Perfil

Perfil: Kirby

Kirby Se você ainda não conhece, Kirby é esta bolota rosada e o protagonista de toda a série Kirby . A série tem quase duas décadas de ida... (por Felipe Antunes em 24/08/2011, via Nintendo Blast)

PerfilKirby

Kirby[3]Se você ainda não conhece, Kirby é esta bolota rosada e o protagonista de toda a série Kirby. A série tem quase duas décadas de idade e quase trinta títulos desenvolvidos pela HAL Laboratory Inc ou publicados pela HAL para co-desenvolvedores. Kirby tem sido destaque até mesmo fora dos games, estrelando sua própria série de anime e mangá. Ele vive em sua casa em Dream Land. Quer saber um pouco mais sobre o rosadinho e suas aventuras que já foram e ainda estão por vir?
Kirby nos dias atuaisKirby foi criado por Masahiro Sakurai, em meados dos anos 90, com o nome provisório de Popopo. Aliás, este seria seu nome até mesmo no título do game Twinkle Popopo (Popopo Brilhante). Kirby é pequeno, rosa, de forma esférica e sapatos vermelhos. Seu corpo é macio e flexível, permitindo que ele se achate ou expanda como um balão. Tem cerca de 20 centímetros de altura e é muito leve, a ponto de poder ser levado no colo por um humano. Kirby não possui estrutura esquelética e nem dentes. Embora seja como a imagem ao lado que o conhecemos hoje, sua aparência foi mudando ao longo dos anos como veremos a seguir.

Kirby's Dream Land[5]Na capa do primeiro game de Kirby, Kirby’s Dream Land, ele aparece com uma expressão alegre e esbranquiçado. Isto devido a confusão nos corredores da Nintendo, onde Sakurai, criador de Kirby, o imaginava rosa, enquanto que Miyamoto o via como amarelo. No fim das contas, ele saiu branco na capa do game para Game Boy. Sorte que o jogo era em preto e branco!

Kirby's AdventureEm Kirby’s Adventure para NES, ele adquire a coloração rosa, imaginada por Sakurai, e fica assim até hoje. Este game também foi o primeiro a dar a Kirby sua habilidade de copiar o ataque dos inimigos que ele ingere. Embora rosa, Kirby ainda não apresentava os detalhes rosa escuro das bochechas, que apareceram em Kirby’s Dream Land 3 para SNES. Outra curiosidade em sua aparência é a diferença das capas dos jogos lançados no Japão, Europa e EUA. No Japão, Kirby possui um olhar doce e gentil, já nos jogos americanos, Kirby aparece com um olhar sério e mau.


Kirby & the Amazing Mirror E Kirby & the Amazing Mirror US
Kirby Air Ride JP Kirby Air Ride US
Kirby Canvas Curse JP Kirby Canvas Curse US
Kirby Nightmare in Dream Land JP Kirby Nightmare in Dream Land US
Kirby Squeak Squad JP Kirby Squeak Squad US
Kirby comendo bolo
Não se sabe nada a respeito da idade de Kirby, mas sua voz nos jogos e no anime sugere que ele é muito novo. No anime, Kirby: Right Back At Ya!, é chamado de “baby” algumas vezes pelos personagens, o que sugere ser uma criatura muito jovem. Também não temos certeza sobre o gênero de Kirby, mas no manual de Kirby’s Dream Land ele leva a referência “he” (ele em inglês), o que sugere ser um menino. Na verdade, Kirby é um ser inocente, de comportamento muito alegre e atitudes positivas. Ele gosta de ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. Em Dyna Blade, sub-jogo de Kirby Super Star Ultra para SNES e DS, Kirby alimenta os filhotes de Dyna e ainda os ensina a voar. Kirby também é muito comilão e nunca perde tempo para um bom rango! Sua comida favorita é tomate, em particular os Maxims, encontrados em quase todos os jogos, que recuperam a energia de Kirby.

Jogos em que aparece


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Vc poderia ter mencionado que que existe um mito por traz do nome do kirby =p
    Uns dizem que é por que na época existia uma compania de aspirador de pó chamada kirby, outra pq o advogado da nintendo chama John Kirby, que na época ganhou um processo em que a Universal estava processando a Nintendo por quebra de copyright do Donkey kong XD

    ResponderExcluir
  2. A capa americana dos kirbys mostram que americanos não tem bom espirito kkk

    ResponderExcluir
  3. Oh,o Kirby fica fofo de bandana.

    ResponderExcluir
  4. @vhpetersen
    Porque não precisamos lembrar como esse jogo foi ruim. E que comece a discussão polêmica (mameelos). -nnn

    Já a capa de Kirby Squeak Squad foi pura sacanagem, só trocaram o título e botaram uma sobrancelha nele.

    Anyway, bom artigo .-.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google