uma Nature neutra (que não aumenta e nem diminui nenhum atributo). Toda espécie de Pokémon possui um valor mínimo e máximo para cada um dos atributos. Quem vai determinar se o valor está no mínimo, máximo ou em algum lugar entre eles são os IVs.

Os IVs possuem uma variável de 0 à 31 e cada um dos seis atributos possui o próprio IV. O Mew citado, por exemplo, caso tenha 299 de ATK, significa que o IV dele em ATK é 31. Caso o ATK seja 298, o IV seria 30. Se fosse 297, o IV seria 29 e assim por diante.

Além de alterar os atributos, os IVs são responsáveis por definir a força e o tipo do Hidden Power de um Pokémon. Para quem não sabe, o Hidden Power é um golpe que tem no máximo 70 de Power e pode ser de todos os tipos (menos normal). Ele é muito útil em batalhas competitivas, pois muitos Pokémon não aprenderiam golpes fortes de certos tipos sem ser dessa forma. Um exemplo é o Jolteon com o Hidden Power Ice para derrubar monstrinhos como Garchomp.

Outras situações também pedem um maior conhecimento dos IVs, como no caso de estratégias envolvendo a velocidade dos Pokémon. Uma delas é com o golpe Gyro Ball, que quanto menor for a sua Speed em relação a do alvo, maior o dano. Se o usuário possui 0 de IV na Speed, ele está em uma situação melhor que outro monstrinho que planeja usar o mesmo golpe, mas que possui 31 de IV na Speed.

Certo, agora eu sei o que é IV . E agora, como eu sei quais são os meus IVs?
Leitor curioso sobre o assunto

Bem, temos duas formas. por hora irei passar uma delas para vocês, que pode ser encontrada dentro do próprio jogo:

Nas versões Black & White, depois de derrotar a Team Plasma um homem que está em Nimbasa City, na Gear Station, local do Battle Subway, poderá fazer uma análise do seu Pokémon, indicando quais são os melhores IVs que ele possui.
Como os seis atributos possuem IVs diferentes, ele vai dizer mais ou menos qual a soma de todos eles e também dirá qual o maior valor de IV que seu monstrinho possui.


Somando os IVs:


Já pensou a estação da Sé assim?
Se a soma dos IVs for algo entre 0 e 90: "This Pokémon's potential is decent all around." (O potencial deste Pokémon é decente no geral)

Se a soma dos IVs for algo entre 91 e 120:  "This Pokémon's potential is above average overall."(O potencial deste Pokémon é acima da média)

Se a soma dos IVs for algo entre 121 e 150 : "This Pokémon has relatively superior potential overall."(O potencial deste Pokémon é relativamente superior a média)

Se a soma dos IVs for algo entre 151 e 186 : "This Pokémon has outstanding potential overall." (No geral este Pokémon possui um estupendo potencial)

Indicando maior IV:

Se o maior IV for entre 0 e 15: "It's rather decent in that regard."(É ligeiramente decente neste quesito)

Se o maior IV for entre 16 e 25: "It's very good in that regard."(É muito bom neste quesito)

Se o maior IV for entre 26 e 30: It's fantastic in that regard."(É fantástico neste quesito)

Se o IV for 31: "It can't be better in that regard." (Não poderia ser melhor neste quesito!)

Existem  maneiras de selecionar alguns dos IVs dos seus monstrinhos, mas isso exige que você tenha conhecimento sobre cruzamento Pokémon, que será o próximo assunto abordado. Hoje concluímos que:
  • Cada um dos seis atributos possui o seu próprio IV
  • Se o IV é 0, o atributo possui o menor valor para aquela espécie de Pokémon, se for 31, é o maior valor(excluindo o fator Nature)
  • Os IVs determinam a força e o tipo do Hidden Power

Comentários das edições sobre os EVs



Estou até ficando com vontade de treinar um distribuindo direitinho os EVs. Mas ainda tem um problema: as Natures.
Não sei como "escolher" qual meu pokémon vai ter xD
Aguardo o tutorial sobre isso. - Lucas
Bom tutorial. Posso fazer uma sugestão para um artigo futuro? Explicar as diferenças entre metagames, não só entre as tiers (Uber, OU, UU, RU, NU, etc.) e modos de batalha (Single, Double, Triple, Rotation), mas também de acordo com a quantidade de Pokés por time (3x3, 4x4, 6x6).- Pedro Gabriel
Materia excelente!!!
Seria legal se depois publicassem uma compilação dessas matérias sobre treinamento na revista.- Douglas
Muito boa matéria Mateus.
Este artigo está bem mais esclarecedor que o anterior e qualquer um que ainda n saiba sobre os EVs terão suas dúvidas esclarecidas(a n ser q seja um analfabero funcional).
Mesmo eu ja sabendo bastante sobre poke, estou ficando ansioso aqui pelas próximas matérias, na espectativa de vir algo que ainda não sei.- Jorgeviny
Valeu Mateus Lôbo. To gostando muito disso. Eu que antes só ia ganhando e nem ligava pra isso, to começando a entender melhor o universo Pokémon! Muito legal a sua vontade de ensinar-nos.- TiagoDia$

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima matéria e exelente explicação Mateus Lôbo. Aproveitando que é o 1º comentário. Alguem poderia me informar se 3DS em português é só no brasil ou se no Paragui tem? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. @TiagoDia$, o português do 3DS é disponível pra todos os países que são localizados no continente Americano ;)
    @post, Muito boa essas matérias, com certeza ajuda muito quem quer ser um grande mestre Pokémon e a entender melhor o universo dos montinhos.

    ResponderExcluir
  3. Novamente a matéria está excelente!
    Eu ainda não sabia como funcionava os IVs. Aguardo ansiosamente a matéria sobre treinamento de IVs e cruzamento de pokémons!

    ResponderExcluir
  4. ei nao seria legal um jogo online do pokemon
    seria legal vc jogar campeonatos mundiais capiturar os pokemons(claro)

    e viajar em um cenario 3d (sonho)

    ResponderExcluir
  5. Acho que não um jogo online Luiz Henrique, mas um jogo com todos os mapas dos jogos de Pokemon lançados até então. Mas isso, só quando Pokemon estiver quase falindo :/

    ResponderExcluir
  6. Depois dessa série de matérias eu vou pensar seriamente em me aventurar pelo lado competitivo da coisa, que até então parecia muito distante e complicado para mim.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal. Eu simplismente não tinha ideia do que eram IVs! Muitas vezes até confundia os mesmos com EVs.
    Ansioso para aprender como selecioná-los.

    ResponderExcluir
  8. Nem vi que meu comentario apareceu!
    Muito obrigado @Super mario bros.bom saber (:

    ResponderExcluir
  9. Seria legal também um "post-teste" sobre o Wonder Launcher, uma novidade da 5ª geração. Olhando por alto uns fóruns, os torneios de DS de B/W que aparecem quase nunca incluem o WL nas regras.

    Os tutos tão ficando legais mesmo -- quem sabe não se negocia uma edição especial impressa da Nintendo World só sobre treinamento Pokémon competitivo? Acho que seria interessante, e material já tá saindo.

    ResponderExcluir
  10. Estudar Pokemon é Pura Ciência meus caros! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. e o seu pokemon inicial como funciona?

    ResponderExcluir
  12. Os IVs do Pokémon inicial são sorteados pelo jogo, assim como os dos que você encontra no "mato"

    para ter um bom pokémon inicial, aconselho que olhe a matéria que fala sobre cruzamento pokémon

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google