Blast Battle

Blast Battle: Controles tradicionais vs. Controles alternativos

Reservem seus lugares, pois começara agora uma das maiores disputas dos vídeo-games! Do lado esquerdo, repleto de botões, analógicos e direc... (por Rafael Neves em 24/09/2011, via Nintendo Blast)

wii_vs_ps31Reservem seus lugares, pois começara agora uma das maiores disputas dos vídeo-games! Do lado esquerdo, repleto de botões, analógicos e direcionais, sobem os nossos Controles Tradicionais, que fazem a diversão da galera desde os primórdios dos vídeo-games! Do lado direito, feitos pra levantar qualquer jogador da poltrona e fazê-lo suar um pouquinho, chegam os Controles Alternativos , a maior sensação a 7ª geração de consoles! Como terminará esse curioso combate? A disputa engloba muito mais do que controles, mas sim filosofias, tipos de jogadores e muita discussão!

Possibilidades

nesControles Tradicionais: Muitas coisas viraram realidade quando os desenvolvedores colocaram em nossas mãos os controles. Com o tempo, a pegada foi ficando melhor, os controles tornaram-se mais complexos e as possibilidades se multiplicaram. É fácil controlar Link pelo espaço 3D com um analógico, algo que não se faria real com o D-Pad que usamos para movimentar Mario no plano 2D. É possível movimentar o seu caçador e a câmera em Monster Hunter Tri, usando dois analógicos, realidade vivida também por diversos FPS. Atirar em Metroid é prático, basta um botão. Botões L e R (gatilhos) também foram uma grande adição.<amanaDigitalLockerPhoto><downloadInfo><downloader><id>2560</id><loginId>matsui_hirokazu</loginId></downloader><time>Tue Apr 14 09:00:47 JST 2009</time></downloadInfo></amanaDigitalLockerPhoto> De fato, há muito o que fazer com controles convencionais, mas há um detalhe: as possibilidades estagnaram. Depois da revolução que foram os jogos poligonais, poucas alterações foram feitas. O Classic Controller do Wii se parece muito com o joystick do GC, assim como os controles do PlayStation 2 são muito semelhantes ao do PS3. É claro que jogos exploram os controles de formas únicas, mas estes não tem visto muitas alterações nas últimas gerações.

power_glove_2Controles alternativos: Embora tenham precedentes históricos, como a Power Glove do NES, os controles por movimento, toque ou por outras formas tem crescido muito nessa última geração. Tivemos o Wii com os giroscópios e acelerômetros, o DS com a touchscreen, o iPhone com ambos os recursos e outras ferramentas como o Kinect. De fato, este tipo de tecnologia possibilitou games que não funcionariam com os controles convencionais, como Red Steel 2, Zelda: Skyward Sword ou Rhythm Heaven. Séries tradicionais também se beneficiaram dos controles alternativos, como Metroid em Metroid Prime Trilogy e outras nasceram dessas novas formas de se jogar como The World Ends With You. nintendo-wii-gripNo entanto, essa inovação também mata algumas franquias pela falta de especificação dos comandos de jogo. Monster Hunter Tri, por exemplo, pode ser jogado com um Wiimote+Nunchuk, mas a experiência é muito melhor com um controle tradicional. Ou então Zenonia, ao trocar os botões virtuais do iPhone por controles físicos do DSi, a movimentação progrediu bastante. Em suma, controles alternativos têm muito o que crescer para se tornarem apropriados para certos jogos, mas, sim, são muito promissores!

 

RESULTADO: Empate!

Conforto

gamecube-controller-1vcj-460Controles tradicionais: Basta pegar o controle, lançar-se no sofá e pronto. Horas e horas de diversão estão garantidas, desde que tenha comprado um jogo bom, é claro. Agora que os joysticks não precisam mais utilizar fios, não só a segurança dos consoles aumenta (“Filha, olha o fio ai!”,”Fio, que fi…” CRACK!), o conforte se jogar mais longe da TV e até mesmo deitado aumenta. Com esse nível de comodidade, é possível desfrutar de longas jogatinas sem sair do lugar.

wallpapers-Kinect-6Controles alternativos: Apesar de possibilitarem formas distintas de se jogar, os controles alternativos tem um fator contra: eles cansam. É claro que, muitas vezes, a proposta dos games que utilizam este tipo de controle é justamente tirar os jogadores do sofá, como Wii Sports e Just Dance. No entanto, há jogos hardcore que os utilizam e, muitas vezes, a longevidade das jogatinas é comprometida. Alguém ai consegue passar a tarde jogando Red Steel 2 sem terminar com o braço dolorido? Ou virar a noite com os amigos jogando a versão Wii de Mario Power Tennis? Por que, com a versão de GC, é bem mais fácil. Com ferramentas ainda mais focadas nos movimentos como o Kinect, as coisas são ainda mais cansativas. Além desse porém, temos também a dificuldade de jogar em qualquer lugar. É mais difícil brincar com jogos que utilizam giroscópios, em locais apertados e, em veículos movimentados, é uma dor de cabeça controlar Link pela touchscreen em Phantom Hourglass.

RESULTADO: Vitória dos Controles Tradicionais!

Acessibilidade

controle ps4Controles Tradicionais: Por mais simples que alguns games sejam, tem muitas pessoas que parecem ter uma aversão a botões. Não estou pedindo que o público casual passe a jogar Metal Gear Solid ou Super Street Fighter IV, mas, mesmo os jogos que pouco usam os botões, há quem não consiga de jeito nenhum se adequar aos comandos. Vemos um grande esforço dos desenvolvedores em tornarem seus games, cada vez mais, acessíveis. Mesmo com os botões, New Super Mario Bros. Wii é bem prático e até sua avó consegue jogar, até mesmo o parrudo Monster Hunter recebeu uma dose de tutoriais para simplificar os controles em Tri. (Só para constar, a imagem ao lado é uma montagem)

touch_generations_ds_enControles Alternativos: É difícil não falar em dispositivos touchscreen ou em controles com sensores de movimentos e não tocar no fato de eles terem atraído uma quantidade enorme de pessoas as vídeo-games. Mesmo que 90% dessas pessoas sejam casuais, eram, muitas vezes, pessoas que pareciam nunca ter tocado num game, mas bastou uma chacoalhada no Wiimote para se viciar em Wii Sports. E o DS, que atraiu milhões de gamers casuais com seus nintendo-wii-21joguinhos como Picross DS e Brain Age? O fato é que este tipo de dispositivo criou um novo público e um novo mercado, não é atoa que as vendas do Xbox 360 subiram com o lançamento do Kinect e que o iPhone luta para se tornar uma nova grande plataforma de games.

 

RESULTADO: Vitória dos Controles Alternativos

Precisão

52773968_1Controles Tradicionais: A menos que seus botões estejam completamente danificados, apertar o botão A será sempre apertar o botão A. Raríssimas vezes os comandos que o jogador faz com os controles são mal interpretados pelos jogos. Nesse quesito, temos uma excelente precisão por parte dos joysticks convencionais. As imprecisões que temos, na maioria das vezes, é com a movimentação em planos tridimensionais. Em certos jogos, os analógicos não conseguem dar noções claras da câmera e isso dificulta os cálculos de profundidade e movimentação, realidade vivida, por exemplo, por Disney Epic Mickey.

Wii_Remote_Funtions_2x2Controles Alternativos: Embora tenham tido uma evolução explosiva, os controles alternativos nem sempre apresentam aquela precisão de que queremos. O Wiimote, por exemplo, não foi tão mágico quando esperávamos e tivemos de comprar o Wii Motion Plus (ou a nova versão do controle: Wiimote Plus) para ter a precisão que sonhávamos. O DS não tem uma touchscreen capacitiva (estilo a do iPhone), muito menos multi-toque, erro repetido pelo 3DS. É claro que as tecnologias vão se modernizando, como a tela de toque do iPhone, que é bem precisa, e o PlayStation pry-wiimoteMove, que já possui, por natureza, uma precisão maior. Mas ainda temos aparelhos que nem sempre respondem bem, ou que tem um certo delay na resposta. O Kinect, por exemplo, é revolucionário, mas possui alguns problemas de detecção. Um bom exemplo é a versão Wii de Rhythm Heaven: por que será que ela não utilizou os sensores de movimento do Wii e optou pelos botões? Jogos com controles alternativos são geralmente mais simplistas e utilizam comandos menos específicos, como Wii Play ou Kinect Adventures.

RESULTADO: Vitória dos Controles Tradicionais!

E o vencedor é…

imgO Controle Tradicional! Por 3x2, os botões e analógicos saem na frente dos giroscópios e touchscreens! Então é melhor jogar com controles convencionais do que pensar em experiências inovadoras? De forma alguma! Controles Alternativos têm crescido muito, eles só não estão ainda em condições de desbancar as maneiras tradicionais de se curtir um bom game. Mesmo assim, há experiências com controles com movimento que são muito boas, assim como jogos que utilizam a tela de toque que não funcionariam de nenhuma outra forma. Ambos tem suas vantagens e acredito que á melhor forma de unir as qualidades dos dois esteja num futuro próximo como o Wii U. Não é a toa que o Wii ou o DS, mesmo explorando novas formas de se jogar, não abandonaram os botões, analógicos e direcionais!wii-u


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Concordo com a ótima matéria.

    ResponderExcluir
  2. entrei com o controle na mao

    ResponderExcluir
  3. Os dois tem sua peculiaridades, jogo com os dois. Ótima matéria.

    ResponderExcluir
  4. discordo em alguns pontos:

    (fiz a comparação levando em consideração apenas o wiimote e nunchuck)

    Possibilidades: o controle clássico oferece duas, usar o d-pad ou o analógico
    o controles alternativos (no caso wiimote) oferece a possibilidade de usar o d-pad, o analógico do nunchuck e diversos movimentos com o sensor (alternativo vence)

    conforto: depende de como se joga, eu já joguei vários jogos de wii sentado confortavel com o wiimote e não vi diferença pro clássico (a não ser de sentir mais conforto por poder jogar com as duas mão separadas). o sensor pode até dar dor no braço, mas quem nunca teve calos nos dedos por usar o d-pad (alternativo vence)

    acessibilidade concordo (altenativo vence)
    precisão concordo (clássico vence)

    (por último alternativo é um nome muito pesado, é melhor inovadores)

    ResponderExcluir
  5. Acho q controles alternativos ao estilo kinect podem melhora muito.. se o kinect começar a reconhecer movimentos da mão e dos dedos aí ja ta pra fazer bastante coisa até então possível apenas em controles normais... mas no atual estado da arte prefiro o controle normal de mão . ..

    ResponderExcluir
  6. erro meu, na parte do conforto é empate

    ResponderExcluir
  7. concordo plenamente ja fiquei muito frustado tentando fazer um movimento com o wiiremote e errar so por q o game nao capitava os meus movimentos, adorei a materia muito boa mesmo

    ResponderExcluir
  8. O Wii Remote é extremamente confortável, mais que o dualshock e vários outros. Só perde pra mim pro de Game Cube

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião os dois são bons, mas, gostaria que as empresas lançassem jogos com a opção de poder usar o controle que vc quisesse no momento. Adoro o Wiremote, entretanto tem horas que quero jogar com o controle normal e não posso pois o jogo não aceita. Dar a escolha para o próprio jogador seria o mais interessante.

    ResponderExcluir
  10. @'NathanMarino: nada supera a pegada do GC ahuauhhaua

    @Fabiano Matos: Seria ótimo assim, mas tem jogos que são feitos exclusivamente para um tipo de controle. Como você jogaria TWEWY sem a touch?

    ResponderExcluir
  11. Fazia um tempinho que eu não lia uma matéria que realmente me interessasse e prendesse meu interesse até o fim, sem pular nada e etc.

    Só torço para o Wii U ter um controle multi-touch. Ele já possui um leque de possibilidades antes mesmo de ter sido lançado, uma tela multi-touch melhoraria as coisas, não? Só acho fazerem isso um pouco improvável. :/

    ResponderExcluir
  12. FPS - Touch Screen/Wii Remote/Microfone do Silvio Santos (PS Move)
    Futebol - Pointer (PES) ou Clássico
    Luta - Clássico
    Aventura - Pointer/Touch
    RPG - Touch
    Esportes - São mais divertidos utilizando o Kinect e o Wii Remote

    Por isso que eu acredito que o Wii U será um console completo...

    ResponderExcluir
  13. Acredito que em uma verdadeira análise sobre controles tradicionais e controles revolucionários("alternativos?"), tenha q se levar em contas muitos mais fatores do q apenas essas 4 caracteristicas. Em relação as possibilidades, eu acredito q que leva sejam os controles alternativos, pois o inumeros generos diferentes q surgiram com o wii remote e a o ds, são muito maiores do q com os controles tradicionais. Ja no quesito conforto, realmente é melhor jogar com o controle tradicional, apesar q existem muitos jogos de wii, q naum exigem tanta movimentação e ainda da pra se coçar com o wii remote e nunchuk sem largar o controle. Quanto a precisão, eu fiquei em duvida ao q vc se referiu, se são a controles alternativos, ou ao wii remote, pois quem nunca se frustrou com a dificuldade de se mirar em um jogo fps por um analogico, ou mesmo a dificuldade de se atingir um inimigo em mario 64 com o analogico, ou a grande dificuldade nos jogos de luta em q as seguencias são por muitas vezes dificeis de serem executadas, quanto ao wii remote, realmente, sua precisão (naum em seu pointer) em jogos de espada é ruim, mas ja o wii remote plus e o psmove naum apresentaum essa falta de precisão. E um dos fatores mais importantes de ser levado em conta: a inovação, afinal de contas é nesse rumo q a industria dos games esta seguindo. Ao meu ver uma decisão muito dificil, q deveria no minimo ter sido considerado um empate, pois esses argumentos naum são fixos, e variam muito para cada pessoa.

    ResponderExcluir
  14. @ Rafael Neves, desculpa amigo, mas não sei que jogo é esse que vc colocou a sigla, mas, falo mais em relação aos jogos de Wii pq a maioria não dá a opção de se jogar com o controle clássico e eu acho que não seria tão difícil assim projetar jogos com as duas funções...

    ResponderExcluir
  15. Controles tradicionais são muito melhores.
    Deixem os sensores de movimento/touchscreens/kinects da vida pros casuais.

    ResponderExcluir
  16. Se o jogo não tiver sido especificamente criado para o uso das interfaces interativas, melhor usar os controles tradicionais.

    Já que a nintendo curte um remake, eu espero pelo remake dos zeldas de 3DS com gráficos melhores e em especial com controles baseados em 2 direcionais analógicos e a touchscreen conforme necessária.

    ResponderExcluir
  17. Acho que faltou um quesito, talvez por ser mais específico, mas eu acho que faz uma grande diferença, os jogos que você precisa apontar para fazer algo, seja point-and-click ou FPSs. É muito mais natural e fácil de mirar com o WiiMote do que utilizando os analógicos

    ResponderExcluir
  18. Gosto de jogar em ambos,mas tenho uma preferência que são os controles tradicionais.

    ResponderExcluir
  19. Acho que essa análise foi bem feita, mas ainda pode gerar muita discussão, pois existe um fator pessoal também.
    Eu particularmente adoro o esquema nunchuk+wiimote ao inves de um joystick tipo tradicional por um simples motivo: a possibilidade de posicionar as maos em qualquer direçao que me seja mais confortável e menos cansativa.
    Eu sou das antigas, jogo desde o finado telejogo da Magnavox, onde usavamos um botaozinho giratorio. Eu sempre tive um problema em usar os controles tradicionais porque sentia minha mão dolorida depois de algum tempo presa àquela tradicional posiçao que o controle exige, com os punhos voltados para dentro e dedos encolhidos. Com o controle do Wii, ao contrario, posso posicionar minha maos confortavelmente sobre os braços da poltrona ou sobre as pernas ou simplesmente deixar as mãos abaixadas e relaxadas, sem o esforço de ter de mante-las erguidas e sem a necessidade de manter os dedos continuamente curvados para dentro.
    Entendo que a maioria dos jogadores, até por questao de costume, prefira o joystick estilo tradicional, pois confere um pouco mais de precisão e agilidade nos comandos. Mas eu acho o esquema tradicional mais cansativo, prefiro os alternativos, mesmo sabendo que a tendencia é de que eles nao sobrevivam nas proximas geraçoes e passem a se tornar apenas opcionais

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google