Jogamos

Análise: Wii Play Motion (Wii)

Há muitos mini-games no Nintendo Wii. Alguns se destacam por sua originalidade como Wii Sports Resort , outros por sua grande quantidade ... (por Anônimo em 20/10/2011, via Nintendo Blast)

imagesHá muitos mini-games no Nintendo Wii. Alguns se destacam por sua originalidade como Wii Sports Resort, outros por sua grande quantidade de opções como Mario Party 8, outros mais por sua inabilidade de oferecer algo interessante aos gamers, enquanto uma pequena lista traz com seu disco um Wii Remote “de presente” para os donos do console branquinho. Wii Play Motion só se destaca por essa última, mas também por ser tão fraco quanto os vários “sem nome” que já jogamos no Wii. Ele é a prova que nem mesmo um game feito pela própria Big N pode ser tão bom quanto devia.

 

É sempre assim: se um console se torna o mais vendido de uma geração e possui uma gama de games considerados “seu ponto forte”, as empresas passam a criar inúmeros títulos que possuam ou algo parecido ou exatamente o mesmo estilo dessa marca muito bem vendida. Foi assim com o PS2 e seus incontáveis RPGs, por exemplo. No Wii, o nome do sucesso é “Coletânea de mini-games”. Há muitos, muitos mesmos, há tantos que nem conhecemos todos, e nem devemos. Até que é normal, pois há muitas empresas de pequeno porte que querem ganhar uma grana em cima do sucesso do gênero e lançam seus games caça-níqueis aos montes. A questão é que Wii Play Motion é um título da Nintendo.

pose-mii-plus-2


Mini-games mini-divertidos

Há 12 mini-games em Wii Play Motion. Alguns são muito parecidos com os que já vimos antes, outros são EXATAMENTE iguais outros por aí. Mas para eu não parecer completamente irritado com este game, vou falar bem do mini-game chamado Spooky Search onde você usa o Wii Remote Plus para achar spooky-search-1fantasmas enquanto o aponta para todos os lados, inclusive para fora da televisão. Esta opção é bacana, traz algo relativamente novo, mas nem de longe pode ser considerado o suficiente para o game valer a pena. As outras opções que você tem neste disco são ou patéticas ou as mesmas que há em outros games mais baratos e menos badalados. Até mesmo a forma como o jogamos não traz novidades latentes. Temos que apontar para a tela e apertar o botão, ou sacudir o controle como se não houvesse amanhã, ou equlibrar algo na tela deixando o Wii Remote Plus de pé. Nada novo, tudo chato.  
A questão é que foi a Nintendo quem criou e desenvolveu o título, isso quer dizer que nem mesmo a casa de ideias do mestre Miyamoto consegue mais criar algo novo para um gênero tão fortemente saturado quanto o de mini-games.

Vem um Wii Remote Plus, aí sim!

Junto com o disco vem no pacote um Wii Remote Plus novinho em folha.trigger-twist-1 Normalmente este é um motivo mais do que convincente para a aquisição do game, mas se você pensar nas outras opções espalhadas no mercado como Wii Sports Resort, Red Steel 2, e o aguardado The Legend Of Zelda: Skyward Sword (a edição especial), não há nada realmente que lhe faça ir até uma loja e comprar Wii Play Motion. Após completar todos os mini-games, ficamos sem opções para dar uma sobrevida ao game a não ser tentar superar pontos e recordes. Não há nenhuma opção online como rankings ou leaderboards, nenhum extra, poderia haver, pelo menos, alguma opção de downloadable content para adquirirmos novos mini-games. Mas ficamos no vazio. Após uma hora de jogo, percebemos que já abrimos todos os extras e desfrutamos de tudo o que o game tem a nos oferecer. É patético.

Desculpa, mas não dá

A Nintendo acertou em cheio com a criação do Wii. Ela conseguiu introduzir uma nova forma de jogar, novos gamers, uma nova tendência no mercado. Mesmo assim fica difícil de fugir de games caça-níqueis com conteúdo sem novidades e sem inspiração. Wii Play Motion é um desses títulos que não apenas devemos ignorar, mas também fingir que nunca foram lançados. É claro que seu irmãozinho menor se divertiu, ou a sua sobrinha de onze anos conseguiu passar quinze minutos jogando o mini-game de jogar pedras na água, mas mesmo assim este disco não vale a grana que a Nintendo quer que você pague nele.

wind-runner-1

O melhor conselho é que você fique com o seu Wii Sports ou Wii Fit ou compre um Wii Remote Plus à parte mesmo.

Desculpa, Nintendo, sou seu fã para sempre, mas dessa vez não posso indicar este game.

Prós

  • O mini-game Spooky Search

Contras

  • O resto

 

Wii Play Motion – Nota Final: 3,0

Gráficos: 4,0 | Som: 4,0 | Jogabilidade: 4,0 | Diversão 2,0

 

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Diversao deveria tar mais alto e nao concordo muito com essa analise.

    ResponderExcluir
  2. Tbm nao concordo. O jogo é limitado sim, mas ao q se propos vale a pena. Me diverti até jogando pedrinha na água.

    Pegou pesado, Ricadis. ^^

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é ótimo! Um dos mais divertidos que já joguei no meu Wii, muito melhor do que qualquer outro jogo HD que tenha jogado no meu PC no últimos 2 anos. Ele simplesmente consegue capitar os principais valores do jogos de arcade trazendo a competição e o multiplayer como focos. E só custa de 10 dólares, dado que vem com um Wii Remote Plus (que custa 40 separadamente). Essa análise me parece tão infeliz quando a análise de Just Dance (outro jogo fantástico) feita pela IGN.

    ResponderExcluir
  4. tbm achei meio injusto a nota final, curti o joguinho, na minha opinião os mais legais são o do fantasma e do sorvete xD

    ResponderExcluir
  5. Spooky Search como pró? puta que pariu, é o mini game que mais odiei

    ResponderExcluir
  6. O Avaliador estava de TPM?

    è por análises feitas desse jeito que um site perde credibilidade...

    ResponderExcluir
  7. ah! e a analise me pareceu meio hater, um desabafo, sei la... acho que se tu joga algum jogo e sabe que não vai escrever algo muito produtivo, é melhor não escrever nada do que só esculhambar o jogo

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que acha Guitar Hero péssimo e eu acho uma maravilha. Calma gente, cada um tem uma opinião. rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Sobre os Mini-Games, vai na Opinião de Cada um serto ? Não deveria estar no "Prós", é a mesma coisa dizer que Need for Speed é melhor que Dirt ou Gran Turismo (na minha opinião, prefiro Gran Turismo de PS1 mas no final de tudo acabo ficando com NFS xD). Enfim, eu nunca iria comprar este jogo, e se fosse comprar algum jogo com Motion Plus, pegaria o Flingsmash que me atraiu (mas é mais por causa do Motion Plus Inside :P). Alguém me recomenda o Flingsmash ? ou o Wii Play Motion é melhor ?

    ResponderExcluir
  10. Flingsmash? Cara não compre esse jogo ele é muito lixoso!

    Eu me arrependi de ter comprardo ele! Pelo menos veio com o controle!

    ResponderExcluir
  11. a seria melhor inves de uma analise uma votaçao ou enqete pq pqp essa analisa de um lixo toxico

    ResponderExcluir
  12. concordo ,comprei o game e jguei fora,um disperdicio d tempo

    ResponderExcluir
  13. Gosto é gosto. Eu não achei tããão ruim assim, tanto que dei nota 6 na minha análise da revista: http://docs.google.com/viewer?url=http://nintendoblast.engelhosting.com.br/revista_nintendoblast_n21.pdf

    ResponderExcluir
  14. Esse jogo nem piratear compensa....

    ResponderExcluir
  15. tudo bem q nao é lá o jogo do ano mas concerteza deve compensar, afinal qualquer jogo pode conter diversão ás vezes pode ser difícil achá-la.

    ResponderExcluir
  16. O Avaliador estava de TPM?

    è por análises feitas desse jeito que um site perde credibilidade... [2]

    ResponderExcluir
  17. Achei o jogo legal!! São minigames feitos para se passar o tempo, não para passar 20 horas jogando. O jogo é feito para um público mais casual. Ao analisar um jogo, temos que pensar se ele atinge o público ao qual foi feito.

    ResponderExcluir
  18. Análise horrível. Adoro quase todos os minigames desse jogo, é um dos melhores jogos de Mini-Games do Wii, e Spooky Search não é o único bom, apesar de ser o melhor mini-game. Sinceramente, eu daria um 6, no mínimo.

    ResponderExcluir
  19. Bom... uma análise é a opinião de quem a faz, certo?
    No meu blog eu dei uma nota bem mais alta ao jogo, mas enfim, gosto não se discute.

    ResponderExcluir
  20. Eu estava passando e decidir ler a análise...já faz um tempo, mas comprei wii play motion recentemente.

    Confesso que comprei wii play só por causa do motion plus que ainda é preto. Não concordo com a análise, o jogo é divertido para pessoas que são mais velhas que seu irmãozinho de 11 anos de idade.

    Tenho 23 anos, e passei muito tempo jogando, se você não tem amigo é joga sozinho realmente é muito triste, pois como vários outros títulos do Wii não tem um single player forte.

    A única coisa que se deve dar ouvidos na análise é o destaque no mini-game Spooky Search, deixar de apontar pra televisão de procurar fantasmas na sala inteira foi uma surpresa divertida pra mim.

    Deixo minha dica: se você for comprar um wii remote + motion plus não tenha dúvidas! Compre um Wii play pois vai ganhar o controle é um game ótimo de "brinde"!


    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google