Blast from Japan

Blast from Japan: Jump Ultimate Stars (DS)

Desde Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z, as séries japonesas fizeram bastante sucesso no Brasil, mas encontram o ápice da popularidad... (por Rafael Neves em 20/10/2011, via Nintendo Blast)

jump_ultimate_stars_bonuswDesde Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z, as séries japonesas fizeram bastante sucesso no Brasil, mas encontram o ápice da popularidade no Japão. A Shonen Jump, revista responsável por muitos dos mangás japoneses, não iria perder uma oportunidade de mesclar duas paixões dos habitantes da Terra do Sol Nascente: games e mangás/animes. Jump Ultimate Stars (DS) é o sucessor de Jump Super Stars (DS), a versão definitiva de um incrível game de luta ao estilo Super Smash Bros. Personagens icônicos como Goku, Seiya, Naruto entrarão na pancadaria! Uma experiência que apenas os japoneses tiveram o prazer de vivenciar…

Pancadaria japonesa

741604-ju36Jump Ultimate Stars é uma game de luta do Nintendo DS para até quatro jogadores. É possível passar por um modo story, repleto de desafios específicos, ou partir para a pancadaria local ou online. O jogo traz 56 personagens jogáveis de um total de 305. Os restante trabalha como suporte e ajuda de seus personagens (falaremos melhor disso depois). O número é bem maior do que o game anterior (Super Stars), e olha que nem falamos no quantidade de séries: são mais de 40! É um número bem extenso, e talvez você conheça boa parte delas, já que a Shonen Jump é uma das publicações japonesas de cultura pop mais populares no Japão. One Piece, Samurai X, Naruto, Dr. Slump, Dragon Ball, Yu-Gi-Oh!, Bleach, Shaman King, Músculo Total, Hunter X Hunter, Black Cat, Yu Yu Hakusho, Death Note, D Gray Man e muito mais farão parte da bagunça! É claro que, por serem apenas séries da Shonen Jump, isso exclui personagens de mangás como Sakura’s Card Captors, Tsubasa, X, Code Geass e InuYasha.

741559-ju50Mas não ache que a divisão de personagens jogáveis de cada série é equilibrada. Enquanto mangás como One Piece e Dragon Ball Z trazem 7 lutadores cada, outras como Saint Seiya, Hunter X Hunter e Shaman King trazem 1 ou 2 apenas. Isso pode frustrar um pouco os fãs de uma obra específica, mas, felizmente, há sempre espaço para os personagens secundários como ajudantes. O resultado é a boa e velha pancadaria! O sistema de jogo é por HP, ao invés da porcentagem de dano de Super Smash Bros., mas há muitas outras particularidades como itens, especificidades de cada estágio e sistemas de pontuação que fazem deste com game único.

 

15966715966  

741532-ju24É possível atacar com golpes físicos ou ataques mais específicos de cada personagem. Se a situação apertar, pode-se desferir um dos dois ataques especiais que cada lutador traz. Goku carrega um Kame-Hame-Ha, Luffy um poderoso Gomu Gomu no Gatling e Yusuke um devastador Leigan. Cada personagem jogável traz várias versões de si mesmo, algumas mais fortes e outras mais fracas. É divertido ir testando e notando as diferenças de cada um. Por exemplo, é possível jogar com a versão comum de Naruto ou lutar usando os poderes da raposa demônio Kyuubi.

Jump-Ultimate-Stars-5Jump-Ultimate-Stars-Unlockables-XX-DS-2

Faça seu próprio mangá!

741583-ju37Em Ultimate Stars, não fique pensando que você encontrará uma tela com uma lista de personagens para escolher e começar a pancadaria. Por ser um jogo portátil, o game assume um conceito mais “pessoal”: o jogador deverá criar seu próprio time (deck) de personagens. Há uma gama de lutadores para adicionar ao seu exército, alguns jogáveis, outros de suporte e aqueles que melhoram algum atributo. Sim, é bem semelhante a um RPG, mas sem perder a praticidade de um game de luta. Para nivelar as decks, há algumas limitações quanto aos lutadores. Você terá de organizar sua equipe numa malha quadriculada (semelhante a uma página de um mangá), onde cada personagem está representado por um quadrinho de sua obra de origem.741577-ju31 Os quadros representam momentos das série originais, e você terá de montá-los levando em conta o tamanho e o formato. Um Luffy em Gear Second, por exemplo, ocupa 8 blocos, enquanto uma versão comum do pirata possui apenas 4.

 

Esses “quadrinhos” são chamados de Komas, no game. Após ter confeccionado o seu time, os quadrinhos ficam dispostos na tela de baixo para serem ativados pelo toque da stylus (ou do dedão mesmo, por que ninguém tem paciência para sacar a canetinha no meio da ação). Confira os diferentes tipos de Komas:

donpatch7komaBattle Koma: Representam os 56 personagens jogáveis. Com eles, você poderá alternar entre os lutadores que traz no deck. O máximo de personagens é 4 por time, no entanto, se você quiser utilizar lutadores mais poderosos, o espaço para encaixar outros personagens jogáveis irá diminuindo. O tamanho deste tipo de Koma varia de 4 quadrados até 8. Como já dito, o número de quadrados varia assim como o HP, os especiais, os golpes e outros atributos.

Sena_3Support Koma: Basta tocar em um desses Koma para que um lutador apareça para lhe dar uma mãozinha no confronto e, depois, desaparecer. Há uma variedade imensa de efeitos, alguns infligem dano, outros “presenteiam” o adversário com um status (envenenado, em chamas, paralisado…), até mesmo curar ferimentos eles conseguem. Muitos dos personagens que não possuem versões jogáveis aparecem apenas como Support Koma, assim como algumas séries possuem apenas Support Komas, é o exemplo de I’s e 100% Ichigo. Alguns Support Komas são considerados “apelões” demais e evitados em partidas online, como Seiya e Trunks. O número de quadrinhos vai de 2 a 3.

Luffykoma1Helper Koma: Com apenas um quadrado, podem ser usados simplesmente para tapar espaços vazios ou, para os jogadores mais experientes, como um grande elemento de estratégia. Apesar de não aparecerem no campo de batalha, os Helper Koma dão atributos especiais aos personagens jogáveis. Podem dar imunidade a algum status, aprimorar um atributo e muito mais. Os efeitos são sempre relativos aos personagens que representam.

jump_ultimate_stars_2  Jump_Ultimate_Stars_Deck_01_by_KingJino  180px-Deck

Para (quase) fã nenhum pôr defeito!

741562-ju53Jump Ultimate Stars é recheado de fan-service, uma expressão que define aqueles detalhes que não são muito relevantes, mas que os fanáticos adoram. Por exemplo, se colocar os personagens Ichigo e Renji (de Bleach) juntos, eles trocarão benefícios. É possível ver clipes com várias cenas importantes dos mangás. Há resumo de várias obras. O personagem Luffy (um homem-borracha) é imune à eletricidade e recebe mais dano de ataques de lâmina do que de impacto, tal qual em seu mangá de origem. Cada mínimo detalhe está arquivado nas toneladas de sprites que este jogo carrega. É um dos games em 2D mais visualmente bem feitos e que mostram que luta bidimensional não morrerá tão cedo… Só as músicas que não são tão cativantes, resumem-se a ritmos eletrônicos sem graça. Mas, sim, há muito fan-service!

741611-ju49Quer mais? Os vários personagens são divididos em três categorias Knowledge (os sábios, como Light), Strength (os fortes, como Naruto), e Laughter (os cômicos, como Arale). A relação de vantagem e desvantagem lembra um pouco os diferentes tipos de Pokémon: Força se sobressai com a Sabedoria, que tem vantagem sobre a Comicidade – este último é mais forte contra Força. Cada um desses tipos reflete a própria natureza de cada personagem, inclusive há personagens que variam de tipo a depender do Koma pelo qual são representados. Mas de que forma isso é um elemento para os fãs apreciarem? Embora os tipos dos seus lutadores sejam explícitos para o jogador, como você vai saber se o personagem do inimigo é Forte, Sábio ou Cômico? Caso não tenha decorado todos, terá de usar seu conhecimento de cada série para deduzir e, assim, atacar com um lutador que tenha vantagem. Incrível, não?

741606-ju43Um dos dois únicos defeitos é que, se você tiver a oportunidade de jogar Jump Ultimate Stars agora, verá que muitos dos mangás estão desatualizados por conta do game ter sido lançado em 2006. O efeito cronológico não interfere em séries que já chegaram ao fim, como Dragon Ball e Death Note, mas deixa aquele gostinho de “quero mais” nas obras que ainda não foram concluídas. Onde está o Rasenshuriken de Naruto? Cadê o Diable Jumble de Sanji? Onde puseram a transformação completa de Ichigo em Hollow? O segundo defeito é justamente nem todos os personagens serem jogáveis. Há quem se queixe de ver Kuwabara e Usopp como meros Support Komas, por exemplo.

jump_ultimate_stars_1dfd92os_1

Uma relíquia otaku

741616-ju28Para quem se auto-afirma como otaku, que, aqui no Brasil, são as pessoas que curtem essa cultura pop japonesa, Jump Ultimate Stars é um verdadeiro item de colecionador. Ele não se resume a ser um mero game de luta ao estilo free-for-all, mas possui uma série de particularidades e muita fidelidade às séries de origem. Infelizmente, ainda não aportou em terras ocidentais, pelo fato de muitas das obras retratadas não terem sido localizadas fora de terras nipônicas como Bobobo-bo Bo-bobo e Cobra. No entanto, pode ser uma ótima forma de conhecer séries novas, a exemplo de Katekyo Hitman Reborn.

Já imaginou colocar o inteligente Light Yagami numa disputa contra Goku? O assassino escreveria o nome do lutador primeiro, ou Goku o explodiria antes que ele tentasse? Não lhe passou pela cabeça quem venceria numa disputa entre Gon e Yusuke? Naruto e Piccolo? Kenshin e Zoro? Todos os seus sonhos fantásticos com mangás (pelo menos os publicados na Shonen Jump) poderiam virar realidade em Jump Ultimate Star… Se ele viesse para esse lado do globo, é claro!

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pude jogar Jump Ultimate Stars e só digo uma coisa, perfeito, muito legal, divertido e tem muitos mas muitos personagens mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu consegui zerar esse jogo com 100% Ele é soda!

    ResponderExcluir
  3. Jump Ultimate Stars é muito bom mesmo. Pena eu só ter achado a versão japonesa (nem sei se tem ocidental) o que me desanimou bastante. Fora isso, excelente game.

    ResponderExcluir
  4. Goku vs Light: Light escreve o nome de Goku no Death Note; Goku morre; Light commora a vitória; Goku volta com aquela auréola ridícula na cabeça; Light: "WTH?!" O_O'

    ResponderExcluir
  5. Se eu conseguir importar o Jump Ultimate Stars japonês ele funciona no 3DS americano?

    ResponderExcluir
  6. Queria ver uma vesão deste jogo pro 3DS!!! Perfeito!

    ResponderExcluir
  7. muito bala, eu q sou um otaku sempre gostei desse animes e nunca pensei encontrar todos juntos um contra o outro, só pra constar a escrita é Kyuubi ñ Kiuuby

    ResponderExcluir
  8. sonho ver este jogo aqui ah e katekyo hitman reborn... e pra fechar katsura hoshino volta com o d.ray man por favoooooooooooooooooor ;)

    ResponderExcluir
  9. EU ADORO ESTE JOGO!!! *o*

    Eu ri muito do fato de Light poder lutar... Eu, antes de jogar este jogo, já sabia que ele era um lutador no jogo. Eu sempre imaginava ele com o Death Note anotando o nome dos seus oponentes... Mas espera... Isso não iria funcionar contra Renji né? Contra Ichigo talvez, pois ele é humano, mas talvez...

    Um Jump Ultimate Stars para o 3DS seria muito bom! Queria poder jogar com Ichigo transformado em Hollow por completo ou em estado Getsuga, entre outros :3

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo toque, Anderson, já corrigi. E agradeço os elogios de todos.

    ResponderExcluir
  11. achei 2 erros, o koma do luffy de 8 komas é de gear third. e não há 7 personagens jogaveis de one piece, há 6:

    Luffy
    Zoro
    sanji
    Robin
    Nami
    Franky


    flw

    ResponderExcluir
  12. Importei o meu, paguei apenas 50 reais, funciona no 3ds sim, tbém tive esse medo!
    Pra mim é o melhor jogo para DS, tenho ele a praticamente um ano e ainda me divirto, ainda tem missões para fazer, apesar de ser beeem complicado algumas vezes e me dar bastante dor de cabeça. rs

    ResponderExcluir
  13. @vinicius souza3

    Você tá bem desatualizado,cara!D.Gray-Man já voltou faz tempo!Tá no capítulo 208!

    Falando nisso,lembro que quando eu joguei esse eu ainda não conhecia DGM direito...mas lembro de jogar com o Luffy e receber generosas espadadas do Kanda e mãozadas do Allen...ai...Putz,eu era muito ruim nesse jogo XD

    ResponderExcluir
  14. eu sei mas tá parado faz um tempo

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google